Inserção do professor de educação física no programa de ensino integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Guilherme Augusto da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Amorim Filho, Mário Lucio de, Ramos, Glauco Nunes Souto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p259-271
Resumo: Resumo O Programa de Ensino Integral (PEI) possui a proposta de aumentar a carga horária e alterar a matriz curricular das escolas fundamentadas pela Base Nacional Comum Curricular, acrescentando atividades além das aulas regulares. O artigo tem o objetivo de analisar a inserção profissional de um professor de Educação Física no PEI. Foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, através de uma entrevista estruturada com o professor. A partir disso, foram evidenciadas as temáticas relacionadas à trajetória profissional do professor, à inserção docente ao PEI e aos aspectos positivos e negativos do Programa. Com isso, percebeu-se que tanto a proposta em si quanto a parte diversificada do PEI são consideradas boas, porém, as atribuições específicas ao professor são excessivas e conseguiriam ser amenizadas com a contratação de mais professores no Programa. Sugere-se novos estudos com mais professores de Educação Física e outros atores educacionais.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Inserção Profissional. Estudo de Caso. Insertion of physical education teacher in the programa de ensino integral Abstract The Programa de Educação Integral (PEI) has the purpose of increasing the classess time and change the education content of schools based on the Base Nacional Comum Curricular, by adding extra activities to regular classes. This paper aims to analyze the experience lived by a teacher of physical education in PEI. A case study was carried out with a qualitative approach, by a structured interview with the teacher. From this study, it was highlighted the themes related to the teacher's professional trajectory, the teacher's insertion to this program and its positive and negative aspects. In this way, it was concluded that both the proposal and the diversified aspect of PEI are considered good, however, specific attributions to the teacher are excessive and could be softened by hiring more teachers for this program. Further studies with more teachers of physical education and other educational actors are suggested.Keywords: School Physical Education. Professional Insertion. Case Study. Inserción de profesor de educación física en el programa de ensino integral Resumen El Programa de Educação Integral (PEI) tiene el propósito de aumentar el tiempo de clases y cambiar el contenido educativo de las escuelas en la Base Nacional Comum Curricular, agregando actividades extra a las clases regulares. Este trabajo tiene como objetivo analizar la experiencia vivida por un docente de educación física en el PEI. Se realizó un estudio de caso con enfoque cualitativo, mediante entrevista estructurada con el docente. De este estudio se destacaron los temas relacionados con la trayectoria profesional del docente, la inserción del docente en el programa y sus aspectos positivos y negativos. De esta manera, se concluyó que tanto la propuesta como el aspecto diversificado del PEI se consideran buenos, sin embargo, las atribuciones específicas al docente son excesivas y podrían suavizarse contratando más docentes para este programa. Se sugieren más estudios con más profesores de educación física y otros actores educativos.Palabras clave: Educación Física Escolar. Inserción Profesional. Estudio de Caso.
id SPQMH_ce421fd2c11220b9798ed10b52d35d69
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/115
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Inserção do professor de educação física no programa de ensino integralInsertion of physical education teacher in the programa de ensino integralInserción de profesor de educación física en el programa de ensino integralSchool Physical EducationProfessional InsertionCase StudyEducação Física EscolarInserção ProfissionalEstudo de CasoEducación Física EscolarInserción ProfesionalEstudio de CasoResumo O Programa de Ensino Integral (PEI) possui a proposta de aumentar a carga horária e alterar a matriz curricular das escolas fundamentadas pela Base Nacional Comum Curricular, acrescentando atividades além das aulas regulares. O artigo tem o objetivo de analisar a inserção profissional de um professor de Educação Física no PEI. Foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, através de uma entrevista estruturada com o professor. A partir disso, foram evidenciadas as temáticas relacionadas à trajetória profissional do professor, à inserção docente ao PEI e aos aspectos positivos e negativos do Programa. Com isso, percebeu-se que tanto a proposta em si quanto a parte diversificada do PEI são consideradas boas, porém, as atribuições específicas ao professor são excessivas e conseguiriam ser amenizadas com a contratação de mais professores no Programa. Sugere-se novos estudos com mais professores de Educação Física e outros atores educacionais.