Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187 |
Resumo: | Produção acadêmico-científica sobre a temática africana e afro-brasileira na educação física escolar ResumoA presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a produção acadêmico-científica sobre a temática da cultura africana e afro-brasileira na Educação Física Escolar, por meio da revisão sistemática da literatura. Elegemos como recorte temporal os anos de 2018 a 2022, nos quais identificamos 22 produções que foram analisadas e discutidas em categorias temáticas. A análise permitiu observar que os estudos contemplaram os três níveis da Educação Básica, com maior incidência de trabalhos nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal dado indica que a educação infantil e ensino médio requerem maior incremento de estudos com esta temática. Outro dado que chamou a atenção foi o número reduzido de pesquisas em escolas localizadas em comunidades quilombolas, sendo necessário estreitar os vínculos com os saberes tradicionais africanos e afro-brasileiros, lançando luzes aos conhecimentos em suas comunidades originárias.Palavras-chave: Cultura Africana e Afro-Brasileira. Educação Física Escolar. Revisão Sistemática. Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education AbstractThis research aimed to identify and analyze academic-scientific production on the theme of African and Afro-Brazilian culture in School Physical Education, through a systematic review of the literature. We chose the years 2018 to 2022 as the time frame, in which we identified 22 productions that were analyzed and discussed in thematic categories. The analysis showed that the studies covered all three levels of basic education, with a higher incidence of studies on the early years of primary education. This indicates that early childhood education and secondary education require a greater increase in studies on this subject. Another finding that caught our attention was the small number of studies on schools located in quilombola communities. It is necessary to strengthen links with traditional African and Afro-Brazilian knowledge, shedding light on the knowledge of their original communities.Keywords: African and Afro-Brazilian Culture. School Physical Education. Systematic Review. Producción académico-científica sobre temas africanos y afrobrasileños en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue identificar y analizar la producción académico-científica sobre el tema de la cultura africana y afrobrasileña en la Educación Física Escolar, por medio de una revisión bibliográfica sistemática. Elegimos como marco temporal los años 2018 a 2022, en los cuales identificamos 22 producciones que fueron analizadas y discutidas en categorías temáticas. El análisis mostró que los estudios abarcaron los tres niveles de la educación básica, con mayor incidencia de estudios sobre los primeros años de la educación primaria. Esto indica que la educación infantil y la enseñanza secundaria requieren un mayor aumento de estudios sobre este tema. Otro hallazgo que llamó la atención fue el escaso número de estudios sobre escuelas ubicadas en comunidades quilombolas. Es necesario fortalecer los vínculos con los saberes tradicionales africanos y afrobrasileños, arrojando luz sobre los conocimientos de sus comunidades originarias.Palabras clave: Cultura Africana y Afrobrasileña. Educación Física Escolar. Revisión Sistemática. |
id |
SPQMH_a30e8ce736a0b33e59a0895c794f933a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository_id_str |
|
spelling |
Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical educationProducción académico-científica sobre temas africanos y afrobrasileños en la educación física escolarProdução acadêmico-científica sobre a temática africana e afro-brasileira na educação física escolarCultura Africana e Afro-BrasileiraEducação Física EscolarRevisão SistemáticaCultura Africana y AfrobrasileñaEducación Física EscolarRevisión SistemáticaAfrican and Afro-Brazilian CultureSchool Physical EducationSystematic ReviewProdução acadêmico-científica sobre a temática africana e afro-brasileira na educação física escolar ResumoA presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a produção acadêmico-científica sobre a temática da cultura africana e afro-brasileira na Educação Física Escolar, por meio da revisão sistemática da literatura. Elegemos como recorte temporal os anos de 2018 a 2022, nos quais identificamos 22 produções que foram analisadas e discutidas em categorias temáticas. A análise permitiu observar que os estudos contemplaram os três níveis da Educação Básica, com maior incidência de trabalhos nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal dado indica que a educação infantil e ensino médio requerem maior incremento de estudos com esta temática. Outro dado que chamou a atenção foi o número reduzido de pesquisas em escolas localizadas em comunidades quilombolas, sendo necessário estreitar os vínculos com os saberes tradicionais africanos e afro-brasileiros, lançando luzes aos conhecimentos em suas comunidades originárias.Palavras-chave: Cultura Africana e Afro-Brasileira. Educação Física Escolar. Revisão Sistemática. Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education AbstractThis research aimed to identify and analyze academic-scientific production on the theme of African and Afro-Brazilian culture in School Physical Education, through a systematic review of the literature. We chose the years 2018 to 2022 as the time frame, in which we identified 22 productions that were analyzed and discussed in thematic categories. The analysis showed that the studies covered all three levels of basic education, with a higher incidence of studies on the early years of primary education. This indicates that early childhood education and secondary education require a greater increase in studies on this subject. Another finding that caught our attention was the small number of studies on schools located in quilombola communities. It is necessary to strengthen links with traditional African and Afro-Brazilian knowledge, shedding light on the knowledge of their original communities.Keywords: African and Afro-Brazilian Culture. School Physical Education. Systematic Review. Producción académico-científica sobre temas africanos y afrobrasileños en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue identificar y analizar la producción académico-científica sobre el tema de la cultura africana y afrobrasileña en la Educación Física Escolar, por medio de una revisión bibliográfica sistemática. Elegimos como marco temporal los años 2018 a 2022, en los cuales identificamos 22 producciones que fueron analizadas y discutidas en categorías temáticas. El análisis mostró que los estudios abarcaron los tres niveles de la educación básica, con mayor incidencia de estudios sobre los primeros años de la educación primaria. Esto indica que la educación infantil y la enseñanza secundaria requieren un mayor aumento de estudios sobre este tema. Otro hallazgo que llamó la atención fue el escaso número de estudios sobre escuelas ubicadas en comunidades quilombolas. Es necesario fortalecer los vínculos con los saberes tradicionales africanos y afrobrasileños, arrojando luz sobre los conocimientos de sus comunidades originarias.Palabras clave: Cultura Africana y Afrobrasileña. Educación Física Escolar. Revisión Sistemática.Produção acadêmico-científica sobre a temática africana e afro-brasileira na educação física escolar ResumoA presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a produção acadêmico-científica sobre a temática da cultura africana e afro-brasileira na Educação Física Escolar, por meio da revisão sistemática da literatura. Elegemos como recorte temporal os anos de 2018 a 2022, nos quais identificamos 22 produções que foram analisadas e discutidas em categorias temáticas. A análise permitiu observar que os estudos contemplaram os três níveis da Educação Básica, com maior incidência de trabalhos nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal dado indica que a educação infantil e ensino médio requerem maior incremento de estudos com esta temática. Outro dado que chamou a atenção foi o número reduzido de pesquisas em escolas localizadas em comunidades quilombolas, sendo necessário estreitar os vínculos com os saberes tradicionais africanos e afro-brasileiros, lançando luzes aos conhecimentos em suas comunidades originárias.Palavras-chave: Cultura Africana e Afro-Brasileira. Educação Física Escolar. Revisão Sistemática. Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education AbstractThis research aimed to identify and analyze academic-scientific production on the theme of African and Afro-Brazilian culture in School Physical Education, through a systematic review of the literature. We chose the years 2018 to 2022 as the time frame, in which we identified 22 productions that were analyzed and discussed in thematic categories. The analysis showed that the studies covered all three levels of basic education, with a higher incidence of studies on the early years of primary education. This indicates that early childhood education and secondary education require a greater increase in studies on this subject. Another finding that caught our attention was the small number of studies on schools located in quilombola communities. It is necessary to strengthen links with traditional African and Afro-Brazilian knowledge, shedding light on the knowledge of their original communities.Keywords: African and Afro-Brazilian Culture. School Physical Education. Systematic Review. Producción académico-científica sobre temas africanos y afrobrasileños en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue identificar y analizar la producción académico-científica sobre el tema de la cultura africana y afrobrasileña en la Educación Física Escolar, por medio de una revisión bibliográfica sistemática. Elegimos como marco temporal los años 2018 a 2022, en los cuales identificamos 22 producciones que fueron analizadas y discutidas en categorías temáticas. El análisis mostró que los estudios abarcaron los tres niveles de la educación básica, con mayor incidencia de estudios sobre los primeros años de la educación primaria. Esto indica que la educación infantil y la enseñanza secundaria requieren un mayor aumento de estudios sobre este tema. Otro hallazgo que llamó la atención fue el escaso número de estudios sobre escuelas ubicadas en comunidades quilombolas. Es necesario fortalecer los vínculos con