Impactos do Exame Nacional do Ensino Médio e da noção de competências no trabalho docente

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Autor(a) principal: Piunti, Juliana Cristina Perlotti
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moraes Anunciato, Rosa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p341-354
Resumo: ResumoO artigo busca compreender os impactos do Exame Nacional do Ensino Médio e da noção de competências no trabalho docente, especialmente quanto aos efeitos que a política curricular e de avaliação externa gera em uma escola pública. Para isso, discute a gênese do ENEM articulado às políticas curriculares pautadas na pedagogia das competências no contexto das reformas voltadas ao ensino médio e da construção de políticas para ampliação de acesso ao ensino superior no Brasil. Destaca os possíveis efeitos desta política avaliativa no contexto da prática, buscando compreender como um grupo de docentes interpretam e resistem às reformas educacionais curriculares em seus contextos de atuação. Apresenta e discute a compreensão de docentes sobre o exame e a noção de competências, e aponta contradições como a diversificação de estratégias para preparação para o exame, e as desigualdades que o ensino médio revela. Aborda, por fim, em que sentido, diante de múltiplos ataques ao ensino público, a escola ainda resiste.Palavras-chave: ENEM. Competências. Trabalho Docente. Ensino Médio. Impacts of the High School Education National Exam and the notion of competences in teaching work AbstractThe paper aims to understand the impacts of the High School Education National Exam and the notion of competences in teaching work, especially regarding the effects that the curriculum and external assessment policy generate in a public school. For this, it discusses the genesis of High School Education National Exam articulated with curriculum policies based on the pedagogy of competences in the context of reforms in basic education and the construction of policies to expand access to higher education in Brazil. It highlights the possible effects of this evaluative policy in the context of practice, seeking to understand how a group of teachers interpret and resist curricular educational reforms in their contexts of action. It presents and discusses the understanding of teachers about High School Education National Exam and the notion of competences, also points out contradictions such as the diversification of objectives for preparing for the exam, and the inequalities that basic education reveals. Finally, it addresses in what sense, in the face of a setback to public education, the school still resists.Keywords: High School Education National Exam. Skills. Teaching Work. High School. Impactos del Examen Nacional de la Enseñanza Secundaria y de la noción de competencias en el trabajo docente ResumenEl artículo busca comprender los impactos del Examen Nacional de la Enseñanza Secundaria y de la noción de competencias en el trabajo docente, especialmente cuánto a los efectos que la política curricular y de evaluación externa genera en una escuela pública. Para eso, debate la génesis del ENEM articulado a las políticas curriculares orientadas a la pedagogía de las competencias en el contexto de las reformas basadas a la enseñanza secundaria y de la construcción de políticas para ampliación de acceso a la enseñanza secundaria en el Brasil. Destaca los posibles efectos de esta política evaluativa en el contexto de la práctica, buscando comprender como un grupo de docentes interpretan y resisten a las reformas educacionales curriculares en sus contextos de actuación. Presenta y debate la comprensión de docentes sobre el examen y la noción de competencias, y apunta contradicciones como la diversificación de estrategias para preparación para el examen, y las desigualdades que la enseñanza secundaria revela. Plantea, por fin, que sentido, delante de múltiplos ataques a la enseñanza pública, la escuela aún resiste.Palabras clave: ENEM. Competencias. Trabajo Docente. Enseñanza Secundaria.