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Inserção Profissional. Estudo de Caso. Insertion of physical education teacher in the programa de ensino integral Abstract The Programa de Educação Integral (PEI) has the purpose of increasing the classess time and change the education content of schools based on the Base Nacional Comum Curricular, by adding extra activities to regular classes. This paper aims to analyze the experience lived by a teacher of physical education in PEI. A case study was carried out with a qualitative approach, by a structured interview with the teacher. From this study, it was highlighted the themes related to the teacher's professional trajectory, the teacher's insertion to this program and its positive and negative aspects. In this way, it was concluded that both the proposal and the diversified aspect of PEI are considered good, however, specific attributions to the teacher are excessive and could be softened by hiring more teachers for this program. Further studies with more teachers of physical education and other educational actors are suggested.Keywords: School Physical Education. Professional Insertion. Case Study. Inserción de profesor de educación física en el programa de ensino integral Resumen El Programa de Educação Integral (PEI) tiene el propósito de aumentar el tiempo de clases y cambiar el contenido educativo de las escuelas en la Base Nacional Comum Curricular, agregando actividades extra a las clases regulares. Este trabajo tiene como objetivo analizar la experiencia vivida por un docente de educación física en el PEI. Se realizó un estudio de caso con enfoque cualitativo, mediante entrevista estructurada con el docente. De este estudio se destacaron los temas relacionados con la trayectoria profesional del docente, la inserción del docente en el programa y sus aspectos positivos y negativos. De esta manera, se concluyó que tanto la propuesta como el aspecto diversificado del PEI se consideran buenos, sin embargo, las atribuciones específicas al docente son excesivas y podrían suavizarse contratando más docentes para este programa. Se sugieren más estudios con más profesores de educación física y otros actores educativos.Palabras clave: Educación Física Escolar. Inserción Profesional. Estudio de Caso.Resumo O Programa de Ensino Integral (PEI) possui a proposta de aumentar a carga horária e alterar a matriz curricular das escolas fundamentadas pela Base Nacional Comum Curricular, acrescentando atividades além das aulas regulares. O artigo tem o objetivo de analisar a inserção profissional de um professor de Educação Física no PEI. Foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, através de uma entrevista estruturada com o professor. A partir disso, foram evidenciadas as temáticas relacionadas à trajetória profissional do professor, à inserção docente ao PEI e aos aspectos positivos e negativos do Programa. Com isso, percebeu-se que tanto a proposta em si quanto a parte diversificada do PEI são consideradas boas, porém, as atribuições específicas ao professor são excessivas e conseguiriam ser amenizadas com a contratação de mais professores no Programa. Sugere-se novos estudos com mais professores de Educação Física e outros atores educacionais.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Inserção Profissional. Estudo de Caso. Insertion of physical education teacher in the programa de ensino integral Abstract The Programa de Educação Integral (PEI) has the purpose of increasing the classess time and change the education content of schools based on the Base Nacional Comum Curricular, by adding extra activities to regular classes. This paper aims to analyze the experience lived by a teacher of physical education in PEI. A case study was carried out with a qualitative approach, by a structured interview with the teacher. From this study, it was highlighted the themes related to the teacher's professional trajectory, the teacher's insertion to this program and its positive and negative aspects. In this way, it was concluded that both the proposal and the diversified aspect of PEI are considered good, however, specific attributions to the teacher are excessive and could be softened by hiring more teachers for this program. Further studies with more teachers of physical education and other educational actors are suggested.Keywords: School Physical Education. Professional Insertion. Case Study. Inserción de profesor de educación física en el programa de ensino integral Resumen El Programa de Educação Integral (PEI) tiene el propósito de aumentar el tiempo de clases y cambiar el contenido educativo de las escuelas en la Base Nacional Comum Curricular, agregando actividades extra a las clases regulares. Este trabajo tiene como objetivo analizar la experiencia vivida por un docente de educación física en el PEI. Se realizó un estudio de caso con enfoque cualitativo, mediante entrevista estructurada con el docente. De este estudio se destacaron los temas relacionados con la trayectoria profesional del docente, la inserción del docente en el programa y sus aspectos positivos y negativos. De esta manera, se concluyó que tanto la propuesta como el aspecto diversificado del PEI se consideran buenos, sin embargo, las atribuciones específicas al docente son