Reconhecer para enfrentar: práxis pedagógica antirracista na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Denise Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Campos Rodrigues, Paloma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p294-307
Resumo: ResumoEste artigo buscou compreender e caracterizar a práxis pedagógica antirracista nas aulas de educação física na perspectiva docente. Com abordagem metodológica qualitativa, o estudo envolveu pesquisa bibliográfica e de campo da qual participaram oito docentes do componente curricular educação física no ensino fundamental. A análise das narrativas das docentes revelou o comprometimento da educação antirracista com o enfrentamento ao currículo eurocêntrico e monocultural. A fruição de manifestações culturais de matrizes africanas e indígenas, atrelada ao diálogo e reflexão para desconstrução de estereótipos e preconceitos, perpassou a práxis pedagógica antirracista das docentes, a qual se mostrou comprometida com a democratização dos conhecimentos, com o engajamento da comunidade escolar e estímulo ao protagonismo dos/as educandos. Consideramos primordial o fomento à formação docente inicial e continuada para ampliação e efetivação da educação antirracista na escola.Palavras-chave: Antirracismo. Práxis Docente. Educação Física Escolar. Recognize to face: anti-racist pedagogical practice in school physical education AbstractThis article sought to understand and characterize the anti-racist pedagogical praxis in physical education classes from a teaching perspective. With a qualitative methodological approach, the study involved bibliographical and field research in which eight teachers of the physical education curriculum component in elementary school participated. The analysis of the teachers’ narratives revealed the commitment of anti-racist education to confront the eurocentric and monocultural curriculum. The fruition of cultural manifestations from african and indigenous matrices, coupled with dialogue and reflection to deconstruct stereotypes and prejudices, permeated the anti-racist pedagogical praxis of teachers, which proved to be committed to the democratization of knowledge, with the engagement of the school community and encouragement to the role of the students. We consider it essential to encourage initial and continuing teacher education to expand and implement anti-racist education in schools.Keywords: Anti-Racism. Teaching Praxis. School Physical Education. Reconocer a la cara: praxis pedagógica antirracista en la educación física escolar ResumenEste artículo buscó comprender y caracterizar la praxis pedagógica antirracista en las clases de educación física desde una perspectiva docente. Con un enfoque metodológico cualitativo, el estudio involucró una investigación bibliográfica y de campo en la que participaron ocho docentes del componente curricular de educación física en la escuela primaria. El análisis de las narrativas de los profesores reveló el compromiso de la educación antirracista para enfrentar el currículo eurocéntrico y monocultural. La fructificación de manifestaciones culturales desde matrices africanas e indígenas, sumadas al diálogo y la reflexión para deconstruir estereotipos y prejuicios, impregnaron la praxis pedagógica antirracista de los docentes, que se mostraron comprometidos con la democratización del conocimiento, con el compromiso de la comunidad escolar y estímulo al rol de los estudiantes. Consideramos fundamental fomentar la formación docente inicial y continua para ampliar e implementar la educación antirracista en las escuelas.Palabras clave: Antirracismo. Praxis Docente. Educación Física Escolar.
id SPQMH_27763965795435330723e03628d53a24
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/172
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Reconhecer para enfrentar: práxis pedagógica antirracista na educação física escolarRecognize to face: anti-racist pedagogical practice in school physical educationReconocer a la cara: praxis pedagógica antirracista en la educación física escolarAntirracismoPraxis DocenteEducación Física EscolarAntirracismoPráxis docenteEducação Física EscolarAnti-RacismTeaching PraxisSchool Physical EducationResumoEste artigo buscou compreender e caracterizar a práxis pedagógica antirracista nas aulas de educação física na perspectiva docente. Com abordagem metodológica qualitativa, o estudo envolveu pesquisa bibliográfica e de campo da qual participaram oito docentes do componente curricular educação física no ensino fundamental. A análise das narrativas das docentes revelou o comprometimento da educação antirracista com o enfrentamento ao currículo eurocêntrico e monocultural. A fruição de manifestações culturais de matrizes africanas e indígenas, atrelada ao diálogo e reflexão para desconstrução de estereótipos e preconceitos, perpassou a práxis pedagógica antirracista das docentes, a qual se mostrou comprometida com a democratização dos conhecimentos, com o engajamento da comunidade escolar e estímulo ao protagonismo dos/as educandos. Consideramos primordial o fomento à formação docente inicial e continuada para ampliação e efetivação da educação antirracista na escola.Palavras-chave: Antirracismo. Práxis Docente. Educação Física Escolar. Recognize to face: anti-racist pedagogical practice in school physical education AbstractThis article sought to understand