Popular environmental education: contributions in social practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Tiago Zanquêta de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70
Resumo: Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão em torno da educação ambiental popular, a partir de uma perspectiva histórica e crítica, como uma corrente teórica que pode orientar diferentes práticas sociais, escolares ou não, à elaboração de uma práxis educativa que prime pela libertação de mulheres e homens, pela construção de sua emancipação e, acima de tudo, pela transformação da realidade injusta, opressora e excludente tão presente na cotidianidade do povo latino-americano. Para isso, parto de um breve estudo em torno da origem da educação ambiental popular, a fim de evidenciar as convergências históricas entre a educação ambiental e a educação popular, para em seguida, refletir em torno da macrotendência da educação ambiental crítica.Palavras-chave: Prática Social. Educação Ambiental Crítica. Educação Popular. Popular environmental education: contributions in social practices Abstract The objective of this article is to present a reflection on popular environmental education, from a historical and critical perspective, as a theoretical current that can guide different social practices, school or not, to the elaboration of an educational praxis that emphasizes the liberation of women and men, for the construction of their emancipation and, above all, for the transformation of the unjust, oppressive and exclusive reality so present in the daily lives of the Latin American people. For this, a brief study is presented on the origin of popular environmental education, with the aim of highlighting the historical relations between environmental education and popular education. Then, reflections on the macro-trends of critical environmental education are presented.Keywords: Social Practice. Critical Environmental Education. Popular Education. La educación ambiental popular: contribuciones en prácticas sociales Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar una reflexión en torno a la educación ambiental popular, desde una perspectiva histórica y crítica, como una corriente teórica que puede orientar diferentes prácticas sociales, escolares o no, a la elaboración de una praxis educativa que prima por la liberación de mujeres y hombres, por la construcción de su emancipación y, sobre todo, por la transformación de la realidad injusta, opresora y excluyente tan presente en la cotidianidad del pueblo latinoamericano. Para ello, parto de un breve estudio en torno al origen de la educación ambiental popular, a fin de evidenciar las convergencias históricas entre la educación ambiental y la educación popular, para luego reflexionar en torno a la macro tendencia de la educación ambiental crítica.Palabras clave: Práctica Social. Educación Ambiental Crítica. Educación Popular.
id SPQMH_58b8ae1c8b3f724d4e5287bbe2839e6c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades
repository_id_str
spelling Popular environmental education: contributions in social practicesLa educación ambiental popular: contribuciones en prácticas socialesA educação ambiental popular: contribuições em práticas sociaisSocial PracticeCritical Environmental EducationPopular EducationPrática SocialEducação Ambiental CríticaEducação PopularPráctica SocialEducación Ambiental CríticaEducación PopularResumo Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão em torno da educação ambiental popular, a partir de uma perspectiva histórica e crítica, como uma corrente teórica que pode orientar diferentes práticas sociais, escolares ou não, à elaboração de uma práxis educativa que prime pela libertação de mulheres e homens, pela construção de sua emancipação e, acima de tudo, pela transformação da realidade injusta, opressora e excludente tão presente na cotidianidade do povo latino-americano. Para isso, parto de um breve estudo em torno da origem da educação ambiental popular, a fim de evidenciar as convergências históricas entre a educação ambiental e a educação popular, para em seguida, refletir em torno da macrotendência da educação ambiental crítica.Palavras-chave: Prática Social. Educação Ambiental Crítica. Educação Popular. Popular environmental education: contributions in social practices Abstract The objective of this article is to present a reflection on popular environmental education, from a historical and critical perspective, as a theoretical current that can guide different social practices, school or not, to the elaboration of an educational praxis that emphasizes the liberation of women and men, for the construction of their emancipation and, above all, for the transformation of the unjust, oppressive and exclusive reality so present in the daily lives of the Latin American people. For this, a brief study is presented on the origin of popular environmental education, with the aim of highlighting the historical relations between environmental education and popular education. Then, reflections on the macro-trends of critical environmental education are presented.Keywords: Social Practice. Critical Environmental Education. Popular Education. La educación ambiental popular: contribuciones en prácticas sociales Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar una reflexión en torno a la educación ambiental popular, desde una perspectiva histórica y crítica, como una corriente teórica que puede orientar diferentes prácticas sociales, escolares o no, a la elaboración de una praxis educativa que prima por la liberación de mujeres y hombres, por la construcción de su emancipación y, sobre todo, por la transformación de la realidad injusta, opresora y excluyente tan presente en la cotidianidad del pueblo latinoamericano. Para ello, parto de un breve estudio en torno al origen de la educación ambiental popular, a fin de evidenciar las convergencias históricas entre la educación ambiental y la educación popular, para luego reflexionar en torno a la macro tendencia de la educación ambiental crítica.Palabras clave: Práctica Social. Educación Ambiental Crítica. Educación Popular.Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão em torno da educação ambiental popular, a partir de uma perspectiva histórica e crítica, como uma corrente teórica que pode orientar diferentes práticas sociais, escolares ou não, à elaboração de uma práxis educativa que prime pela libertação de mulheres e homens, pela construção de sua emancipação e, acima de tudo, pela transformação da realidade injusta, opressora e excludente tão presente na cotidianidade do povo latino-americano. Para isso, parto de um breve estudo em torno da origem da educação ambiental popular, a fim de evidenciar as convergências históricas entre a educação ambiental e a educação popular, para em seguida, refletir em torno da macrotendência da educação ambiental crítica.Palavras-chave: Prática Social. Educação Ambiental Crítica. Educação Popular. Popular environmental education: contributions in social practices Abstract The objective of this article is to present a reflection on popular environmental education, from a historical and critical perspective, as a theoretical current that can guide different social practices, school or not, to the elaboration of an educational praxis that emphasizes the liberation of women and men, for the construction of their emancipation and, above all, for the transformation of the unjust, oppressive and exclusive reality so present in the daily lives of the Latin American people. For this, a brief study is presented on the origin of popular environmental education, with the aim of highlighting the historical relations between environmental education and popular education. Then, reflections on the macro-trends of critical environmental education are presented.Keywords: Social Practice. Critical Environmental Education. Popular Education. La educación ambiental popular: contribuciones en prácticas sociales Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar una reflexión en torno a la educación ambiental popular, desde una perspectiva histórica y crítica, como una corriente teórica que puede orientar diferentes prácticas sociales, escolares o no, a la elaboración de una praxis educativa que prima por la liberación de mujeres y hombres, por la construcción de su emancipación y, sobre todo, por la transformación de la realidad injusta, opresora y excluyente tan presente en la cotidianidad del pueblo latinoamericano. Para ello, parto de un breve estudio en torno al origen de la educación ambiental popular, a fin de evidenciar las convergencias históricas entre la educación ambiental y la educación popular, para luego reflexionar en torno a la macro tendencia de la educación ambiental crítica.Palabras clave: Práctica Social. Educación Ambiental Crítica. Educación Popular.ResumoEste artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão em torno da educação ambiental popular, a partir de uma perspectiva histórica e crítica, como uma corrente teórica que pode orientar diferentes práticas sociais, escolares ou não, à elaboração de uma práxis educativa que prime pela libertação de mulheres e homens, pela construção de sua emancipação e, acima de tudo, pela transformação da realidade injusta, opressora e excludente tão presente na cotidianidade do povo latino-americano. Para isso, parto de um breve estudo em torno da origem da educação ambiental popular, a fim de evidenciar as convergências históricas entre a educação ambiental e a educação popular, para em seguida, refletir em torno da macrotendência da educação ambiental crítica.Palavras-chave: Prática Social. Educação Ambiental Crítica. Educação Popular.Popular environmental education: contributions in social practicesAbstractThe objective of this article is to present a reflection on popular environmental education, from a historical and critical perspective, as a theoretical current that can guide different social practices, school or not, to the elaboration of an educational praxis that emphasizes the liberation of women and men, for the construction of their emancipation and, above all, for the transformation of the unjust, oppressive and exclusive reality so present in the daily lives of the Latin American people. For this, a brief study is presented on the origin of popular environmental education, with the aim of highlighting the historical relations between environmental education and popular education. Then, reflections on the macro-trends of critical environmental education are presented.Keywords: Social Practice. Critical Environmental Education. Popular Education.La educación ambiental popular: contribuciones en prácticas socialesResumenEste artículo tiene como objetivo presentar una reflexión en torno a la educación ambiental popular, desde una perspectiva histórica y crítica, como una corriente teórica que puede orientar diferentes prácticas sociales, escolares o no, a la elaboración de una praxis educativa que prima por la liberación de mujeres y hombres, por la construcción de su emancipación y, sobre todo, por la transformación de la realidad injusta, opresora y excluyente tan presente en la cotidianidad del pueblo latinoamericano. Para ello, parto de un breve estudio en torno al origen de la educación ambiental popular, a fin de evidenciar las convergencias históricas entre la educación ambiental y la educación popular, para luego reflexionar en torno a la macro tendencia de la educación ambiental crítica.Palabras clave: Práctica Social. Educación Ambiental Crítica. Educación Popular.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2018-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p60-7010.29181/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 2 n. 1 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 60-70Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 2 No. 1 (2018): Motricities: Journal SPQMH; 60-70Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 2 Núm. 1 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 60-702594-646310.29181/2594-6463-2018-v2-n1reponame:Motricidadesinstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70/htmlCopyright (c) 2018 Tiago Zanquêta de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Tiago Zanquêta de2022-02-26T03:37:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:37:25Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Popular environmental education: contributions in social practices
