Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167 |
Resumo: | Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino ResumoO objetivo desta pesquisa foi analisar uma unidade didática voltada para o ensino de tênis de campo nas aulas de Educação Física Escolar, utilizando o modelo de ensino Sport Education (SE). De natureza qualitativa e fundamentado na abordagem da pesquisa-ação, o estudo foi conduzido por meio do desenvolvimento de uma unidade didática para uma turma composta por 34 alunos do sexto ano de uma escola da rede pública estadual do interior do Estado de São Paulo, durante os meses de agosto e setembro de 2022. Todas as aulas da unidade didática foram devidamente registradas em diário de campo. Através da análise de categorias de codificação, os dados foram lidos, codificados e categorizados em duas grandes categorias, as quais foram subdivididas em quatro subcategorias: Ensino do tênis na escola: possibilidades pedagógicas; Ensino do tênis na escola: intervenções; Modelo Sport Education: características do modelo; Modelo Sport Education: limitações.Palavras-chave: Tênis de Campo. Sport Education. Educação Física Escolar. Field tennis and sport education: analysis of a teaching proposal AbstractThe objective of this research was to analyze a didactic unit focused on teaching tennis in School Physical Education, using the Sport Education (SE) teaching model. This qualitative research was based on the action-research approach, the study was conducted through the development of a didactic unit for a class composed of 34 students in the sixth year of a public school in the state of the State of São Paulo, during August and September 2022. All classes in the didactic unit were duly recorded in a field diary. Through the analysis of coding categories, the data were analyzed, coded and categorized into two large categories, which were subdivided into four subcategories: Teaching tennis at school: pedagogical possibilities; Teaching tennis at school: interventions; Sport Education Model: characteristics of the model; Sport Education Model: limitations.Keywords: Field Tennis. Sport Education. Physical Education School. Tenis de campo y sport education: análisis de una propuesta didáctica ResumenEl objetivo de esta investigación fue analizar una unidad didáctica enfocada a la enseñanza del tenis en Educación Física Escolar, utilizando el modelo de enseñanza Sport Education (SE). De naturaleza cualitativa y basado en el enfoque de investigación-acción, el estudio se llevó a cabo a través del desarrollo de un unidad didáctica para una clase compuesta por 34 estudiantes del sexto año de una escuela pública del estado de interior del Estado de São Paulo, durante los meses de agosto y septiembre de 2022. Todas las clases de la unidad didáctica fueron debidamente registradas en un diario de campo. A través del análisis de las categorías de codificación, la los datos fueron leídos, codificados y categorizados en dos grandes categorías, las cuales fueron subdivididas en cuatro subcategorías: Enseñanza del tenis en la escuela: posibilidades pedagógicas; Enseñanza del tenis en la escuela: intervenciones; Modelo Sport Education: características del modelo; Modelo Sport Education: limitaciones.Palabras clave: Tenis de Campo. Sport Education. Educación Física Escolar. |
id |
SPQMH_47ba5ac38f14de708df9dc5266d26369 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/220 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository_id_str |
|
spelling |
Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensinoField tennis and sport education: analysis of a teaching proposalTenis de campo y sport education: análisis de una propuesta didácticaField TennisSport EducationPhysical Education SchoolTenis de CampoSport EducationEducación Física EscolarTênis de CampoSport EducationEducação Física EscolarTênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino ResumoO objetivo desta pesquisa foi analisar uma unidade didática voltada para o ensino de tênis de campo nas aulas de Educação Física Escolar, utilizando o modelo de ensino Sport Education (SE). De natureza qualitativa e fundamentado na abordagem da pesquisa-ação, o estudo foi conduzido por meio do desenvolvimento de uma unidade didática para uma turma composta por 34 alunos do sexto ano de uma escola da rede pública estadual do interior do Estado de São Paulo, durante os meses de agosto e setembro de 2022. Todas as aulas da unidade didática foram devidamente registradas em diário de campo. Através da análise de categorias de codificação, os dados foram lidos, codificados e categorizados em duas grandes categorias, as quais foram subdivididas em quatro subcategorias: Ensino do tênis na escola: possibilidades pedagógicas; Ensino do tênis na escola: intervenções; Modelo Sport Education: características do modelo; Modelo Sport Education: limitações.Palavras-chave: Tênis de Campo. Sport Education. Educação Física Escolar. Field tennis and sport education: analysis of a teaching