and characterize the anti-racist pedagogical praxis in physical education classes from a teaching perspective. With a qualitative methodological approach, the study involved bibliographical and field research in which eight teachers of the physical education curriculum component in elementary school participated. The analysis of the teachers’ narratives revealed the commitment of anti-racist education to confront the eurocentric and monocultural curriculum. The fruition of cultural manifestations from african and indigenous matrices, coupled with dialogue and reflection to deconstruct stereotypes and prejudices, permeated the anti-racist pedagogical praxis of teachers, which proved to be committed to the democratization of knowledge, with the engagement of the school community and encouragement to the role of the students. We consider it essential to encourage initial and continuing teacher education to expand and implement anti-racist education in schools.Keywords: Anti-Racism. Teaching Praxis. School Physical Education. Reconocer a la cara: praxis pedagógica antirracista en la educación física escolar ResumenEste artículo buscó comprender y caracterizar la praxis pedagógica antirracista en las clases de educación física desde una perspectiva docente. Con un enfoque metodológico cualitativo, el estudio involucró una investigación bibliográfica y de campo en la que participaron ocho docentes del componente curricular de educación física en la escuela primaria. El análisis de las narrativas de los profesores reveló el compromiso de la educación antirracista para enfrentar el currículo eurocéntrico y monocultural. La fructificación de manifestaciones culturales desde matrices africanas e indígenas, sumadas al diálogo y la reflexión para deconstruir estereotipos y prejuicios, impregnaron la praxis pedagógica antirracista de los docentes, que se mostraron comprometidos con la democratización del conocimiento, con el compromiso de la comunidad escolar y estímulo al rol de los estudiantes. Consideramos fundamental fomentar la formación docente inicial y continua para ampliar e implementar la educación antirracista en las escuelas.Palabras clave: Antirracismo. Praxis Docente. Educación Física Escolar.ResumoEste artigo buscou compreender e caracterizar a práxis pedagógica antirracista nas aulas de educação física na perspectiva docente. Com abordagem metodológica qualitativa, o estudo envolveu pesquisa bibliográfica e de campo da qual participaram oito docentes do componente curricular educação física no ensino fundamental. A análise das narrativas das docentes revelou o comprometimento da educação antirracista com o enfrentamento ao currículo eurocêntrico e monocultural. A fruição de manifestações culturais de matrizes africanas e indígenas, atrelada ao diálogo e reflexão para desconstrução de estereótipos e preconceitos, perpassou a práxis pedagógica antirracista das docentes, a qual se mostrou comprometida com a democratização dos conhecimentos, com o engajamento da comunidade escolar e estímulo ao protagonismo dos/as educandos. Consideramos primordial o fomento à formação docente inicial e continuada para ampliação e efetivação da educação antirracista na escola.Palavras-chave: Antirracismo. Práxis Docente. Educação Física Escolar. Recognize to face: anti-racist pedagogical practice in school physical education AbstractThis article sought to understand and characterize the anti-racist pedagogical praxis in physical education classes from a teaching perspective. With a qualitative methodological approach, the study involved bibliographical and field research in which eight teachers of the physical education curriculum component in elementary school participated. The analysis of the teachers’ narratives revealed the commitment of anti-racist education to confront the eurocentric and monocultural curriculum. The fruition of cultural manifestations from african and indigenous matrices, coupled with dialogue and reflection to deconstruct stereotypes and prejudices, permeated the anti-racist pedagogical praxis of teachers, which proved to be committed to the democratization of knowledge, with the engagement of the school community and encouragement to the role of the students. We consider it essential to encourage initial and continuing teacher education to expand and implement anti-racist education in schools.Keywords: Anti-Racism. Teaching Praxis. School Physical Education. Reconocer a la cara: praxis pedagógica antirracista en la educación física escolar ResumenEste artículo buscó comprender y caracterizar la praxis pedagógica antirracista en las clases de educación física desde una perspectiva docente. Con un enfoque metodológico cualitativo, el estudio involucró una investigación bibliográfica y de campo en la que participaron ocho docentes del componente curricular de educación física en la escuela primaria. El análisis de las narrativas de los profesores reveló el compromiso de la educación antirracista para enfrentar el currículo eurocéntrico y monocultural. La fructificación de manifestaciones culturales desde matrices africanas e indígenas, sumadas al diálogo y la reflexión para deconstruir estereotipos y prejuicios, impregnaron la praxis pedagógica antirracista de los docentes, que se mostraron comprometidos con la democratización del conocimiento, con el compromiso de la comunidad escolar y estímulo