Escrevivências na andarilhagem de uma pesquisadora em práticas sociais e processos educativos

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Autor(a) principal: Rocha, Francinalda Maria Rodrigues da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p196-210
Resumo: Escrevivências na andarilhagem de uma pesquisadora em práticas sociais e processos educativos ResumoEste ensaio apresenta uma discussão sobre práticas sociais e processos educativos através das escrevivências de uma pesquisadora, na andarilhagem dos saberes, a partir de situações da realidade, em uma escrita poética pautada pela subjetividade e intersubjetividade que parte do ato de “escre-viver”, inspirado na escritora preta Conceição Evaristo. Partimos de um posicionamento nas discussões das obras de Ailton Krenak, Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel e Nelson Maldonado-Torres em busca de nossa reflexão sobre os aspectos conceituais, em tempos nos quais lutar pela libertação se mostra como questão urgente para a humanidade que se encontra violentada pelo capitalismo, eurocentrismo e colonialismo que afetam a democracia e a cidadania.Palavras-chave: Processos Educativos. Práticas Sociais. Colonialismo. Writings in the wandering of a researcher in social practices and educational processes AbstractThis essay presents a discussion of social practices and educational processes through the lived experiences of a researcher, in the wanderings of knowledge, based on situations from reality, in a poetic writing guided by subjectivity and intersubjectivity which comes from the act of writing the experience, inspired by the Black writer Conceição Evaristo. We start from a position in the discussions of the works of Ailton Krenak, Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel and Nelson Maldonado-Torres in search of our reflection on conceptual aspects, in times when fighting for liberation appears as an urgent matter for humanity, which is violated by capitalism, eurocentrism, and colonialism that affect democracy and citizenship.Keywords: Educational Processes. Social Practices. Colonialism. Escribiendo en el deambular de una investigadora en prácticas sociales y procesos educativos ResumenEn este ensayo se presenta una discusión sobre prácticas sociales y procesos educativos a través de los escritos y de las vivencias de una investigadora, en el deambular del conocimiento, a partir de situaciones reales, en una escritura poética guiada por la subjetividad y la intersubjetividad que surge del acto de escribir la experiencia, inspirado en la escritora negra Conceição Evaristo. Partimos de un posicionamiento en las discusiones de las obras de Ailton Krenak, Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel y Nelson Maldonado-Torres, en busca de nuestra reflexión sobre los aspectos conceptuales, en tiempos en que la lucha por la liberación se muestra como un tema urgente para la humanidad, vulnerado por el capitalismo, el eurocentrismo y el colonialismo que afectan la democracia y la ciudadanía.Palabras clave: Procesos Educativos. Prácticas Sociales. Colonialismo.
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Partimos de um posicionamento nas discussões das obras de Ailton Krenak, Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel e Nelson Maldonado-Torres em busca de nossa reflexão sobre os aspectos conceituais, em tempos nos quais lutar pela libertação se mostra como questão urgente para a humanidade que se encontra violentada pelo capitalismo, eurocentrismo e colonialismo que afetam a democracia e a cidadania.Palavras-chave: Processos Educativos. Práticas Sociais. Colonialismo. Writings in the wandering of a researcher in social practices and educational processes AbstractThis essay presents a discussion of social practices and educational processes through the lived experiences of a researcher, in the wanderings of knowledge, based on situations from reality, in a poetic writing guided by subjectivity and intersubjectivity which comes from the act of writing the experience, inspired by the Black writer Conceição Evaristo. We start from a position in the discussions of the works of Ailton Krenak, Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel and Nelson Maldonado-Torres in search of our reflection on conceptual aspects, in times when fighting for liberation appears as an urgent matter for humanity, which is violated by capitalism, eurocentrism, and colonialism that affect democracy and citizenship.Keywords: Educational Processes. Social Practices. Colonialism. Escribiendo en el deambular de una investigadora en prácticas sociales y procesos educativos ResumenEn este ensayo se presenta una discusión sobre prácticas sociales y procesos educativos a través de los escritos y de las vivencias de una investigadora, en el deambular del conocimiento, a partir de situaciones reales, en una escritura poética guiada por la subjetividad y la intersubjetividad que surge del acto de escribir la experiencia, inspirado en la escritora negra Conceição Evaristo. Partimos de un posicionamiento en las discusiones de las obras de Ailton Krenak, Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel y Nelson Maldonado-Torres, en busca de nuestra reflexión sobre los aspectos conceptuales, en tiempos en que la lucha por la liberación se muestra como un tema urgente para la humanidad, vulnerado por el capitalismo, el eurocentrismo y el colonialismo que afectan la democracia y la ciudadanía.Palabras clave: Procesos Educativos. Prácticas Sociales. Colonialismo.Escrevivências na andarilhagem de uma pesquisadora em práticas sociais e processos educativos ResumoEste ensaio apresenta uma discussão sobre práticas sociais e processos educativos através das escrevivências de uma pesquisadora, na andarilhagem dos saberes, a partir de situações da realidade, em uma escrita poética pautada pela subjetividade e intersubjetividade que parte do ato de “escre-viver”, inspirado na escritora preta Conceição Evaristo. Partimos de um posicionamento nas discussões das obras de Ailton Krenak, Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel e Nelson Maldonado-Torres em busca de nossa reflexão sobre os aspectos conceituais, em tempos nos quais lutar pela libertação se mostra como questão urgente para a humanidade que se encontra violentada pelo capitalismo, eurocentrismo e colonialismo que afetam a democracia e a cidadania.Palavras-chave: Processos Educativos. Práticas Sociais. Colonialismo. Writings in the wandering of a researcher in social practices and educational processes AbstractThis essay presents a discussion of social practices and educational processes through the lived experiences of a researcher, in the wanderings of knowledge, based on situations from reality, in a poetic writing guided by subjectivity and intersubjectivity which comes from the act of writing the experience, inspired by the Black writer Conceição Evaristo. We start from a position in the discussions of the works of Ailton Krenak, Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel and Nelson Maldonado-Torres in search of our reflection on conceptual aspects, in times when fighting for liberation appears as an urgent matter for humanity, which is violated by capitalism, eurocentrism, and colonialism that affect democracy and citizenship.Keywords: Educational Processes. Social Practices. Colonialism. Escribiendo en el deambular de una investigadora en prácticas sociales y procesos educativos ResumenEn este ensayo se presenta una discusión sobre prácticas sociales y procesos educativos a través de los escritos y de las vivencias de una investigadora, en el deambular del conocimiento, a partir de situaciones reales, en una escritura poética guiada por la subjetividad y la intersubjetividad que surge del acto de escribir la experiencia, inspirado en la escritora negra Conceição Evaristo. Partimos de un posicionamiento en las discusiones de las obras de Ailton Krenak, Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel y Nelson Maldonado-Torres, en busca de nuestra reflexión sobre los aspectos conceptuales, en tiempos en que la lucha por la liberación se muestra como un tema urgente para la humanidad, vulnerado por el capitalismo, el eurocentrismo y el colonialismo que afectan la democracia y la ciudadanía.Palabras clave: Procesos Educativos. Prácticas Sociales. Colonialismo.Escrevivências na andarilhagem de uma pesquisadora em práticas sociais e processos educativos ResumoEste ensaio apresenta uma discussão sobre práticas sociais e processos educativos através das escrevivências de uma pesquisadora, na andarilhagem dos saberes, a partir de situações da realidade, em uma escrita poética pautada pela subjetividade e intersubjetividade que parte do ato de “escre-viver”, inspirado na escritora preta Conceição Evaristo. 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