Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Samuel Feliciano
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Corrêa , Denise Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187
Resumo: Produção acadêmico-científica sobre a temática africana e afro-brasileira na educação física escolar ResumoA presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a produção acadêmico-científica sobre a temática da cultura africana e afro-brasileira na Educação Física Escolar, por meio da revisão sistemática da literatura. Elegemos como recorte temporal os anos de 2018 a 2022, nos quais identificamos 22 produções que foram analisadas e discutidas em categorias temáticas. A análise permitiu observar que os estudos contemplaram os três níveis da Educação Básica, com maior incidência de trabalhos nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal dado indica que a educação infantil e ensino médio requerem maior incremento de estudos com esta temática. Outro dado que chamou a atenção foi o número reduzido de pesquisas em escolas localizadas em comunidades quilombolas, sendo necessário estreitar os vínculos com os saberes tradicionais africanos e afro-brasileiros, lançando luzes aos conhecimentos em suas comunidades originárias.Palavras-chave: Cultura Africana e Afro-Brasileira. Educação Física Escolar. Revisão Sistemática. Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education AbstractThis research aimed to identify and analyze academic-scientific production on the theme of African and Afro-Brazilian culture in School Physical Education, through a systematic review of the literature. We chose the years 2018 to 2022 as the time frame, in which we identified 22 productions that were analyzed and discussed in thematic categories. The analysis showed that the studies covered all three levels of basic education, with a higher incidence of studies on the early years of primary education. This indicates that early childhood education and secondary education require a greater increase in studies on this subject. Another finding that caught our attention was the small number of studies on schools located in quilombola communities. It is necessary to strengthen links with traditional African and Afro-Brazilian knowledge, shedding light on the knowledge of their original communities.Keywords: African and Afro-Brazilian Culture. School Physical Education. Systematic Review. Producción académico-científica sobre temas africanos y afrobrasileños en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue identificar y analizar la producción académico-científica sobre el tema de la cultura africana y afrobrasileña en la Educación Física Escolar, por medio de una revisión bibliográfica sistemática. Elegimos como marco temporal los años 2018 a 2022, en los cuales identificamos 22 producciones que fueron analizadas y discutidas en categorías temáticas. El análisis mostró que los estudios abarcaron los tres niveles de la educación básica, con mayor incidencia de estudios sobre los primeros años de la educación primaria. Esto indica que la educación infantil y la enseñanza secundaria requieren un mayor aumento de estudios sobre este tema. Otro hallazgo que llamó la atención fue el escaso número de estudios sobre escuelas ubicadas en comunidades quilombolas. Es necesario fortalecer los vínculos con los saberes tradicionales africanos y afrobrasileños, arrojando luz sobre los conocimientos de sus comunidades originarias.Palabras clave: Cultura Africana y Afrobrasileña. Educación Física Escolar. Revisión Sistemática.
id SPQMH_a30e8ce736a0b33e59a0895c794f933a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical educationProducción académico-científica sobre temas africanos y afrobrasileños en la educación física escolarProdução acadêmico-científica sobre a temática africana e afro-brasileira na educação física escolarCultura Africana e Afro-BrasileiraEducação Física EscolarRevisão SistemáticaCultura Africana y AfrobrasileñaEducación Física EscolarRevisión SistemáticaAfrican and Afro-Brazilian CultureSchool Physical EducationSystematic ReviewProdução acadêmico-científica sobre a temática africana e afro-brasileira na educação física escolar ResumoA presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a produção acadêmico-científica sobre a temática da cultura africana e afro-brasileira na Educação Física Escolar, por meio da revisão sistemática da literatura. Elegemos como recorte temporal os anos de 2018 a 2022, nos quais identificamos 22 produções que foram analisadas e discutidas em categorias temáticas. A análise permitiu observar que os estudos contemplaram os três níveis da Educação Básica, com maior incidência de trabalhos nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal dado indica que a educação infantil e ensino médio requerem maior incremento de estudos com esta temática. Outro dado que chamou a atenção foi o número reduzido de pesquisas em escolas localizadas em comunidades quilombolas, sendo necessário estreitar os vínculos com os saberes tradicionais africanos e afro-brasileiros, lançando luzes aos conhecimentos em suas comunidades originárias.Palavras-chave: Cultura Africana e Afro-Brasileira. Educação Física Escolar. Revisão Sistemática. Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education AbstractThis research aimed to identify and analyze academic-scientific production on the theme of African and Afro-Brazilian culture in School Physical Education, through a systematic review of the literature. We chose the years 2018 to 2022 as the time frame, in which we identified 22 productions that were analyzed and discussed in thematic categories. The analysis showed that the studies covered all three levels of basic education, with a higher incidence of studies on the early years of primary education. This indicates that early childhood education and secondary education require a greater increase in studies on this subject. Another finding that caught our attention was the small number of studies on schools located in quilombola communities. It is necessary to strengthen links with traditional African and Afro-Brazilian knowledge, shedding light on the knowledge of their original communities.Keywords: African and Afro-Brazilian Culture. School Physical Education. Systematic Review. Producción académico-científica sobre temas africanos y afrobrasileños en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue identificar y analizar la producción académico-científica sobre el tema de la cultura africana y afrobrasileña en la Educación Física Escolar, por medio de una revisión bibliográfica sistemática. Elegimos como marco temporal los años 2018 a 2022, en los cuales identificamos 22 producciones que fueron analizadas y discutidas en categorías temáticas. El análisis mostró que los estudios abarcaron los tres niveles de la educación básica, con mayor incidencia de estudios sobre los primeros años de la educación primaria. Esto indica que la educación infantil y la enseñanza secundaria requieren un mayor aumento de estudios sobre este tema. Otro hallazgo que llamó la atención fue el escaso número de estudios sobre escuelas ubicadas en comunidades quilombolas. Es necesario fortalecer los vínculos con los saberes tradicionales africanos y afrobrasileños, arrojando luz sobre los conocimientos de sus comunidades originarias.Palabras clave: Cultura Africana y Afrobrasileña. Educación Física Escolar. Revisión Sistemática.Produção acadêmico-científica sobre a temática africana e afro-brasileira na educação física escolar ResumoA presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a produção acadêmico-científica sobre a temática da cultura africana e afro-brasileira na Educação Física Escolar, por meio da revisão sistemática da literatura. Elegemos como recorte temporal os anos de 2018 a 2022, nos quais identificamos 22 produções que foram analisadas e discutidas em categorias temáticas. A análise permitiu observar que os estudos contemplaram os três níveis da Educação Básica, com maior incidência de trabalhos nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal dado indica que a educação infantil e ensino médio requerem maior incremento de estudos com esta temática. Outro dado que chamou a atenção foi o número reduzido de pesquisas em escolas localizadas em comunidades quilombolas, sendo necessário estreitar os vínculos com os saberes tradicionais africanos e afro-brasileiros, lançando luzes aos conhecimentos em suas comunidades originárias.Palavras-chave: Cultura Africana e Afro-Brasileira. Educação Física Escolar. Revisão Sistemática. Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education AbstractThis research aimed to identify and analyze academic-scientific production on the theme of African and Afro-Brazilian culture in School Physical Education, through a systematic review of the literature. We chose the years 2018 to 2022 as the time frame, in which we identified 22 productions that were analyzed and discussed in thematic categories. The analysis showed that the studies covered all three levels of basic education, with a higher incidence of studies on the early years of primary education. This indicates that early childhood education and secondary education require a greater increase in studies on this subject. Another finding that caught our attention was the small number of studies on schools located in quilombola communities. It is necessary to strengthen links with traditional African and Afro-Brazilian knowledge, shedding light on the knowledge of their original communities.Keywords: African and Afro-Brazilian Culture. School Physical Education. Systematic Review. Producción académico-científica sobre temas africanos y afrobrasileños en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue identificar y analizar la producción académico-científica sobre el tema de la cultura africana y afrobrasileña en la Educación Física Escolar, por medio de una revisión bibliográfica sistemática. Elegimos como marco temporal los años 2018 a 2022, en los cuales identificamos 22 producciones que fueron analizadas y discutidas en categorías temáticas. El análisis mostró que los estudios abarcaron los tres niveles de la educación básica, con mayor incidencia de estudios sobre los primeros años de la educación primaria. Esto indica que la educación infantil y la enseñanza secundaria requieren un mayor aumento de estudios sobre este tema. Otro hallazgo que llamó la atención fue el escaso número de estudios sobre escuelas ubicadas en