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Destaca os possíveis efeitos desta política avaliativa no contexto da prática, buscando compreender como um grupo de docentes interpretam e resistem às reformas educacionais curriculares em seus contextos de atuação. Apresenta e discute a compreensão de docentes sobre o exame e a noção de competências, e aponta contradições como a diversificação de estratégias para preparação para o exame, e as desigualdades que o ensino médio revela. Aborda, por fim, em que sentido, diante de múltiplos ataques ao ensino público, a escola ainda resiste.Palavras-chave: ENEM. Competências. Trabalho Docente. Ensino Médio. Impacts of the High School Education National Exam and the notion of competences in teaching work AbstractThe paper aims to understand the impacts of the High School Education National Exam and the notion of competences in teaching work, especially regarding the effects that the curriculum and external assessment policy generate in a public school. For this, it discusses the genesis of High School Education National Exam articulated with curriculum policies based on the pedagogy of competences in the context of reforms in basic education and the construction of policies to expand access to higher education in Brazil. It highlights the possible effects of this evaluative policy in the context of practice, seeking to understand how a group of teachers interpret and resist curricular educational reforms in their contexts of action. It presents and discusses the understanding of teachers about High School Education National Exam and the notion of competences, also points out contradictions such as the diversification of objectives for preparing for the exam, and the inequalities that basic education reveals. Finally, it addresses in what sense, in the face of a setback to public education, the school still resists.Keywords: High School Education National Exam. Skills. Teaching Work. High School. Impactos del Examen Nacional de la Enseñanza Secundaria y de la noción de competencias en el trabajo docente ResumenEl artículo busca comprender los impactos del Examen Nacional de la Enseñanza Secundaria y de la noción de competencias en el trabajo docente, especialmente cuánto a los efectos que la política curricular y de evaluación externa genera en una escuela pública. Para eso, debate la génesis del ENEM articulado a las políticas curriculares orientadas a la pedagogía de las competencias en el contexto de las reformas basadas a la enseñanza secundaria y de la construcción de políticas para ampliación de acceso a la enseñanza secundaria en el Brasil. Destaca los posibles efectos de esta política evaluativa en el contexto de la práctica, buscando comprender como un grupo de docentes interpretan y resisten a las reformas educacionales curriculares en sus contextos de actuación. Presenta y debate la comprensión de docentes sobre el examen y la noción de competencias, y apunta contradicciones como la diversificación de estrategias para preparación para el examen, y las desigualdades que la enseñanza secundaria revela. Plantea, por fin, que sentido, delante de múltiplos ataques a la enseñanza pública, la escuela aún resiste.Palabras clave: ENEM. Competencias. Trabajo Docente. Enseñanza Secundaria.ResumoO artigo busca compreender os impactos do Exame Nacional do Ensino Médio e da noção de competências no trabalho docente, especialmente quanto aos efeitos que a política curricular e de avaliação externa gera em uma escola pública. Para isso, discute a gênese do ENEM articulado às políticas curriculares pautadas na pedagogia das competências no contexto das reformas voltadas ao ensino médio e da construção de políticas para ampliação de acesso ao ensino superior no Brasil. Destaca os possíveis efeitos desta política avaliativa no contexto da prática, buscando compreender como um grupo de docentes interpretam e resistem às reformas educacionais curriculares em seus contextos de atuação. Apresenta e discute a compreensão de docentes sobre o exame e a noção de competências, e aponta contradições como a diversificação de estratégias para preparação para o exame, e as desigualdades que o ensino médio revela. Aborda, por fim, em que sentido, diante de múltiplos ataques ao ensino público, a escola ainda resiste.Palavras-chave: ENEM. Competências. Trabalho Docente. Ensino Médio. Impacts of the High School Education National Exam and the notion of competences in teaching work AbstractThe paper aims to understand the impacts of the High School Education National Exam and the notion of competences in teaching work, especially regarding the effects that the curriculum and external assessment policy generate in a public school. For this, it discusses the genesis of High School Education National Exam articulated with curriculum policies based on the pedagogy of competences in the context of reforms in basic education and the construction of policies to expand access to higher education in Brazil. It highlights the possible effects of this evaluative policy in the context of practice, seeking to understand how a group of teachers interpret and resist curricular educational reforms in their contexts of action. It presents and discusses the understanding of teachers about High School Education National Exam and the notion of competences, also points out contradictions such as the diversification of objectives for preparing for the exam, and the inequalities that basic