excesivas y podrían suavizarse contratando más docentes para este programa. Se sugieren más estudios con más profesores de educación física y otros actores educativos.Palabras clave: Educación Física Escolar. Inserción Profesional. Estudio de Caso.Resumo O Programa de Ensino Integral (PEI) possui a proposta de aumentar a carga horária e alterar a matriz curricular das escolas fundamentadas pela Base Nacional Comum Curricular, acrescentando atividades além das aulas regulares. O artigo tem o objetivo de analisar a inserção profissional de um professor de Educação Física no PEI. Foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, através de uma entrevista estruturada com o professor. A partir disso, foram evidenciadas as temáticas relacionadas à trajetória profissional do professor, à inserção docente ao PEI e aos aspectos positivos e negativos do Programa. Com isso, percebeu-se que tanto a proposta em si quanto a parte diversificada do PEI são consideradas boas, porém, as atribuições específicas ao professor são excessivas e conseguiriam ser amenizadas com a contratação de mais professores no Programa. Sugere-se novos estudos com mais professores de Educação Física e outros atores educacionais.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Inserção Profissional. Estudo de Caso. Insertion of physical education teacher in the programa de ensino integral Abstract The Programa de Educação Integral (PEI) has the purpose of increasing the classess time and change the education content of schools based on the Base Nacional Comum Curricular, by adding extra activities to regular classes. This paper aims to analyze the experience lived by a teacher of physical education in PEI. A case study was carried out with a qualitative approach, by a structured interview with the teacher. From this study, it was highlighted the themes related to the teacher's professional trajectory, the teacher's insertion to this program and its positive and negative aspects. In this way, it was concluded that both the proposal and the diversified aspect of PEI are considered good, however, specific attributions to the teacher are excessive and could be softened by hiring more teachers for this program. Further studies with more teachers of physical education and other educational actors are suggested.Keywords: School Physical Education. Professional Insertion. Case Study. Inserción de profesor de educación física en el programa de ensino integral Resumen El Programa de Educação Integral (PEI) tiene el propósito de aumentar el tiempo de clases y cambiar el contenido educativo de las escuelas en la Base Nacional Comum Curricular, agregando actividades extra a las clases regulares. Este trabajo tiene como objetivo analizar la experiencia vivida por un docente de educación física en el PEI. Se realizó un estudio de caso con enfoque cualitativo, mediante entrevista estructurada con el docente. De este estudio se destacaron los temas relacionados con la trayectoria profesional del docente, la inserción del docente en el programa y sus aspectos positivos y negativos. De esta manera, se concluyó que tanto la propuesta como el aspecto diversificado del PEI se consideran buenos, sin embargo, las atribuciones específicas al docente son excesivas y podrían suavizarse contratando más docentes para este programa. Se sugieren más estudios con más profesores de educación física y otros actores educativos.Palabras clave: Educación Física Escolar. Inserción Profesional. Estudio de Caso.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p259-27110.29181/2594-6463-2020-v4-n3-p259-271MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 3 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 259-271Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 3 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 259-271Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 3 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 259-2712594-646310.29181/2594-6463-2020-v4-n3reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p259-271/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p259-271/htmlCopyright (c) 2020 Guilherme Augusto da Silva, Mário Lucio de Amorim Filho, Glauco Nunes Souto Ramoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Guilherme Augusto daAmorim Filho, Mário Lucio deRamos, Glauco Nunes Souto2022-02-26T02:08:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/115Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T02:08:36Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserção do professor de educação física no programa de ensino integral
Insertion of physical education teacher in the programa de ensino integral
Inserción de profesor de educación física en el programa de ensino integral
title Inserção do professor de educação física no programa de ensino integral
spellingShingle Inserção do professor de educação física no programa de ensino integral
Silva, Guilherme Augusto da
School Physical Education
Professional Insertion
Case Study
Educação Física Escolar
Inserção Profissional
Estudo de Caso
Educación Física Escolar
Inserción Profesional
Estudio de Caso
title_short Inserção do professor de educação física no programa de ensino integral
