Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Leandro Mendes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Impolcetto, Fernanda Moreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167
Resumo: Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino ResumoO objetivo desta pesquisa foi analisar uma unidade didática voltada para o ensino de tênis de campo nas aulas de Educação Física Escolar, utilizando o modelo de ensino Sport Education (SE). De natureza qualitativa e fundamentado na abordagem da pesquisa-ação, o estudo foi conduzido por meio do desenvolvimento de uma unidade didática para uma turma composta por 34 alunos do sexto ano de uma escola da rede pública estadual do interior do Estado de São Paulo, durante os meses de agosto e setembro de 2022. Todas as aulas da unidade didática foram devidamente registradas em diário de campo. Através da análise de categorias de codificação, os dados foram lidos, codificados e categorizados em duas grandes categorias, as quais foram subdivididas em quatro subcategorias: Ensino do tênis na escola: possibilidades pedagógicas; Ensino do tênis na escola: intervenções; Modelo Sport Education: características do modelo; Modelo Sport Education: limitações.Palavras-chave: Tênis de Campo. Sport Education. Educação Física Escolar. Field tennis and sport education: analysis of a teaching proposal AbstractThe objective of this research was to analyze a didactic unit focused on teaching tennis in School Physical Education, using the Sport Education (SE) teaching model. This qualitative research was based on the action-research approach, the study was conducted through the development of a didactic unit for a class composed of 34 students in the sixth year of a public school in the state of the State of São Paulo, during August and September 2022. All classes in the didactic unit were duly recorded in a field diary. Through the analysis of coding categories, the data were analyzed, coded and categorized into two large categories, which were subdivided into four subcategories: Teaching tennis at school: pedagogical possibilities; Teaching tennis at school: interventions; Sport Education Model: characteristics of the model; Sport Education Model: limitations.Keywords: Field Tennis. Sport Education. Physical Education School. Tenis de campo y sport education: análisis de una propuesta didáctica ResumenEl objetivo de esta investigación fue analizar una unidad didáctica enfocada a la enseñanza del tenis en Educación Física Escolar, utilizando el modelo de enseñanza Sport Education (SE). De naturaleza cualitativa y basado en el enfoque de investigación-acción, el estudio se llevó a cabo a través del desarrollo de un unidad didáctica para una clase compuesta por 34 estudiantes del sexto año de una escuela pública del estado de interior del Estado de São Paulo, durante los meses de agosto y septiembre de 2022. Todas las clases de la unidad didáctica fueron debidamente registradas en un diario de campo. A través del análisis de las categorías de codificación, la los datos fueron leídos, codificados y categorizados en dos grandes categorías, las cuales fueron subdivididas en cuatro subcategorías: Enseñanza del tenis en la escuela: posibilidades pedagógicas; Enseñanza del tenis en la escuela: intervenciones; Modelo Sport Education: características del modelo; Modelo Sport Education: limitaciones.Palabras clave: Tenis de Campo. Sport Education. Educación Física Escolar.
