Atividades circenses na educação física: possibilidades e limites para a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Messias, Adria Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Impolcetto, Fernanda Moreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p96-105
Resumo: Resumo O objetivo do estudo foi analisar as possibilidades e os limites que emergiram da implementação de uma Unidade Didática de Atividades Circenses. De natureza qualitativa, do tipo Pesquisa Participante, foi realizada com uma turma da 2ª etapa da Educação Infantil. Como instrumento de construção dos dados utilizou-se o Diário de Campo, norteado por um roteiro para a realização dos registros observados durante as aulas. Os dados construídos foram tratados por meio da análise de categorias de codificação - codificação simples. Os principais resultados evidenciaram que: 1) diversos recursos (vídeos, músicas, fantasias) e materiais (de baixo custo ou recicláveis) possibilitaram a imersão dos alunos no universo circense; 2) algumas limitações (falta de uma estrutura física adequada, os eventos extras e a necessidade de tempo/quantidade maior de aulas) influenciaram o desdobramento das aulas, mas não prejudicaram o processo ensino e aprendizagem. Desse modo, confirmou-se a viabilidade e potencialidade do ensino das Atividades Circenses, nas aulas de Educação Física na Educação Infantil.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Educação Infantil. Atividades Circenses. Cultura Corporal de Movimento. Circus activities in physical education: possibilities and limits for early childhood education Abstract The objective of the research was to analyze the possibilities and limits that emerged from the implementation of a Didactic Unit of Circus Activities. The qualitative research, based on the Participant Research method, it was carried out with a kindergarten students of Early Childhood Education. As an instrument for data construction, the Field Diary was chosen, based on a script for the realization of the records observed during the classes. The constructed data were treated through the analysis of coding categories - simple coding. The main results showed that: 1) several resources (videos, music, costumes) and materials (low cost or recyclable), allowed the immersion of students in the circus universe; 2) some limitations (lack of an adequate physical structure, extra events and the need for time/greater number of classes) influenced the unfolding of classes, but did not impair the teaching and learning process of Circus Activities. Thus, the feasibility and potentiality of the teaching of Circus Activities in physical education classes in Early Childhood Education were confirmed.Keywords: Physical Education School. Early Childhood Education. Circus Activities. Body Culture of Movement. Actividades circenses en educación física: posibilidades y límites para la educación en la primera infancia Resumen El objetivo de la investigación era analizar las posibilidades y límites que surgieron de la implementación de una Unidad Didáctica de Actividades Circenses. De carácter cualitativo, del tipo de encuesta de los participantes, se llevó a cabo con una clase de la 2a etapa de Educación Infantil Temprana. Como instrumento para la construcción de datos, se utilizó el Diario de Campo, basado en un script para la realización de los registros observados durante las clases. Los datos construidos fueron tratados a través del análisis de categorías de codificación - codificación simple. Los principales resultados mostraron que: 1) varios recursos (vídeos, música, vestuario) y materiales (de bajo costo o reciclables), permitieron la inmersión de los estudiantes en el universo circense; 2) algunas limitaciones (falta de una estructura física adecuada, eventos adicionales y la necesidad de tiempo/mayor número de clases) influyeron en el desarrollo de las clases, pero no afectaron el proceso de enseñanza y aprendizaje de las actividades circenses. Así, se confirmó la viabilidad y potencialidad de la enseñanza de las Actividades Circenses en las clases de educación física en Educación Infantil.Palabras clave: Educación Física Escolar. Educación Infantil. Actividades de Circo. Cultura Corporal del Movimento.