comunidades quilombolas. Es necesario fortalecer los vínculos con los saberes tradicionales africanos y afrobrasileños, arrojando luz sobre los conocimientos de sus comunidades originarias.Palabras clave: Cultura Africana y Afrobrasileña. Educación Física Escolar. Revisión Sistemática.Produção acadêmico-científica sobre a temática africana e afro-brasileira na educação física escolar ResumoA presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a produção acadêmico-científica sobre a temática da cultura africana e afro-brasileira na Educação Física Escolar, por meio da revisão sistemática da literatura. Elegemos como recorte temporal os anos de 2018 a 2022, nos quais identificamos 22 produções que foram analisadas e discutidas em categorias temáticas. A análise permitiu observar que os estudos contemplaram os três níveis da Educação Básica, com maior incidência de trabalhos nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal dado indica que a educação infantil e ensino médio requerem maior incremento de estudos com esta temática. Outro dado que chamou a atenção foi o número reduzido de pesquisas em escolas localizadas em comunidades quilombolas, sendo necessário estreitar os vínculos com os saberes tradicionais africanos e afro-brasileiros, lançando luzes aos conhecimentos em suas comunidades originárias.Palavras-chave: Cultura Africana e Afro-Brasileira. Educação Física Escolar. Revisão Sistemática. Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education AbstractThis research aimed to identify and analyze academic-scientific production on the theme of African and Afro-Brazilian culture in School Physical Education, through a systematic review of the literature. We chose the years 2018 to 2022 as the time frame, in which we identified 22 productions that were analyzed and discussed in thematic categories. The analysis showed that the studies covered all three levels of basic education, with a higher incidence of studies on the early years of primary education. This indicates that early childhood education and secondary education require a greater increase in studies on this subject. Another finding that caught our attention was the small number of studies on schools located in quilombola communities. It is necessary to strengthen links with traditional African and Afro-Brazilian knowledge, shedding light on the knowledge of their original communities.Keywords: African and Afro-Brazilian Culture. School Physical Education. Systematic Review. Producción académico-científica sobre temas africanos y afrobrasileños en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue identificar y analizar la producción académico-científica sobre el tema de la cultura africana y afrobrasileña en la Educación Física Escolar, por medio de una revisión bibliográfica sistemática. Elegimos como marco temporal los años 2018 a 2022, en los cuales identificamos 22 producciones que fueron analizadas y discutidas en categorías temáticas. El análisis mostró que los estudios abarcaron los tres niveles de la educación básica, con mayor incidencia de estudios sobre los primeros años de la educación primaria. Esto indica que la educación infantil y la enseñanza secundaria requieren un mayor aumento de estudios sobre este tema. Otro hallazgo que llamó la atención fue el escaso número de estudios sobre escuelas ubicadas en comunidades quilombolas. Es necesario fortalecer los vínculos con los saberes tradicionales africanos y afrobrasileños, arrojando luz sobre los conocimientos de sus comunidades originarias.Palabras clave: Cultura Africana y Afrobrasileña. Educación Física Escolar. Revisión Sistemática.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2024-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p178-18710.29181/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 8 n. 2 (2024): Motricidades: Rev. SPQMH; 178-187Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 8 No. 2 (2024): Motricities: Journal SPQMH; 178-187Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 8 Núm. 2 (2024): Motricidades: Rev. SPQMH; 178-1872594-646310.29181/2594-6463-2024-v8-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187/488http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187/489Copyright (c) 2024 Samuel Feliciano Pereira, Denise Aparecida Corrêa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Samuel FelicianoCorrêa , Denise Aparecida2024-08-23T02:08:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2024-08-23T02:08:51Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education
Producción académico-científica sobre temas africanos y afrobrasileños en la educación física escolar
Produção acadêmico-científica sobre a temática africana e afro-brasileira na educação física escolar
title Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education
spellingShingle Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education
Pereira, Samuel Feliciano
Cultura Africana e Afro-Brasileira
Educação Física Escolar
Revisão Sistemática
Cultura Africana y Afrobrasileña
Educación Física Escolar
Revisión Sistemática
African and Afro-Brazilian Culture
School Physical Education
Systematic Review
title_short Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education