id SPQMH_47ba5ac38f14de708df9dc5266d26369
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/220
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensinoField tennis and sport education: analysis of a teaching proposalTenis de campo y sport education: análisis de una propuesta didácticaField TennisSport EducationPhysical Education SchoolTenis de CampoSport EducationEducación Física EscolarTênis de CampoSport EducationEducação Física EscolarTênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino ResumoO objetivo desta pesquisa foi analisar uma unidade didática voltada para o ensino de tênis de campo nas aulas de Educação Física Escolar, utilizando o modelo de ensino Sport Education (SE). De natureza qualitativa e fundamentado na abordagem da pesquisa-ação, o estudo foi conduzido por meio do desenvolvimento de uma unidade didática para uma turma composta por 34 alunos do sexto ano de uma escola da rede pública estadual do interior do Estado de São Paulo, durante os meses de agosto e setembro de 2022. Todas as aulas da unidade didática foram devidamente registradas em diário de campo. Através da análise de categorias de codificação, os dados foram lidos, codificados e categorizados em duas grandes categorias, as quais foram subdivididas em quatro subcategorias: Ensino do tênis na escola: possibilidades pedagógicas; Ensino do tênis na escola: intervenções; Modelo Sport Education: características do modelo; Modelo Sport Education: limitações.Palavras-chave: Tênis de Campo. Sport Education. Educação Física Escolar. Field tennis and sport education: analysis of a teaching proposal AbstractThe objective of this research was to analyze a didactic unit focused on teaching tennis in School Physical Education, using the Sport Education (SE) teaching model. This qualitative research was based on the action-research approach, the study was conducted through the development of a didactic unit for a class composed of 34 students in the sixth year of a public school in the state of the State of São Paulo, during August and September 2022. All classes in the didactic unit were duly recorded in a field diary. Through the analysis of coding categories, the data were analyzed, coded and categorized into two large categories, which were subdivided into four subcategories: Teaching tennis at school: pedagogical possibilities; Teaching tennis at school: interventions; Sport Education Model: characteristics of the model; Sport Education Model: limitations.Keywords: Field Tennis. Sport Education. Physical Education School. Tenis de campo y sport education: análisis de una propuesta didáctica ResumenEl objetivo de esta investigación fue analizar una unidad didáctica enfocada a la enseñanza del tenis en Educación Física Escolar, utilizando el modelo de enseñanza Sport Education (SE). De naturaleza cualitativa y basado en el enfoque de investigación-acción, el estudio se llevó a cabo a través del desarrollo de un unidad didáctica para una clase compuesta por 34 estudiantes del sexto año de una escuela pública del estado de interior del Estado de São Paulo, durante los meses de agosto y septiembre de 2022. Todas las clases de la unidad didáctica fueron debidamente registradas en un diario de campo. A través del análisis de las categorías de codificación, la los datos fueron leídos, codificados y categorizados en dos grandes categorías, las cuales fueron subdivididas en cuatro subcategorías: Enseñanza del tenis en la escuela: posibilidades pedagógicas; Enseñanza del tenis en la escuela: intervenciones; Modelo Sport Education: características del modelo; Modelo Sport Education: limitaciones.Palabras clave: Tenis de Campo. Sport Education. Educación Física Escolar.Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino ResumoO objetivo desta pesquisa foi analisar uma unidade didática voltada para o ensino de tênis de campo nas aulas de Educação Física Escolar, utilizando o modelo de ensino Sport Education (SE). De natureza qualitativa e fundamentado na abordagem da pesquisa-ação, o estudo foi conduzido por meio do desenvolvimento de uma unidade didática para uma turma composta por 34 alunos do sexto ano de uma escola da rede pública estadual do interior do Estado de São Paulo, durante os meses de agosto e setembro de 2022. Todas as aulas da unidade didática foram devidamente registradas em diário de campo. Através da análise de categorias de codificação, os dados foram lidos, codificados e categorizados em duas grandes categorias, as quais foram subdivididas em quatro subcategorias: Ensino do tênis na escola: possibilidades pedagógicas; Ensino do tênis na escola: intervenções; Modelo Sport Education: características do modelo; Modelo Sport Education: limitações.Palavras-chave: Tênis de Campo. Sport Education. Educação Física Escolar. Field tennis and sport education: analysis of a teaching proposal AbstractThe objective of this research was to analyze a didactic unit focused on teaching tennis in School Physical Education, using the Sport Education (SE) teaching model. This qualitative research was based on the action-research approach, the study was conducted through the development of a didactic unit for a class composed of 34 students in the sixth year of a public school in the state of the State of São Paulo, during August and September 2022. All classes in the didactic unit were duly recorded in a field diary. Through the analysis of coding categories, the data were analyzed, coded and categorized into two large