los saberes tradicionales africanos y afrobrasileños, arrojando luz sobre los conocimientos de sus comunidades originarias.Palabras clave: Cultura Africana y Afrobrasileña. Educación Física Escolar. Revisión Sistemática.Produção acadêmico-científica sobre a temática africana e afro-brasileira na educação física escolar ResumoA presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a produção acadêmico-científica sobre a temática da cultura africana e afro-brasileira na Educação Física Escolar, por meio da revisão sistemática da literatura. Elegemos como recorte temporal os anos de 2018 a 2022, nos quais identificamos 22 produções que foram analisadas e discutidas em categorias temáticas. A análise permitiu observar que os estudos contemplaram os três níveis da Educação Básica, com maior incidência de trabalhos nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal dado indica que a educação infantil e ensino médio requerem maior incremento de estudos com esta temática. Outro dado que chamou a atenção foi o número reduzido de pesquisas em escolas localizadas em comunidades quilombolas, sendo necessário estreitar os vínculos com os saberes tradicionais africanos e afro-brasileiros, lançando luzes aos conhecimentos em suas comunidades originárias.Palavras-chave: Cultura Africana e Afro-Brasileira. Educação Física Escolar. Revisão Sistemática. Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education AbstractThis research aimed to identify and analyze academic-scientific production on the theme of African and Afro-Brazilian culture in School Physical Education, through a systematic review of the literature. We chose the years 2018 to 2022 as the time frame, in which we identified 22 productions that were analyzed and discussed in thematic categories. The analysis showed that the studies covered all three levels of basic education, with a higher incidence of studies on the early years of primary education. This indicates that early childhood education and secondary education require a greater increase in studies on this subject. Another finding that caught our attention was the small number of studies on schools located in quilombola communities. It is necessary to strengthen links with traditional African and Afro-Brazilian knowledge, shedding light on the knowledge of their original communities.Keywords: African and Afro-Brazilian Culture. School Physical Education. Systematic Review. Producción académico-científica sobre temas africanos y afrobrasileños en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue identificar y analizar la producción académico-científica sobre el tema de la cultura africana y afrobrasileña en la Educación Física Escolar, por medio de una revisión bibliográfica sistemática. Elegimos como marco temporal los años 2018 a 2022, en los cuales identificamos 22 producciones que fueron analizadas y discutidas en categorías temáticas. El análisis mostró que los estudios abarcaron los tres niveles de la educación básica, con mayor incidencia de estudios sobre los primeros años de la educación primaria. Esto indica que la educación infantil y la enseñanza secundaria requieren un mayor aumento de estudios sobre este tema. Otro hallazgo que llamó la atención fue el escaso número de estudios sobre escuelas ubicadas en comunidades quilombolas. Es necesario fortalecer los vínculos con los saberes tradicionales africanos y afrobrasileños, arrojando luz sobre los conocimientos de sus comunidades originarias.Palabras clave: Cultura Africana y Afrobrasileña. Educación Física Escolar. Revisión Sistemática.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2024-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p178-18710.29181/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 8 n. 2 (2024): Motricidades: Rev. SPQMH; 178-187Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 8 No. 2 (2024): Motricities: Journal SPQMH; 178-187Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 8 Núm. 2 (2024): Motricidades: Rev. SPQMH; 178-1872594-646310.29181/2594-6463-2024-v8-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187/488http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187/489Copyright (c) 2024 Samuel Feliciano Pereira, Denise Aparecida Corrêa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Samuel FelicianoCorrêa , Denise Aparecida2024-08-23T02:08:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2024-08-23T02:08:51Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education Producción académico-científica sobre temas africanos y afrobrasileños en la educación física escolar Produção acadêmico-científica sobre a temática africana e afro-brasileira na educação física escolar |
title |
Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education |
spellingShingle |
Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education Pereira, Samuel Feliciano Cultura Africana e Afro-Brasileira Educação Física Escolar Revisão Sistemática Cultura Africana y Afrobrasileña Educación Física Escolar Revisión Sistemática African and Afro-Brazilian Culture School Physical Education Systematic Review |
title_short |
Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education |
title_full |
Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education |
