“ROCINHA 77” VS “VIDA NOVA SEM FAVELA” Uma leitura ética da tradição dos “documentários de favela”
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/90 |
Resumo: | : Trata-se uma leitura axiográfica de dois documentários brasileiros de diferentes épocas, estilos e modos de produção. A Axiografia é uma disciplina proposta pelo teórico americano Bill Nichols, É uma comparação entre as escolhas estéticas, tais como o enquadramento, ou a narração, e suas implicações éticas. Analisaremos “Vida Nova na Favela” (1971), produção da Agência Nacional, escolhido como exemplo do filme institucional, associado a uma vertente clássica do documentário e um exemplo da ideologia “remocionista” em relação à favela, orientada a direita do espectro político de seu tempo. Em contraponto, teremos “Rocinha 77” (1977) de Sérgio Péo, exemplo de uma estética mais experimental, produção independente que assume uma ideologia totalmente contrária a remoção das favelas, orientada a esquerda, a favor da valorização estética urbanístico arquitetônica da favela. A questão principal é: que sistemas axiográficos estão contidos nesses dois filmes e como eles se contrapõem? |
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