categories, which were subdivided into four subcategories: Teaching tennis at school: pedagogical possibilities; Teaching tennis at school: interventions; Sport Education Model: characteristics of the model; Sport Education Model: limitations.Keywords: Field Tennis. Sport Education. Physical Education School. Tenis de campo y sport education: análisis de una propuesta didáctica ResumenEl objetivo de esta investigación fue analizar una unidad didáctica enfocada a la enseñanza del tenis en Educación Física Escolar, utilizando el modelo de enseñanza Sport Education (SE). De naturaleza cualitativa y basado en el enfoque de investigación-acción, el estudio se llevó a cabo a través del desarrollo de un unidad didáctica para una clase compuesta por 34 estudiantes del sexto año de una escuela pública del estado de interior del Estado de São Paulo, durante los meses de agosto y septiembre de 2022. Todas las clases de la unidad didáctica fueron debidamente registradas en un diario de campo. A través del análisis de las categorías de codificación, la los datos fueron leídos, codificados y categorizados en dos grandes categorías, las cuales fueron subdivididas en cuatro subcategorías: Enseñanza del tenis en la escuela: posibilidades pedagógicas; Enseñanza del tenis en la escuela: intervenciones; Modelo Sport Education: características del modelo; Modelo Sport Education: limitaciones.Palabras clave: Tenis de Campo. Sport Education. Educación Física Escolar.Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino ResumoO objetivo desta pesquisa foi analisar uma unidade didática voltada para o ensino de tênis de campo nas aulas de Educação Física Escolar, utilizando o modelo de ensino Sport Education (SE). De natureza qualitativa e fundamentado na abordagem da pesquisa-ação, o estudo foi conduzido por meio do desenvolvimento de uma unidade didática para uma turma composta por 34 alunos do sexto ano de uma escola da rede pública estadual do interior do Estado de São Paulo, durante os meses de agosto e setembro de 2022. Todas as aulas da unidade didática foram devidamente registradas em diário de campo. Através da análise de categorias de codificação, os dados foram lidos, codificados e categorizados em duas grandes categorias, as quais foram subdivididas em quatro subcategorias: Ensino do tênis na escola: possibilidades pedagógicas; Ensino do tênis na escola: intervenções; Modelo Sport Education: características do modelo; Modelo Sport Education: limitações.Palavras-chave: Tênis de Campo. Sport Education. Educação Física Escolar. Field tennis and sport education: analysis of a teaching proposal AbstractThe objective of this research was to analyze a didactic unit focused on teaching tennis in School Physical Education, using the Sport Education (SE) teaching model. This qualitative research was based on the action-research approach, the study was conducted through the development of a didactic unit for a class composed of 34 students in the sixth year of a public school in the state of the State of São Paulo, during August and September 2022. All classes in the didactic unit were duly recorded in a field diary. Through the analysis of coding categories, the data were analyzed, coded and categorized into two large categories, which were subdivided into four subcategories: Teaching tennis at school: pedagogical possibilities; Teaching tennis at school: interventions; Sport Education Model: characteristics of the model; Sport Education Model: limitations.Keywords: Field Tennis. Sport Education. Physical Education School. Tenis de campo y sport education: análisis de una propuesta didáctica ResumenEl objetivo de esta investigación fue analizar una unidad didáctica enfocada a la enseñanza del tenis en Educación Física Escolar, utilizando el modelo de enseñanza Sport Education (SE). De naturaleza cualitativa y basado en el enfoque de investigación-acción, el estudio se llevó a cabo a través del desarrollo de un unidad didáctica para una clase compuesta por 34 estudiantes del sexto año de una escuela pública del estado de interior del Estado de São Paulo, durante los meses de agosto y septiembre de 2022. Todas las clases de la unidad didáctica fueron debidamente registradas en un diario de campo. A través del análisis de las categorías de codificación, la los datos fueron leídos, codificados y categorizados en dos grandes categorías, las cuales fueron subdivididas en cuatro subcategorías: Enseñanza del tenis en la escuela: posibilidades pedagógicas; Enseñanza del tenis en la escuela: intervenciones; Modelo Sport Education: características del modelo; Modelo Sport Education: limitaciones.Palabras clave: Tenis de Campo. Sport Education. Educación Física Escolar.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-16710.29181/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 155-167Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 2 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 155-167Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 155-1672594-646310.29181/2594-6463-2023-v7-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167/424http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167/425Copyright (c) 2023 Leandro Mendes Rodrigues, Fernanda Moreto Impolcettohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Leandro MendesImpolcetto, Fernanda Moreto2023-08-31T15:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/220Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2023-08-31T15:14:32Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino
Field tennis and sport education: analysis of a teaching proposal
Tenis de campo y sport education: análisis de una propuesta didáctica
title Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino
spellingShingle Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino
Rodrigues, Leandro Mendes
Field Tennis
Sport Education
Physical Education School
Tenis de Campo
Sport Education
Educación Física Escolar
Tênis de Campo
Sport Education
Educação Física Escolar
title_short Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino
title_full Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino
title_fullStr Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino
title_full_unstemmed Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino
title_sort Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino
author Rodrigues, Leandro Mendes
author_facet Rodrigues, Leandro Mendes
Impolcetto, Fernanda Moreto
author_role author
author2 Impolcetto, Fernanda Moreto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Leandro Mendes
Impolcetto, Fernanda Moreto
dc.subject.por.fl_str_mv Field Tennis
Sport Education
Physical Education School
Tenis de Campo
Sport Education
Educación Física Escolar
Tênis de Campo
Sport Education
Educação Física Escolar
topic Field Tennis
Sport Education
Physical Education School
Tenis de Campo
Sport Education
Educación Física Escolar
Tênis de Campo
Sport Education
Educação Física Escolar
description Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino ResumoO objetivo desta pesquisa foi analisar uma unidade didática voltada para o ensino de tênis de campo nas aulas de Educação Física Escolar, utilizando o modelo de ensino Sport Education (SE). De natureza qualitativa e fundamentado na abordagem da pesquisa-ação, o estudo foi conduzido por meio do desenvolvimento de uma unidade didática para uma turma composta por 34 alunos do sexto ano de uma escola da rede pública estadual do interior do Estado de São Paulo, durante os meses de agosto e setembro de 2022. Todas as aulas da unidade didática foram devidamente registradas em diário de campo. Através da análise de categorias de codificação, os dados foram lidos, codificados e categorizados em duas grandes categorias, as quais foram subdivididas em quatro subcategorias: Ensino do tênis na escola: possibilidades pedagógicas; Ensino do tênis na escola: intervenções; Modelo Sport Education: características do modelo; Modelo Sport Education: limitações.Palavras-chave: Tênis de Campo. Sport Education. Educação Física Escolar. Field tennis and sport education: analysis of a teaching proposal AbstractThe objective of this research was to analyze a didactic unit focused on teaching tennis in School Physical Education, using the Sport Education (SE) teaching model. This qualitative research was based on the action-research approach, the study was conducted through the development of a didactic unit for a class composed of 34 students in the sixth year of a public school in the state of the State of São Paulo, during August and September 2022. All classes in the didactic unit were duly recorded in a field diary. Through the analysis of coding categories, the data were analyzed, coded and categorized into two large categories, which were subdivided into four subcategories: Teaching tennis at school: pedagogical possibilities; Teaching tennis at school: interventions; Sport Education Model: characteristics of the model; Sport Education Model: limitations.Keywords: Field Tennis. Sport Education. Physical Education School. Tenis de campo y sport education: análisis de una propuesta didáctica ResumenEl objetivo de esta investigación fue analizar una unidad didáctica enfocada a la enseñanza del tenis en Educación Física Escolar, utilizando el modelo de enseñanza Sport Education (SE). De naturaleza cualitativa y basado en el enfoque de investigación-acción, el estudio se llevó a cabo a través del desarrollo de un unidad didáctica para una clase compuesta por 34 estudiantes del sexto año de una escuela pública del estado de interior del Estado de São Paulo, durante los meses de agosto y septiembre de 2022. Todas las clases de la unidad didáctica fueron debidamente registradas en un diario de campo. A través del análisis de las categorías de codificación, la los datos fueron leídos, codificados y categorizados en dos grandes categorías, las cuales fueron subdivididas en cuatro subcategorías: Enseñanza del tenis en la escuela: posibilidades pedagógicas; Enseñanza del tenis en la escuela: intervenciones; Modelo Sport Education: características del modelo; Modelo Sport Education: limitaciones.Palabras clave: Tenis de Campo. Sport Education. Educación Física Escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167
10.29181/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167/424
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p155-167/425
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Leandro Mendes Rodrigues, Fernanda Moreto Impolcetto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Leandro Mendes Rodrigues, Fernanda Moreto Impolcetto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 155-167
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 2 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 155-167
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 155-167
2594-6463
10.29181/2594-6463-2023-v7-n2
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858873737510912