education reveals. Finally, it addresses in what sense, in the face of a setback to public education, the school still resists.Keywords: High School Education National Exam. Skills. Teaching Work. High School. Impactos del Examen Nacional de la Enseñanza Secundaria y de la noción de competencias en el trabajo docente ResumenEl artículo busca comprender los impactos del Examen Nacional de la Enseñanza Secundaria y de la noción de competencias en el trabajo docente, especialmente cuánto a los efectos que la política curricular y de evaluación externa genera en una escuela pública. Para eso, debate la génesis del ENEM articulado a las políticas curriculares orientadas a la pedagogía de las competencias en el contexto de las reformas basadas a la enseñanza secundaria y de la construcción de políticas para ampliación de acceso a la enseñanza secundaria en el Brasil. Destaca los posibles efectos de esta política evaluativa en el contexto de la práctica, buscando comprender como un grupo de docentes interpretan y resisten a las reformas educacionales curriculares en sus contextos de actuación. Presenta y debate la comprensión de docentes sobre el examen y la noción de competencias, y apunta contradicciones como la diversificación de estrategias para preparación para el examen, y las desigualdades que la enseñanza secundaria revela. Plantea, por fin, que sentido, delante de múltiplos ataques a la enseñanza pública, la escuela aún resiste.Palabras clave: ENEM. Competencias. Trabajo Docente. Enseñanza Secundaria.ResumoO artigo busca compreender os impactos do Exame Nacional do Ensino Médio e da noção de competências no trabalho docente, especialmente quanto aos efeitos que a política curricular e de avaliação externa gera em uma escola pública. Para isso, discute a gênese do ENEM articulado às políticas curriculares pautadas na pedagogia das competências no contexto das reformas voltadas ao ensino médio e da construção de políticas para ampliação de acesso ao ensino superior no Brasil. Destaca os possíveis efeitos desta política avaliativa no contexto da prática, buscando compreender como um grupo de docentes interpretam e resistem às reformas educacionais curriculares em seus contextos de atuação. Apresenta e discute a compreensão de docentes sobre o exame e a noção de competências, e aponta contradições como a diversificação de estratégias para preparação para o exame, e as desigualdades que o ensino médio revela. Aborda, por fim, em que sentido, diante de múltiplos ataques ao ensino público, a escola ainda resiste.Palavras-chave: ENEM. Competências. Trabalho Docente. Ensino Médio. Impacts of the High School Education National Exam and the notion of competences in teaching work AbstractThe paper aims to understand the impacts of the High School Education National Exam and the notion of competences in teaching work, especially regarding the effects that the curriculum and external assessment policy generate in a public school. For this, it discusses the genesis of High School Education National Exam articulated with curriculum policies based on the pedagogy of competences in the context of reforms in basic education and the construction of policies to expand access to higher education in Brazil. It highlights the possible effects of this evaluative policy in the context of practice, seeking to understand how a group of teachers interpret and resist curricular educational reforms in their contexts of action. It presents and discusses the understanding of teachers about High School Education National Exam and the notion of competences, also points out contradictions such as the diversification of objectives for preparing for the exam, and the inequalities that basic education reveals. Finally, it addresses in what sense, in the face of a setback to public education, the school still resists.Keywords: High School Education National Exam. Skills. Teaching Work. High School. Impactos del Examen Nacional de la Enseñanza Secundaria y de la noción de competencias en el trabajo docente ResumenEl artículo busca comprender los impactos del Examen Nacional de la Enseñanza Secundaria y de la noción de competencias en el trabajo docente, especialmente cuánto a los efectos que la política curricular y de evaluación externa genera en una escuela pública. Para eso, debate la génesis del ENEM articulado a las políticas curriculares orientadas a la pedagogía de las competencias en el contexto de las reformas basadas a la enseñanza secundaria y de la construcción de políticas para ampliación de acceso a la enseñanza secundaria en el Brasil. Destaca los posibles efectos de esta política evaluativa en el contexto de la práctica, buscando comprender como un grupo de docentes interpretan y resisten a las reformas educacionales curriculares en sus contextos de actuación. Presenta y debate la comprensión de docentes sobre el examen y la noción de competencias, y apunta contradicciones como la diversificación de estrategias para preparación para el examen, y las desigualdades que la enseñanza secundaria revela. Plantea, por fin, que sentido, delante de múltiplos ataques a la enseñanza pública, la escuela aún resiste.Palabras clave: ENEM. Competencias. Trabajo Docente. Enseñanza Secundaria.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n3-p341-35410.29181/2594-6463-2021-v5-n3-p341-354MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 5 n. 3 (2021): Motricidades: Rev. 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