id SPQMH_867d5d874a68ba5e0b5373232d87fad8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/130
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Atividades circenses na educação física: possibilidades e limites para a educação infantilCircus activities in physical education: possibilities and limits for early childhood educationActividades circenses en educación física: posibilidades y límites para la educación en la primera infanciaEducación Física EscolarEducación InfantilActividades de CircoCultura Corporal del MovimentoEducação Física EscolarEducação InfantilAtividades CircensesCultura Corporal de MovimentoPhysical Education SchoolEarly Childhood EducationCircus ActivitiesBody Culture of MovementResumo O objetivo do estudo foi analisar as possibilidades e os limites que emergiram da implementação de uma Unidade Didática de Atividades Circenses. De natureza qualitativa, do tipo Pesquisa Participante, foi realizada com uma turma da 2ª etapa da Educação Infantil. Como instrumento de construção dos dados utilizou-se o Diário de Campo, norteado por um roteiro para a realização dos registros observados durante as aulas. Os dados construídos foram tratados por meio da análise de categorias de codificação - codificação simples. Os principais resultados evidenciaram que: 1) diversos recursos (vídeos, músicas, fantasias) e materiais (de baixo custo ou recicláveis) possibilitaram a imersão dos alunos no universo circense; 2) algumas limitações (falta de uma estrutura física adequada, os eventos extras e a necessidade de tempo/quantidade maior de aulas) influenciaram o desdobramento das aulas, mas não prejudicaram o processo ensino e aprendizagem. Desse modo, confirmou-se a viabilidade e potencialidade do ensino das Atividades Circenses, nas aulas de Educação Física na Educação Infantil.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Educação Infantil. Atividades Circenses. Cultura Corporal de Movimento. Circus activities in physical education: possibilities and limits for early childhood education Abstract The objective of the research was to analyze the possibilities and limits that emerged from the implementation of a Didactic Unit of Circus Activities. The qualitative research, based on the Participant Research method, it was carried out with a kindergarten students of Early Childhood Education. As an instrument for data construction, the Field Diary was chosen, based on a script for the realization of the records observed during the classes. The constructed data were treated through the analysis of coding categories - simple coding. The main results showed that: 1) several resources (videos, music, costumes) and materials (low cost or recyclable), allowed the immersion of students in the circus universe; 2) some limitations (lack of an adequate physical structure, extra events and the need for time/greater number of classes) influenced the unfolding of classes, but did not impair the teaching and learning process of Circus Activities. Thus, the feasibility and potentiality of the teaching of Circus Activities in physical education classes in Early Childhood Education were confirmed.Keywords: Physical Education School. Early Childhood Education. Circus Activities. Body Culture of Movement. Actividades circenses en educación física: posibilidades y límites para la educación en la primera infancia Resumen El objetivo de la investigación era analizar las posibilidades y límites que surgieron de la implementación de una Unidad Didáctica de Actividades Circenses. De carácter cualitativo, del tipo de encuesta de los participantes, se llevó a cabo con una clase de la 2a etapa de Educación Infantil Temprana. Como instrumento para la construcción de datos, se utilizó el Diario de Campo, basado en un script para la realización de los registros observados durante las clases. Los datos construidos fueron tratados a través del análisis de categorías de codificación - codificación simple. Los principales resultados mostraron que: 1) varios recursos (vídeos, música, vestuario) y materiales (de bajo costo o reciclables), permitieron la inmersión de los estudiantes en el universo circense; 2) algunas limitaciones (falta de una estructura física adecuada, eventos adicionales y la necesidad de tiempo/mayor número de clases) influyeron en el desarrollo de las clases, pero no afectaron el proceso de enseñanza y aprendizaje de las actividades circenses. Así, se confirmó la viabilidad y potencialidad de la enseñanza de las Actividades Circenses en las clases de educación física en Educación Infantil.Palabras clave: Educación Física Escolar. Educación Infantil. Actividades de Circo. Cultura Corporal del Movimento.Resumo O objetivo do estudo foi analisar as possibilidades e os limites que emergiram da implementação de uma Unidade Didática de Atividades Circenses. De natureza qualitativa, do tipo Pesquisa Participante, foi realizada com uma turma da 2ª etapa da Educação Infantil. Como instrumento de construção dos dados utilizou-se o Diário de Campo, norteado por um roteiro para a realização dos registros observados durante as aulas. Os dados construídos foram tratados por meio da análise de categorias de codificação - codificação simples. Os principais resultados evidenciaram que: 1) diversos recursos (vídeos, músicas, fantasias) e materiais (de baixo custo ou recicláveis) possibilitaram a imersão dos alunos no universo circense; 2) algumas limitações (falta de uma estrutura física adequada, os eventos extras e a necessidade de tempo/quantidade maior de aulas) influenciaram o desdobramento das aulas, mas não prejudicaram o processo ensino e aprendizagem. Desse modo, confirmou-se a viabilidade e potencialidade do ensino das Atividades Circenses, nas aulas de Educação Física na Educação Infantil.