title_full Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education
title_fullStr Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education
title_full_unstemmed Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education
title_sort Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education
author Pereira, Samuel Feliciano
author_facet Pereira, Samuel Feliciano
Corrêa , Denise Aparecida
author_role author
author2 Corrêa , Denise Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Samuel Feliciano
Corrêa , Denise Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Africana e Afro-Brasileira
Educação Física Escolar
Revisão Sistemática
Cultura Africana y Afrobrasileña
Educación Física Escolar
Revisión Sistemática
African and Afro-Brazilian Culture
School Physical Education
Systematic Review
topic Cultura Africana e Afro-Brasileira
Educação Física Escolar
Revisão Sistemática
Cultura Africana y Afrobrasileña
Educación Física Escolar
Revisión Sistemática
African and Afro-Brazilian Culture
School Physical Education
Systematic Review
description Produção acadêmico-científica sobre a temática africana e afro-brasileira na educação física escolar ResumoA presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a produção acadêmico-científica sobre a temática da cultura africana e afro-brasileira na Educação Física Escolar, por meio da revisão sistemática da literatura. Elegemos como recorte temporal os anos de 2018 a 2022, nos quais identificamos 22 produções que foram analisadas e discutidas em categorias temáticas. A análise permitiu observar que os estudos contemplaram os três níveis da Educação Básica, com maior incidência de trabalhos nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal dado indica que a educação infantil e ensino médio requerem maior incremento de estudos com esta temática. Outro dado que chamou a atenção foi o número reduzido de pesquisas em escolas localizadas em comunidades quilombolas, sendo necessário estreitar os vínculos com os saberes tradicionais africanos e afro-brasileiros, lançando luzes aos conhecimentos em suas comunidades originárias.Palavras-chave: Cultura Africana e Afro-Brasileira. Educação Física Escolar. Revisão Sistemática. Academic-scientific production on african and afro-brazilian themes in school physical education AbstractThis research aimed to identify and analyze academic-scientific production on the theme of African and Afro-Brazilian culture in School Physical Education, through a systematic review of the literature. We chose the years 2018 to 2022 as the time frame, in which we identified 22 productions that were analyzed and discussed in thematic categories. The analysis showed that the studies covered all three levels of basic education, with a higher incidence of studies on the early years of primary education. This indicates that early childhood education and secondary education require a greater increase in studies on this subject. Another finding that caught our attention was the small number of studies on schools located in quilombola communities. It is necessary to strengthen links with traditional African and Afro-Brazilian knowledge, shedding light on the knowledge of their original communities.Keywords: African and Afro-Brazilian Culture. School Physical Education. Systematic Review. Producción académico-científica sobre temas africanos y afrobrasileños en la educación física escolar ResumenEl objetivo de esta investigación fue identificar y analizar la producción académico-científica sobre el tema de la cultura africana y afrobrasileña en la Educación Física Escolar, por medio de una revisión bibliográfica sistemática. Elegimos como marco temporal los años 2018 a 2022, en los cuales identificamos 22 producciones que fueron analizadas y discutidas en categorías temáticas. El análisis mostró que los estudios abarcaron los tres niveles de la educación básica, con mayor incidencia de estudios sobre los primeros años de la educación primaria. Esto indica que la educación infantil y la enseñanza secundaria requieren un mayor aumento de estudios sobre este tema. Otro hallazgo que llamó la atención fue el escaso número de estudios sobre escuelas ubicadas en comunidades quilombolas. Es necesario fortalecer los vínculos con los saberes tradicionales africanos y afrobrasileños, arrojando luz sobre los conocimientos de sus comunidades originarias.Palabras clave: Cultura Africana y Afrobrasileña. Educación Física Escolar. Revisión Sistemática.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187
10.29181/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187/488
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n2-p178-187/489
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Samuel Feliciano Pereira, Denise Aparecida Corrêa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Samuel Feliciano Pereira, Denise Aparecida Corrêa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 8 n. 2 (2024): Motricidades: Rev. SPQMH; 178-187
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 8 No. 2 (2024): Motricities: Journal SPQMH; 178-187
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 8 Núm. 2 (2024): Motricidades: Rev. SPQMH; 178-187
2594-6463
10.29181/2594-6463-2024-v8-n2
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858873844465664