proposal AbstractThe objective of this research was to analyze a didactic unit focused on teaching tennis in School Physical Education, using the Sport Education (SE) teaching model. This qualitative research was based on the action-research approach, the study was conducted through the development of a didactic unit for a class composed of 34 students in the sixth year of a public school in the state of the State of São Paulo, during August and September 2022. All classes in the didactic unit were duly recorded in a field diary. Through the analysis of coding categories, the data were analyzed, coded and categorized into two large categories, which were subdivided into four subcategories: Teaching tennis at school: pedagogical possibilities; Teaching tennis at school: interventions; Sport Education Model: characteristics of the model; Sport Education Model: limitations.Keywords: Field Tennis. Sport Education. Physical Education School. Tenis de campo y sport education: análisis de una propuesta didáctica ResumenEl objetivo de esta investigación fue analizar una unidad didáctica enfocada a la enseñanza del tenis en Educación Física Escolar, utilizando el modelo de enseñanza Sport Education (SE). De naturaleza cualitativa y basado en el enfoque de investigación-acción, el estudio se llevó a cabo a través del desarrollo de un unidad didáctica para una clase compuesta por 34 estudiantes del sexto año de una escuela pública del estado de interior del Estado de São Paulo, durante los meses de agosto y septiembre de 2022. Todas las clases de la unidad didáctica fueron debidamente registradas en un diario de campo. A través del análisis de las categorías de codificación, la los datos fueron leídos, codificados y categorizados en dos grandes categorías, las cuales fueron subdivididas en cuatro subcategorías: Enseñanza del tenis en la escuela: posibilidades pedagógicas; Enseñanza del tenis en la escuela: intervenciones; Modelo Sport Education: características del modelo; Modelo Sport Education: limitaciones.Palabras clave: Tenis de Campo. Sport Education. Educación Física Escolar.Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino ResumoO objetivo desta pesquisa foi analisar uma unidade didática voltada para o ensino de tênis de campo nas aulas de Educação Física Escolar, utilizando o modelo de ensino Sport Education (SE). De natureza qualitativa e fundamentado na abordagem da pesquisa-ação, o estudo foi conduzido por meio do desenvolvimento de uma unidade didática para uma turma composta por 34 alunos do sexto ano de uma escola da rede pública estadual do interior do Estado de São Paulo, durante os meses de agosto e setembro de 2022. Todas as aulas da unidade didática foram devidamente registradas em diário de campo. Através da análise de categorias de codificação, os dados foram lidos, codificados e categorizados em duas grandes categorias, as quais foram subdivididas em quatro subcategorias: Ensino do tênis na escola: possibilidades pedagógicas; Ensino do tênis na escola: intervenções; Modelo Sport Education: características do modelo; Modelo Sport Education: limitações.Palavras-chave: Tênis de Campo. Sport Education. Educação Física Escolar. Field tennis and sport education: analysis of a teaching proposal AbstractThe objective of this research was to analyze a didactic unit focused on teaching tennis in School Physical Education, using the Sport Education (SE) teaching model. This qualitative research was based on the action-research approach, the study was conducted through the development of a didactic unit for a class composed of 34 students in the sixth year of a public school in the state of the State of São Paulo, during August and September 2022. All classes in the didactic unit were duly recorded in a field diary. Through the analysis of coding categories, the data were analyzed, coded and categorized into two large categories, which were subdivided into four subcategories: Teaching tennis at school: pedagogical possibilities; Teaching tennis at school: interventions; Sport Education Model: characteristics of the model; Sport Education Model: limitations.Keywords: Field Tennis. Sport Education. Physical Education School. Tenis de campo y sport education: análisis de una propuesta didáctica ResumenEl objetivo de esta investigación fue analizar una unidad didáctica enfocada a la enseñanza del tenis en Educación Física Escolar, utilizando el modelo de enseñanza Sport Education (SE). De naturaleza cualitativa y basado en el enfoque de investigación-acción, el estudio se llevó a cabo a través del desarrollo de un unidad didáctica para una clase compuesta por 34 estudiantes del sexto año de una escuela pública del estado de interior del Estado de São Paulo, durante los meses de agosto y septiembre de 2022. Todas las clases de la unidad didáctica fueron debidamente registradas en un diario de campo. A través del análisis de las categorías de codificación, la los datos fueron leídos, codificados y categorizados en dos grandes categorías, las cuales fueron subdivididas en cuatro subcategorías: Enseñanza del tenis en la escuela: posibilidades pedagógicas; Enseñanza del tenis en la escuela: intervenciones; Modelo Sport Education: características del modelo; Modelo Sport Education: limitaciones.Palabras clave: Tenis de Campo. Sport Education. Educación Física Escolar.Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino ResumoO objetivo desta pesquisa foi analisar uma unidade didática voltada para o ensino de tênis de campo nas aulas de Educação Física Escolar, utilizando o modelo de ensino Sport Education (SE). De natureza qualitativa e fundamentado na abordagem da pesquisa-ação, o estudo foi conduzido por meio do desenvolvimento de uma unidade didática para uma turma composta por 34 alunos do sexto ano de uma escola da rede pública estadual do interior do Estado de São Paulo, durante os meses de agosto e setembro de 2022. Todas as aulas da unidade didática foram devidamente registradas em diário de campo. Através da análise de categorias de codificação, os dados foram lidos, codificados e categorizados em duas grandes categorias, as quais foram subdivididas em quatro subcategorias: Ensino do tênis na escola: possibilidades pedagógicas; Ensino do tênis na escola: intervenções; Modelo Sport Education: características do modelo; Modelo Sport Education: limitações.Palavras-chave: Tênis de Campo. Sport Education. Educação Física Escolar. Field tennis and sport education: analysis of a teaching proposal AbstractThe objective of this research was to analyze a didactic unit focused on teaching tennis in School Physical Education, using the Sport Education (SE) teaching model. This qualitative research was based on the action-research approach, the study was conducted through the development of a didactic unit for a class composed of 34 students in the sixth year of a public school in the state of the State of São Paulo, during August and September 2022. All classes in the didactic unit were duly recorded in a field diary. Through the analysis of coding categories, the data were analyzed, coded and categorized into two large categories, which were subdivided into four subcategories: Teaching tennis at school: pedagogical possibilities; Teaching tennis at school: interventions; Sport Education Model: characteristics of the model; Sport Education Model: limitations.Keywords: Field Tennis. Sport Education. Physical Education School. Tenis de campo y sport education: análisis de una propuesta didáctica ResumenEl objetivo de esta investigación fue analizar una unidad didáctica enfocada a la enseñanza del tenis en Educación Física Escolar, utilizando el modelo de enseñanza Sport Education (SE). De naturaleza cualitativa y basado en el enfoque de investigación-acción, el estudio se llevó a cabo a través del desarrollo de un unidad didáctica para una clase compuesta por 34 estudiantes del sexto año de una escuela pública del estado de interior del Estado de São Paulo, durante los meses de agosto y septiembre de 2022. Todas las clases de la unidad didáctica fueron debidamente registradas en un diario de campo. A través del análisis de las categorías de codificación, la los datos fueron leídos, codificados y categorizados en dos grandes categorías, las cuales fueron subdivididas en cuatro subcategorías: Enseñanza del tenis en la escuela: posibilidades pedagógicas; Enseñanza del tenis en la escuela: intervenciones; Modelo Sport Education: características del modelo; Modelo Sport Education: limitaciones.Palabras clave: Tenis de Campo. Sport Education. Educación Física Escolar.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-16710.29181/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 155-167Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 2 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 155-167Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 155-1672594-646310.29181/2594-6463-2023-v7-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167/424http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167/425Copyright (c) 2023 Leandro Mendes Rodrigues, Fernanda Moreto Impolcettohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Leandro MendesImpolcetto, Fernanda Moreto2023-08-31T15:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/220Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2023-08-31T15:14:32Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino Field tennis and sport education: analysis of a teaching proposal Tenis de campo y sport education: análisis de una propuesta didáctica |
title |
Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino |
spellingShingle |
Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino Rodrigues, Leandro Mendes Field Tennis Sport Education Physical Education School Tenis de Campo Sport Education Educación Física Escolar Tênis de Campo Sport Education Educação Física Escolar |
title_short |
Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino |
title_full |
Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino |
title_fullStr |
Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino |
title_full_unstemmed |
Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino |
title_sort |
Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino |
author |
Rodrigues, Leandro Mendes |
author_facet |
Rodrigues, Leandro Mendes Impolcetto, Fernanda Moreto |
author_role |
author |
author2 |
Impolcetto, Fernanda Moreto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Leandro Mendes Impolcetto, Fernanda Moreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Field Tennis Sport Education Physical Education School Tenis de Campo Sport Education Educación Física Escolar Tênis de Campo Sport Education Educação Física Escolar |
topic |
Field Tennis Sport Education Physical Education School Tenis de Campo Sport Education Educación Física Escolar Tênis de Campo Sport Education Educação Física Escolar |
description |
Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino ResumoO objetivo desta pesquisa foi analisar uma unidade didática voltada para o ensino de tênis de campo nas aulas de Educação Física Escolar, utilizando o modelo de ensino Sport Education (SE). De natureza qualitativa e fundamentado na abordagem da pesquisa-ação, o estudo foi conduzido por meio do desenvolvimento de uma unidade didática para uma turma composta por 34 alunos do sexto ano de uma escola da rede pública estadual do interior do Estado de São Paulo, durante os meses de agosto e setembro de 2022. Todas as aulas da unidade didática foram devidamente registradas em diário de campo. Através da análise de categorias de codificação, os dados foram lidos, codificados e categorizados em duas grandes categorias, as quais foram subdivididas em quatro subcategorias: Ensino do tênis na escola: possibilidades pedagógicas; Ensino do tênis na escola: intervenções; Modelo Sport Education: características do modelo; Modelo Sport Education: limitações.Palavras-chave: Tênis de Campo. Sport Education. Educação Física Escolar. Field tennis and sport education: analysis of a teaching proposal AbstractThe objective of this research was to analyze a didactic unit focused on teaching tennis in School Physical Education, using the Sport Education (SE) teaching model. This qualitative research was based on the action-research approach, the study was conducted through the development of a didactic unit for a class composed of 34 students in the sixth year of a public school in the state of the State of São Paulo, during August and September 2022. All classes in the didactic unit were duly recorded in a field diary. Through the analysis of coding categories, the data were analyzed, coded and categorized into two large categories, which were subdivided into four subcategories: Teaching tennis at school: pedagogical possibilities; Teaching tennis at school: interventions; Sport Education Model: characteristics of the model; Sport Education Model: limitations.Keywords: Field Tennis. Sport Education. Physical Education School. Tenis de campo y sport education: análisis de una propuesta didáctica ResumenEl objetivo de esta investigación fue analizar una unidad didáctica enfocada a la enseñanza del tenis en Educación Física Escolar, utilizando el modelo de enseñanza Sport Education (SE). De naturaleza cualitativa y basado en el enfoque de investigación-acción, el estudio se llevó a cabo a través del desarrollo de un unidad didáctica para una clase compuesta por 34 estudiantes del sexto año de una escuela pública del estado de interior del Estado de São Paulo, durante los meses de agosto y septiembre de 2022. Todas las clases de la unidad didáctica fueron debidamente registradas en un diario de campo. A través del análisis de las categorías de codificación, la los datos fueron leídos, codificados y categorizados en dos grandes categorías, las cuales fueron subdivididas en cuatro subcategorías: Enseñanza del tenis en la escuela: posibilidades pedagógicas; Enseñanza del tenis en la escuela: intervenciones; Modelo Sport Education: características del modelo; Modelo Sport Education: limitaciones.Palabras clave: Tenis de Campo. Sport Education. Educación Física Escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167 10.29181/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167/424 http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167/425 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Leandro Mendes Rodrigues, Fernanda Moreto Impolcetto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Leandro Mendes Rodrigues, Fernanda Moreto Impolcetto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 155-167 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 2 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 155-167 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 155-167 2594-6463 10.29181/2594-6463-2023-v7-n2 reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
collection |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1808858873737510912 |