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Educação Infantil. Atividades Circenses. Cultura Corporal de Movimento. Circus activities in physical education: possibilities and limits for early childhood education Abstract The objective of the research was to analyze the possibilities and limits that emerged from the implementation of a Didactic Unit of Circus Activities. The qualitative research, based on the Participant Research method, it was carried out with a kindergarten students of Early Childhood Education. As an instrument for data construction, the Field Diary was chosen, based on a script for the realization of the records observed during the classes. The constructed data were treated through the analysis of coding categories - simple coding. The main results showed that: 1) several resources (videos, music, costumes) and materials (low cost or recyclable), allowed the immersion of students in the circus universe; 2) some limitations (lack of an adequate physical structure, extra events and the need for time/greater number of classes) influenced the unfolding of classes, but did not impair the teaching and learning process of Circus Activities. Thus, the feasibility and potentiality of the teaching of Circus Activities in physical education classes in Early Childhood Education were confirmed.Keywords: Physical Education School. Early Childhood Education. Circus Activities. Body Culture of Movement. Actividades circenses en educación física: posibilidades y límites para la educación en la primera infancia Resumen El objetivo de la investigación era analizar las posibilidades y límites que surgieron de la implementación de una Unidad Didáctica de Actividades Circenses. De carácter cualitativo, del tipo de encuesta de los participantes, se llevó a cabo con una clase de la 2a etapa de Educación Infantil Temprana. Como instrumento para la construcción de datos, se utilizó el Diario de Campo, basado en un script para la realización de los registros observados durante las clases. Los datos construidos fueron tratados a través del análisis de categorías de codificación - codificación simple. Los principales resultados mostraron que: 1) varios recursos (vídeos, música, vestuario) y materiales (de bajo costo o reciclables), permitieron la inmersión de los estudiantes en el universo circense; 2) algunas limitaciones (falta de una estructura física adecuada, eventos adicionales y la necesidad de tiempo/mayor número de clases) influyeron en el desarrollo de las clases, pero no afectaron el proceso de enseñanza y aprendizaje de las actividades circenses. Así, se confirmó la viabilidad y potencialidad de la enseñanza de las Actividades Circenses en las clases de educación física en Educación Infantil.Palabras clave: Educación Física Escolar. Educación Infantil. Actividades de Circo. Cultura Corporal del Movimento.Resumo O objetivo do estudo foi analisar as possibilidades e os limites que emergiram da implementação de uma Unidade Didática de Atividades Circenses. De natureza qualitativa, do tipo Pesquisa Participante, foi realizada com uma turma da 2ª etapa da Educação Infantil. Como instrumento de construção dos dados utilizou-se o Diário de Campo, norteado por um roteiro para a realização dos registros observados durante as aulas. Os dados construídos foram tratados por meio da análise de categorias de codificação - codificação simples. Os principais resultados evidenciaram que: 1) diversos recursos (vídeos, músicas, fantasias) e materiais (de baixo custo ou recicláveis) possibilitaram a imersão dos alunos no universo circense; 2) algumas limitações (falta de uma estrutura física adequada, os eventos extras e a necessidade de tempo/quantidade maior de aulas) influenciaram o desdobramento das aulas, mas não prejudicaram o processo ensino e aprendizagem. Desse modo, confirmou-se a viabilidade e potencialidade do ensino das Atividades Circenses, nas aulas de Educação Física na Educação Infantil.