al rol de los estudiantes. Consideramos fundamental fomentar la formación docente inicial y continua para ampliar e implementar la educación antirracista en las escuelas.Palabras clave: Antirracismo. Praxis Docente. Educación Física Escolar.ResumoEste artigo buscou compreender e caracterizar a práxis pedagógica antirracista nas aulas de educação física na perspectiva docente. Com abordagem metodológica qualitativa, o estudo envolveu pesquisa bibliográfica e de campo da qual participaram oito docentes do componente curricular educação física no ensino fundamental. A análise das narrativas das docentes revelou o comprometimento da educação antirracista com o enfrentamento ao currículo eurocêntrico e monocultural. A fruição de manifestações culturais de matrizes africanas e indígenas, atrelada ao diálogo e reflexão para desconstrução de estereótipos e preconceitos, perpassou a práxis pedagógica antirracista das docentes, a qual se mostrou comprometida com a democratização dos conhecimentos, com o engajamento da comunidade escolar e estímulo ao protagonismo dos/as educandos. Consideramos primordial o fomento à formação docente inicial e continuada para ampliação e efetivação da educação antirracista na escola.Palavras-chave: Antirracismo. Práxis Docente. Educação Física Escolar. Recognize to face: anti-racist pedagogical practice in school physical education AbstractThis article sought to understand and characterize the anti-racist pedagogical praxis in physical education classes from a teaching perspective. With a qualitative methodological approach, the study involved bibliographical and field research in which eight teachers of the physical education curriculum component in elementary school participated. The analysis of the teachers’ narratives revealed the commitment of anti-racist education to confront the eurocentric and monocultural curriculum. The fruition of cultural manifestations from african and indigenous matrices, coupled with dialogue and reflection to deconstruct stereotypes and prejudices, permeated the anti-racist pedagogical praxis of teachers, which proved to be committed to the democratization of knowledge, with the engagement of the school community and encouragement to the role of the students. We consider it essential to encourage initial and continuing teacher education to expand and implement anti-racist education in schools.Keywords: Anti-Racism. Teaching Praxis. School Physical Education. Reconocer a la cara: praxis pedagógica antirracista en la educación física escolar ResumenEste artículo buscó comprender y caracterizar la praxis pedagógica antirracista en las clases de educación física desde una perspectiva docente. Con un enfoque metodológico cualitativo, el estudio involucró una investigación bibliográfica y de campo en la que participaron ocho docentes del componente curricular de educación física en la escuela primaria. El análisis de las narrativas de los profesores reveló el compromiso de la educación antirracista para enfrentar el currículo eurocéntrico y monocultural. La fructificación de manifestaciones culturales desde matrices africanas e indígenas, sumadas al diálogo y la reflexión para deconstruir estereotipos y prejuicios, impregnaron la praxis pedagógica antirracista de los docentes, que se mostraron comprometidos con la democratización del conocimiento, con el compromiso de la comunidad escolar y estímulo al rol de los estudiantes. Consideramos fundamental fomentar la formación docente inicial y continua para ampliar e implementar la educación antirracista en las escuelas.Palabras clave: Antirracismo. Praxis Docente. Educación Física Escolar.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p294-30710.29181/2594-6463-2021-v5-n3-p294-307MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 5 n. 3 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 294-307Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 5 No. 3 (2021): Motricities: Journal SPQMH; 294-307Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 5 Núm. 3 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 294-3072594-646310.29181/2594-6463-2021-v5-n3reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p294-307/316http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p294-307/317Copyright (c) 2021 Denise Aparecida Corrêa, Paloma de Campos Rodrigueshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Denise Aparecidade Campos Rodrigues, Paloma2022-02-26T01:54:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/172Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T01:54:51Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Reconhecer para enfrentar: práxis pedagógica antirracista na educação física escolar
Recognize to face: anti-racist pedagogical practice in school physical education
Reconocer a la cara: praxis pedagógica antirracista en la educación física escolar
title Reconhecer para enfrentar: práxis pedagógica antirracista na educação física escolar
spellingShingle Reconhecer para enfrentar: práxis pedagógica antirracista na educação física escolar
Corrêa, Denise Aparecida
Antirracismo
Praxis Docente
Educación Física Escolar
Antirracismo
Práxis docente
Educação Física Escolar
Anti-Racism
Teaching Praxis
School Physical Education
title_short Reconhecer para enfrentar: práxis pedagógica antirracista na educação física escolar
title_full Reconhecer para enfrentar: práxis pedagógica antirracista na educação física escolar
