Os “aulões” nos espaços de privação de liberdade como ato de esperança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Luciana Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Onofre, Elenice Maria Cammarosano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-secesp-p333-344
Resumo: Resumo O objetivo deste estudo é analisar a atividade de preparo e desenvolvimento de aulas baseadas em um tema gerador e que acontecem em espaços de privação de liberdade nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, estado de Mato Grosso. A questão que suleou o estudo é: Como se desenvolvem os “aulões” como prática social libertadora em espaços restritivos de liberdade? Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, de observação participante, que ocorreu em reuniões do Pró-Escolas Formação na Escola - MT. Os dados coletados foram registrados em Diários de Campo e analisados à luz da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados evidenciaram que os “aulões” se apresentam como possibilidade de educação libertadora mesmo em um espaço com normas rígidas e opressoras como a prisão.Palavras-chave: Processos Educativos. Educação de Jovens e Adultos. Espaços de Privação de Liberdade. The “aulões” in the spaces of deprivation of liberty as an act of hope Abstract The objective of this study is to analyze the preparation and development of classes based on a generating theme that take place in spaces of deprivation of liberty in the municipalities of Cuiabá and Várzea Grande, state of Mato Grosso. The question that guide the study is: How do the “aulões” develop as a liberating social practice in spaces that restrict freedom? This is a qualitative research, of participant observation, which took place in meetings of the Pro-Schools Training at School – MT. The data collected were recorded in Field Diaries and analyzed in light of the Content Analysis of Laurence Bardin. The results showed that the “aulões” present themselves as a possibility of liberating education even in a space with rigid and oppressive norms like prison.Keywords: Educative Processes. Youth and Adult Education. Spaces of Deprivation of Liberty. “Aulões” en los espacios de privación de libertad como acto de esperanza Resumen El propósito de este estudio es analizar la preparación y desarrollo de clases basadas en un tema generativo que se desarrollan en lugares de privación de libertad en los municipios de Cuiabá y Várzea Grande, estado de Mato Grosso. La pregunta que guio el estudio es: ¿Cómo se desarrollan los “aulões” como práctica social liberadora en espacios que restringen la libertad? Se trata de una investigación cualitativa, de observación participante, que se llevó a cabo en los encuentros de Formación Pro-Escuelas en la Escuela – MT. Los datos recopilados se registraron en Diarios de Campo y se analizaron a la luz del Análisis de Contenido de Laurence Bardin. Los resultados mostraron que los “aulões” son una posibilidad de educación liberadora incluso en un espacio con normas rígidas y opresivas como la prisión.Palabras clave: Procesos Educativos. Educación de Jóvenes y Adultos. Espacios de Privación de Libertad.
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Os dados coletados foram registrados em Diários de Campo e analisados à luz da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados evidenciaram que os “aulões” se apresentam como possibilidade de educação libertadora mesmo em um espaço com normas rígidas e opressoras como a prisão.Palavras-chave: Processos Educativos. Educação de Jovens e Adultos. Espaços de Privação de Liberdade. The “aulões” in the spaces of deprivation of liberty as an act of hope Abstract The objective of this study is to analyze the preparation and development of classes based on a generating theme that take place in spaces of deprivation of liberty in the municipalities of Cuiabá and Várzea Grande, state of Mato Grosso. The question that guide the study is: How do the “aulões” develop as a liberating social practice in spaces that restrict freedom? This is a qualitative research, of participant observation, which took place in meetings of the Pro-Schools Training at School – MT. 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