La educación ambiental popular: contribuciones en prácticas sociales
A educação ambiental popular: contribuições em práticas sociais
title Popular environmental education: contributions in social practices
spellingShingle Popular environmental education: contributions in social practices
Souza, Tiago Zanquêta de
Social Practice
Critical Environmental Education
Popular Education
Prática Social
Educação Ambiental Crítica
Educação Popular
Práctica Social
Educación Ambiental Crítica
Educación Popular
title_short Popular environmental education: contributions in social practices
title_full Popular environmental education: contributions in social practices
title_fullStr Popular environmental education: contributions in social practices
title_full_unstemmed Popular environmental education: contributions in social practices
title_sort Popular environmental education: contributions in social practices
author Souza, Tiago Zanquêta de
author_facet Souza, Tiago Zanquêta de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Tiago Zanquêta de
dc.subject.por.fl_str_mv Social Practice
Critical Environmental Education
Popular Education
Prática Social
Educação Ambiental Crítica
Educação Popular
Práctica Social
Educación Ambiental Crítica
Educación Popular
topic Social Practice
Critical Environmental Education
Popular Education
Prática Social
Educação Ambiental Crítica
Educação Popular
Práctica Social
Educación Ambiental Crítica
Educación Popular
description Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão em torno da educação ambiental popular, a partir de uma perspectiva histórica e crítica, como uma corrente teórica que pode orientar diferentes práticas sociais, escolares ou não, à elaboração de uma práxis educativa que prime pela libertação de mulheres e homens, pela construção de sua emancipação e, acima de tudo, pela transformação da realidade injusta, opressora e excludente tão presente na cotidianidade do povo latino-americano. Para isso, parto de um breve estudo em torno da origem da educação ambiental popular, a fim de evidenciar as convergências históricas entre a educação ambiental e a educação popular, para em seguida, refletir em torno da macrotendência da educação ambiental crítica.Palavras-chave: Prática Social. Educação Ambiental Crítica. Educação Popular. Popular environmental education: contributions in social practices Abstract The objective of this article is to present a reflection on popular environmental education, from a historical and critical perspective, as a theoretical current that can guide different social practices, school or not, to the elaboration of an educational praxis that emphasizes the liberation of women and men, for the construction of their emancipation and, above all, for the transformation of the unjust, oppressive and exclusive reality so present in the daily lives of the Latin American people. For this, a brief study is presented on the origin of popular environmental education, with the aim of highlighting the historical relations between environmental education and popular education. Then, reflections on the macro-trends of critical environmental education are presented.Keywords: Social Practice. Critical Environmental Education. Popular Education. La educación ambiental popular: contribuciones en prácticas sociales Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar una reflexión en torno a la educación ambiental popular, desde una perspectiva histórica y crítica, como una corriente teórica que puede orientar diferentes prácticas sociales, escolares o no, a la elaboración de una praxis educativa que prima por la liberación de mujeres y hombres, por la construcción de su emancipación y, sobre todo, por la transformación de la realidad injusta, opresora y excluyente tan presente en la cotidianidad del pueblo latinoamericano. Para ello, parto de un breve estudio en torno al origen de la educación ambiental popular, a fin de evidenciar las convergencias históricas entre la educación ambiental y la educación popular, para luego reflexionar en torno a la macro tendencia de la educación ambiental crítica.Palabras clave: Práctica Social. Educación Ambiental Crítica. Educación Popular.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70
10.29181/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70/pdf
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p60-70/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Tiago Zanquêta de Souza
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Tiago Zanquêta de Souza
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 2 n. 1 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 60-70
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 2 No. 1 (2018): Motricities: Journal SPQMH; 60-70
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 2 Núm. 1 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 60-70
2594-6463
10.29181/2594-6463-2018-v2-n1
reponame:Motricidades
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades
collection Motricidades
repository.name.fl_str_mv Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1797231720541454336