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Educação Infantil. Atividades Circenses. Cultura Corporal de Movimento. Circus activities in physical education: possibilities and limits for early childhood education Abstract The objective of the research was to analyze the possibilities and limits that emerged from the implementation of a Didactic Unit of Circus Activities. The qualitative research, based on the Participant Research method, it was carried out with a kindergarten students of Early Childhood Education. As an instrument for data construction, the Field Diary was chosen, based on a script for the realization of the records observed during the classes. The constructed data were treated through the analysis of coding categories - simple coding. The main results showed that: 1) several resources (videos, music, costumes) and materials (low cost or recyclable), allowed the immersion of students in the circus universe; 2) some limitations (lack of an adequate physical structure, extra events and the need for time/greater number of classes) influenced the unfolding of classes, but did not impair the teaching and learning process of Circus Activities. Thus, the feasibility and potentiality of the teaching of Circus Activities in physical education classes in Early Childhood Education were confirmed.Keywords: Physical Education School. Early Childhood Education. Circus Activities. Body Culture of Movement. Actividades circenses en educación física: posibilidades y límites para la educación en la primera infancia Resumen El objetivo de la investigación era analizar las posibilidades y límites que surgieron de la implementación de una Unidad Didáctica de Actividades Circenses. De carácter cualitativo, del tipo de encuesta de los participantes, se llevó a cabo con una clase de la 2a etapa de Educación Infantil Temprana. Como instrumento para la construcción de datos, se utilizó el Diario de Campo, basado en un script para la realización de los registros observados durante las clases. Los datos construidos fueron tratados a través del análisis de categorías de codificación - codificación simple. Los principales resultados mostraron que: 1) varios recursos (vídeos, música, vestuario) y materiales (de bajo costo o reciclables), permitieron la inmersión de los estudiantes en el universo circense; 2) algunas limitaciones (falta de una estructura física adecuada, eventos adicionales y la necesidad de tiempo/mayor número de clases) influyeron en el desarrollo de las clases, pero no afectaron el proceso de enseñanza y aprendizaje de las actividades circenses. Así, se confirmó la viabilidad y potencialidad de la enseñanza de las Actividades Circenses en las clases de educación física en Educación Infantil.Palabras clave: Educación Física Escolar. Educación Infantil. Actividades de Circo. Cultura Corporal del Movimento.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p96-10510.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p96-105MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 5 n. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 96-105Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 5 No. 1 (2021): Motricities: Journal SPQMH; 96-105Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 96-1052594-646310.29181/2594-6463-2021-v5-n1reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p96-105/277http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p96-105/291Copyright (c) 2021 Adria Maria Messias, Fernanda Moreto Impolcettohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMessias, Adria MariaImpolcetto, Fernanda Moreto2022-02-26T01:55:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/130Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T01:55:47Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades circenses na educação física: possibilidades e limites para a educação infantil
Circus activities in physical education: possibilities and limits for early childhood education
Actividades circenses en educación física: posibilidades y límites para la educación en la primera infancia
title Atividades circenses na educação física: possibilidades e limites para a educação infantil
spellingShingle Atividades circenses na educação física: possibilidades e limites para a educação infantil
Messias, Adria Maria
Educación Física Escolar
Educación Infantil
Actividades de Circo
Cultura Corporal del Movimento
Educação Física Escolar
Educação Infantil
Atividades Circenses
Cultura Corporal de Movimento
Physical Education School
Early Childhood Education
Circus Activities
Body Culture of Movement
title_short Atividades circenses na educação física: possibilidades e limites para a educação infantil
title_full Atividades circenses na educação física: possibilidades e limites para a educação infantil
title_fullStr Atividades circenses na educação física: possibilidades e limites para a educação infantil
title_full_unstemmed Atividades circenses na educação física: possibilidades e limites para a educação infantil
title_sort Atividades circenses na educação física: possibilidades e limites para a educação infantil
author Messias, Adria Maria
author_facet Messias, Adria Maria
Impolcetto, Fernanda Moreto
author_role author
author2 Impolcetto, Fernanda Moreto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Messias, Adria Maria
Impolcetto, Fernanda Moreto
dc.subject.por.fl_str_mv Educación Física Escolar
Educación Infantil
Actividades de Circo
Cultura Corporal del Movimento
Educação Física Escolar
Educação Infantil
Atividades Circenses
Cultura Corporal de Movimento
Physical Education School
Early Childhood Education
Circus Activities
Body Culture of Movement
topic Educación Física Escolar
Educación Infantil
Actividades de Circo