title_full Inserção do professor de educação física no programa de ensino integral
title_fullStr Inserção do professor de educação física no programa de ensino integral
title_full_unstemmed Inserção do professor de educação física no programa de ensino integral
title_sort Inserção do professor de educação física no programa de ensino integral
author Silva, Guilherme Augusto da
author_facet Silva, Guilherme Augusto da
Amorim Filho, Mário Lucio de
Ramos, Glauco Nunes Souto
author_role author
author2 Amorim Filho, Mário Lucio de
Ramos, Glauco Nunes Souto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Guilherme Augusto da
Amorim Filho, Mário Lucio de
Ramos, Glauco Nunes Souto
dc.subject.por.fl_str_mv School Physical Education
Professional Insertion
Case Study
Educação Física Escolar
Inserção Profissional
Estudo de Caso
Educación Física Escolar
Inserción Profesional
Estudio de Caso
topic School Physical Education
Professional Insertion
Case Study
Educação Física Escolar
Inserção Profissional
Estudo de Caso
Educación Física Escolar
Inserción Profesional
Estudio de Caso
description Resumo O Programa de Ensino Integral (PEI) possui a proposta de aumentar a carga horária e alterar a matriz curricular das escolas fundamentadas pela Base Nacional Comum Curricular, acrescentando atividades além das aulas regulares. O artigo tem o objetivo de analisar a inserção profissional de um professor de Educação Física no PEI. Foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, através de uma entrevista estruturada com o professor. A partir disso, foram evidenciadas as temáticas relacionadas à trajetória profissional do professor, à inserção docente ao PEI e aos aspectos positivos e negativos do Programa. Com isso, percebeu-se que tanto a proposta em si quanto a parte diversificada do PEI são consideradas boas, porém, as atribuições específicas ao professor são excessivas e conseguiriam ser amenizadas com a contratação de mais professores no Programa. Sugere-se novos estudos com mais professores de Educação Física e outros atores educacionais.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Inserção Profissional. Estudo de Caso. Insertion of physical education teacher in the programa de ensino integral Abstract The Programa de Educação Integral (PEI) has the purpose of increasing the classess time and change the education content of schools based on the Base Nacional Comum Curricular, by adding extra activities to regular classes. This paper aims to analyze the experience lived by a teacher of physical education in PEI. A case study was carried out with a qualitative approach, by a structured interview with the teacher. From this study, it was highlighted the themes related to the teacher's professional trajectory, the teacher's insertion to this program and its positive and negative aspects. In this way, it was concluded that both the proposal and the diversified aspect of PEI are considered good, however, specific attributions to the teacher are excessive and could be softened by hiring more teachers for this program. Further studies with more teachers of physical education and other educational actors are suggested.Keywords: School Physical Education. Professional Insertion. Case Study. Inserción de profesor de educación física en el programa de ensino integral Resumen El Programa de Educação Integral (PEI) tiene el propósito de aumentar el tiempo de clases y cambiar el contenido educativo de las escuelas en la Base Nacional Comum Curricular, agregando actividades extra a las clases regulares. Este trabajo tiene como objetivo analizar la experiencia vivida por un docente de educación física en el PEI. Se realizó un estudio de caso con enfoque cualitativo, mediante entrevista estructurada con el docente. De este estudio se destacaron los temas relacionados con la trayectoria profesional del docente, la inserción del docente en el programa y sus aspectos positivos y negativos. De esta manera, se concluyó que tanto la propuesta como el aspecto diversificado del PEI se consideran buenos, sin embargo, las atribuciones específicas al docente son excesivas y podrían suavizarse contratando más docentes para este programa. Se sugieren más estudios con más profesores de educación física y otros actores educativos.Palabras clave: Educación Física Escolar. Inserción Profesional. Estudio de Caso.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p259-271
10.29181/2594-6463-2020-v4-n3-p259-271
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p259-271
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2020-v4-n3-p259-271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p259-271/pdf
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p259-271/html
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 3 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 259-271
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 3 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 259-271
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 3 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 259-271
2594-6463
10.29181/2594-6463-2020-v4-n3
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858873051742208