O beijo ausente: reflexos do colonialismo e da luta pela independência no cinema de Bombaim da era colonial indiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles da Silva, Emília
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/189
Resumo: Este artigo procura entender as razões para o desaparecimento do beijo no cinema de Bombaim de meados dos anos 30 em diante. Filmes indianos do final dos anos 1920 e início dos anos 1930 tinham cenas de beijo, ao contrário de filmes posteriores. Argumento que a ausência do beijo aproximadamente entre o final dos anos 30 e o final dos anos 80 está relacionado a uma reação da elite indiana ao desprezo demonstrado pelos colonizadores em relação à cultura, aos costumes, aos princípios e sobretudo à moral dos indianos. Em reação, a elite indiana hindu fez um esforço considerável para “moralizar” a cultura e as pessoas, especialmente as mulheres, e reprimir castas mais baixas, em um processo que se intensificou quando a luta pela independência progrediu.
id SOCINE-1_dc7bde0ea6d06a7efef48803f7976cd6
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/189
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling O beijo ausente: reflexos do colonialismo e da luta pela independência no cinema de Bombaim da era colonial indianaNacionalismoCinemaÍndia.Este artigo procura entender as razões para o desaparecimento do beijo no cinema de Bombaim de meados dos anos 30 em diante. Filmes indianos do final dos anos 1920 e início dos anos 1930 tinham cenas de beijo, ao contrário de filmes posteriores. Argumento que a ausência do beijo aproximadamente entre o final dos anos 30 e o final dos anos 80 está relacionado a uma reação da elite indiana ao desprezo demonstrado pelos colonizadores em relação à cultura, aos costumes, aos princípios e sobretudo à moral dos indianos. Em reação, a elite indiana hindu fez um esforço considerável para “moralizar” a cultura e as pessoas, especialmente as mulheres, e reprimir castas mais baixas, em um processo que se intensificou quando a luta pela independência progrediu.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2016-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/18910.22475/rebeca.v4n1.189REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 4 No. 1 (2015): REBECA 7REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 4 Núm. 1 (2015): REBECA 7Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 4 n. 1 (2015): REBECA 72316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/189/221Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeles da Silva, Emília2016-08-04T14:47:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/189Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2016-08-04T14:47:39Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv O beijo ausente: reflexos do colonialismo e da luta pela independência no cinema de Bombaim da era colonial indiana
title O beijo ausente: reflexos do colonialismo e da luta pela independência no cinema de Bombaim da era colonial indiana
spellingShingle O beijo ausente: reflexos do colonialismo e da luta pela independência no cinema de Bombaim da era colonial indiana
Teles da Silva, Emília
Nacionalismo
Cinema
Índia.
title_short O beijo ausente: reflexos do colonialismo e da luta pela independência no cinema de Bombaim da era colonial indiana
title_full O beijo ausente: reflexos do colonialismo e da luta pela independência no cinema de Bombaim da era colonial indiana
title_fullStr O beijo ausente: reflexos do colonialismo e da luta pela independência no cinema de Bombaim da era colonial indiana
title_full_unstemmed O beijo ausente: reflexos do colonialismo e da luta pela independência no cinema de Bombaim da era colonial indiana
title_sort O beijo ausente: reflexos do colonialismo e da luta pela independência no cinema de Bombaim da era colonial indiana
author Teles da Silva, Emília
author_facet Teles da Silva, Emília
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles da Silva, Emília
dc.subject.por.fl_str_mv Nacionalismo
Cinema
Índia.
topic Nacionalismo
Cinema
Índia.
description Este artigo procura entender as razões para o desaparecimento do beijo no cinema de Bombaim de meados dos anos 30 em diante. Filmes indianos do final dos anos 1920 e início dos anos 1930 tinham cenas de beijo, ao contrário de filmes posteriores. Argumento que a ausência do beijo aproximadamente entre o final dos anos 30 e o final dos anos 80 está relacionado a uma reação da elite indiana ao desprezo demonstrado pelos colonizadores em relação à cultura, aos costumes, aos princípios e sobretudo à moral dos indianos. Em reação, a elite indiana hindu fez um esforço considerável para “moralizar” a cultura e as pessoas, especialmente as mulheres, e reprimir castas mais baixas, em um processo que se intensificou quando a luta pela independência progrediu.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares, temas livres
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/189
10.22475/rebeca.v4n1.189
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/189
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v4n1.189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/189/221
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 4 No. 1 (2015): REBECA 7
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 4 Núm. 1 (2015): REBECA 7
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 4 n. 1 (2015): REBECA 7
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1809730936311382016