title_fullStr |
Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education |
title_full_unstemmed |
Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education |
title_sort |
Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education |
author |
Pereira, Samuel Feliciano |
author_facet |
Pereira, Samuel Feliciano Corrêa , Denise Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa , Denise Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Samuel Feliciano Corrêa , Denise Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Africana e Afro-Brasileira Educação Física Escolar Revisão Sistemática Cultura Africana y Afrobrasileña Educación Física Escolar Revisión Sistemática African and Afro-Brazilian Culture School Physical Education Systematic Review |
topic |
Cultura Africana e Afro-Brasileira Educação Física Escolar Revisão Sistemática Cultura Africana y Afrobrasileña Educación Física Escolar Revisión Sistemática African and Afro-Brazilian Culture School Physical Education Systematic Review |
description |
Produção acadêmico-científica sobre a temática africana e afro-brasileira na educação física escolar ResumoA presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a produção acadêmico-científica sobre a temática da cultura africana e afro-brasileira na Educação Física Escolar, por meio da revisão sistemática da literatura. Elegemos como recorte temporal os anos de 2018 a 2022, nos quais identificamos 22 produções que foram analisadas e discutidas em categorias temáticas. A análise permitiu observar que os estudos contemplaram os três níveis da Educação Básica, com maior incidência de trabalhos nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal dado indica que a educação infantil e ensino médio requerem maior incremento de estudos com esta temática. Outro dado que chamou a atenção foi o número reduzido de pesquisas em escolas localizadas em comunidades quilombolas, sendo necessário estreitar os vínculos com os saberes tradicionais africanos e afro-brasileiros, lançando luzes aos conhecimentos em suas comunidades originárias.Palavras-chave: Cultura Africana e Afro-Brasileira. Educação Física Escolar. Revisão Sistemática. Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education AbstractThis research aimed to identify and analyze academic-scientific production on the theme of African and Afro-Brazilian culture in School Physical Education, through a systematic review of the literature. We chose the years 2018 to 2022 as the time frame, in which we identified 22 productions that were analyzed and discussed in thematic categories. The analysis showed that the studies covered all three levels of basic education, with a higher incidence of studies on the early years of primary education. This indicates that early childhood education and secondary education require a greater increase in studies on this subject. Another finding that caught our attention was the small number of studies on schools located in quilombola communities. It is necessary to strengthen links with traditional African and Afro-Brazilian knowledge, shedding light on the knowledge of their original communities.Keywords: African and Afro-Brazilian Culture. School Physical Education. Systematic Review. Producción académico-científica sobre temas africanos y afrobrasileños en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue identificar y analizar la producción académico-científica sobre el tema de la cultura africana y afrobrasileña en la Educación Física Escolar, por medio de una revisión bibliográfica sistemática. Elegimos como marco temporal los años 2018 a 2022, en los cuales identificamos 22 producciones que fueron analizadas y discutidas en categorías temáticas. El análisis mostró que los estudios abarcaron los tres niveles de la educación básica, con mayor incidencia de estudios sobre los primeros años de la educación primaria. Esto indica que la educación infantil y la enseñanza secundaria requieren un mayor aumento de estudios sobre este tema. Otro hallazgo que llamó la atención fue el escaso número de estudios sobre escuelas ubicadas en comunidades quilombolas. Es necesario fortalecer los vínculos con los saberes tradicionales africanos y afrobrasileños, arrojando luz sobre los conocimientos de sus comunidades originarias.Palabras clave: Cultura Africana y Afrobrasileña. Educación Física Escolar. Revisión Sistemática. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187 10.29181/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187/488 http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187/489 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Samuel Feliciano Pereira, Denise Aparecida Corrêa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Samuel Feliciano Pereira, Denise Aparecida Corrêa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 8 n. 2 (2024): Motricidades: Rev. SPQMH; 178-187 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 8 No. 2 (2024): Motricities: Journal SPQMH; 178-187 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 8 Núm. 2 (2024): Motricidades: Rev. SPQMH; 178-187 2594-6463 10.29181/2594-6463-2024-v8-n2 reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
collection |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1808858873844465664 |