title_fullStr Reconhecer para enfrentar: práxis pedagógica antirracista na educação física escolar
title_full_unstemmed Reconhecer para enfrentar: práxis pedagógica antirracista na educação física escolar
title_sort Reconhecer para enfrentar: práxis pedagógica antirracista na educação física escolar
author Corrêa, Denise Aparecida
author_facet Corrêa, Denise Aparecida
de Campos Rodrigues, Paloma
author_role author
author2 de Campos Rodrigues, Paloma
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Denise Aparecida
de Campos Rodrigues, Paloma
dc.subject.por.fl_str_mv Antirracismo
Praxis Docente
Educación Física Escolar
Antirracismo
Práxis docente
Educação Física Escolar
Anti-Racism
Teaching Praxis
School Physical Education
topic Antirracismo
Praxis Docente
Educación Física Escolar
Antirracismo
Práxis docente
Educação Física Escolar
Anti-Racism
Teaching Praxis
School Physical Education
description ResumoEste artigo buscou compreender e caracterizar a práxis pedagógica antirracista nas aulas de educação física na perspectiva docente. Com abordagem metodológica qualitativa, o estudo envolveu pesquisa bibliográfica e de campo da qual participaram oito docentes do componente curricular educação física no ensino fundamental. A análise das narrativas das docentes revelou o comprometimento da educação antirracista com o enfrentamento ao currículo eurocêntrico e monocultural. A fruição de manifestações culturais de matrizes africanas e indígenas, atrelada ao diálogo e reflexão para desconstrução de estereótipos e preconceitos, perpassou a práxis pedagógica antirracista das docentes, a qual se mostrou comprometida com a democratização dos conhecimentos, com o engajamento da comunidade escolar e estímulo ao protagonismo dos/as educandos. Consideramos primordial o fomento à formação docente inicial e continuada para ampliação e efetivação da educação antirracista na escola.Palavras-chave: Antirracismo. Práxis Docente. Educação Física Escolar. Recognize to face: anti-racist pedagogical practice in school physical education AbstractThis article sought to understand and characterize the anti-racist pedagogical praxis in physical education classes from a teaching perspective. With a qualitative methodological approach, the study involved bibliographical and field research in which eight teachers of the physical education curriculum component in elementary school participated. The analysis of the teachers’ narratives revealed the commitment of anti-racist education to confront the eurocentric and monocultural curriculum. The fruition of cultural manifestations from african and indigenous matrices, coupled with dialogue and reflection to deconstruct stereotypes and prejudices, permeated the anti-racist pedagogical praxis of teachers, which proved to be committed to the democratization of knowledge, with the engagement of the school community and encouragement to the role of the students. We consider it essential to encourage initial and continuing teacher education to expand and implement anti-racist education in schools.Keywords: Anti-Racism. Teaching Praxis. School Physical Education. Reconocer a la cara: praxis pedagógica antirracista en la educación física escolar ResumenEste artículo buscó comprender y caracterizar la praxis pedagógica antirracista en las clases de educación física desde una perspectiva docente. Con un enfoque metodológico cualitativo, el estudio involucró una investigación bibliográfica y de campo en la que participaron ocho docentes del componente curricular de educación física en la escuela primaria. El análisis de las narrativas de los profesores reveló el compromiso de la educación antirracista para enfrentar el currículo eurocéntrico y monocultural. La fructificación de manifestaciones culturales desde matrices africanas e indígenas, sumadas al diálogo y la reflexión para deconstruir estereotipos y prejuicios, impregnaron la praxis pedagógica antirracista de los docentes, que se mostraron comprometidos con la democratización del conocimiento, con el compromiso de la comunidad escolar y estímulo al rol de los estudiantes. Consideramos fundamental fomentar la formación docente inicial y continua para ampliar e implementar la educación antirracista en las escuelas.Palabras clave: Antirracismo. Praxis Docente. Educación Física Escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p294-307
10.29181/2594-6463-2021-v5-n3-p294-307
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p294-307
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2021-v5-n3-p294-307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p294-307/316
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p294-307/317
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Denise Aparecida Corrêa, Paloma de Campos Rodrigues
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Denise Aparecida Corrêa, Paloma de Campos Rodrigues
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 5 n. 3 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 294-307
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 5 No. 3 (2021): Motricities: Journal SPQMH; 294-307
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 5 Núm. 3 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 294-307
2594-6463
10.29181/2594-6463-2021-v5-n3
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858873547718656