Cultura Corporal del Movimento
Educação Física Escolar
Educação Infantil
Atividades Circenses
Cultura Corporal de Movimento
Physical Education School
Early Childhood Education
Circus Activities
Body Culture of Movement
description Resumo O objetivo do estudo foi analisar as possibilidades e os limites que emergiram da implementação de uma Unidade Didática de Atividades Circenses. De natureza qualitativa, do tipo Pesquisa Participante, foi realizada com uma turma da 2ª etapa da Educação Infantil. Como instrumento de construção dos dados utilizou-se o Diário de Campo, norteado por um roteiro para a realização dos registros observados durante as aulas. Os dados construídos foram tratados por meio da análise de categorias de codificação - codificação simples. Os principais resultados evidenciaram que: 1) diversos recursos (vídeos, músicas, fantasias) e materiais (de baixo custo ou recicláveis) possibilitaram a imersão dos alunos no universo circense; 2) algumas limitações (falta de uma estrutura física adequada, os eventos extras e a necessidade de tempo/quantidade maior de aulas) influenciaram o desdobramento das aulas, mas não prejudicaram o processo ensino e aprendizagem. Desse modo, confirmou-se a viabilidade e potencialidade do ensino das Atividades Circenses, nas aulas de Educação Física na Educação Infantil.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Educação Infantil. Atividades Circenses. Cultura Corporal de Movimento. Circus activities in physical education: possibilities and limits for early childhood education Abstract The objective of the research was to analyze the possibilities and limits that emerged from the implementation of a Didactic Unit of Circus Activities. The qualitative research, based on the Participant Research method, it was carried out with a kindergarten students of Early Childhood Education. As an instrument for data construction, the Field Diary was chosen, based on a script for the realization of the records observed during the classes. The constructed data were treated through the analysis of coding categories - simple coding. The main results showed that: 1) several resources (videos, music, costumes) and materials (low cost or recyclable), allowed the immersion of students in the circus universe; 2) some limitations (lack of an adequate physical structure, extra events and the need for time/greater number of classes) influenced the unfolding of classes, but did not impair the teaching and learning process of Circus Activities. Thus, the feasibility and potentiality of the teaching of Circus Activities in physical education classes in Early Childhood Education were confirmed.Keywords: Physical Education School. Early Childhood Education. Circus Activities. Body Culture of Movement. Actividades circenses en educación física: posibilidades y límites para la educación en la primera infancia Resumen El objetivo de la investigación era analizar las posibilidades y límites que surgieron de la implementación de una Unidad Didáctica de Actividades Circenses. De carácter cualitativo, del tipo de encuesta de los participantes, se llevó a cabo con una clase de la 2a etapa de Educación Infantil Temprana. Como instrumento para la construcción de datos, se utilizó el Diario de Campo, basado en un script para la realización de los registros observados durante las clases. Los datos construidos fueron tratados a través del análisis de categorías de codificación - codificación simple. Los principales resultados mostraron que: 1) varios recursos (vídeos, música, vestuario) y materiales (de bajo costo o reciclables), permitieron la inmersión de los estudiantes en el universo circense; 2) algunas limitaciones (falta de una estructura física adecuada, eventos adicionales y la necesidad de tiempo/mayor número de clases) influyeron en el desarrollo de las clases, pero no afectaron el proceso de enseñanza y aprendizaje de las actividades circenses. Así, se confirmó la viabilidad y potencialidad de la enseñanza de las Actividades Circenses en las clases de educación física en Educación Infantil.Palabras clave: Educación Física Escolar. Educación Infantil. Actividades de Circo. Cultura Corporal del Movimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p96-105
10.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p96-105
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p96-105
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p96-105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p96-105/277
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p96-105/291
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Adria Maria Messias, Fernanda Moreto Impolcetto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Adria Maria Messias, Fernanda Moreto Impolcetto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 5 n. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 96-105
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 5 No. 1 (2021): Motricities: Journal SPQMH; 96-105
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 96-105
2594-6463
10.29181/2594-6463-2021-v5-n1
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858873097879552