Sport education in school physical education: perspectives of 9th-grade students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Guilherme de Arruda Carvalho
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mizuno Lemos, Fábio Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p171-181
Resumo: Ensino do esporte na educação física escolar: perspectivas de estudantes do 9º ano ResumoO objetivo deste estudo foi investigar as perspectivas discentes sobre o desenvolvimento de unidades didáticas de ensino do esporte em aulas de Educação Física Escolar para alunos de duas turmas de 9º ano de uma escola pública de Campinas-SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram realizadas duas unidades didáticas com modelos de ensino e modalidades esportivas tradicionais e inovadores. A coleta de dados foi realizada por meio da gravação das rodas de conversa realizadas após a aplicação de cada unidade didática. Os dados obtidos foram analisados sob a modalidade fenômeno situado. As análises decorrentes das duas experiências demonstraram, na primeira delas, as perspectivas discentes em relação ao conforto de permanecer com que é conhecido frente os desequilíbrios causados pela mudança, e na segunda, um contexto pelo qual as falas foram direcionadas às facilidades e dificuldades no aprendizado e na interação e linguagem.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Ensino do Esporte. Educação Libertadora. Sport education in school physical education: perspectives of 9th-grade students AbstractThe objective of this study was to investigate students' perspectives on the development of didactic units for teaching sports in School Physical Education classes for two 9th-grade classes in a public school in Campinas-SP. This was a qualitative research in which two didactic units were implemented with traditional and innovative teaching models and sports modalities. Data collection was carried out through the recording of conversation circles held after the application of each didactic unit. The data obtained were analyzed under the situated phenomenon modality. The analyses resulting from both experiences showed, in the first, students' perspectives on the comfort of sticking with what is known in the face of the imbalances caused by change, and in the second, a context where discussions focused on the ease and difficulties in learning, interaction, and language.Keywords: School Physical Education. Sports Teaching. Education for Liberation. Enseñanza del deporte en la educación física escolar: perspectivas de estudiantes de noveno grado ResumenEl objetivo de este estudio fue investigar las perspectivas de los estudiantes sobre el desarrollo de unidades didácticas para la enseñanza del deporte en clases de Educación Física Escolar para dos grupos de noveno grado en una escuela pública en Campinas-SP. Se trata de una investigación cualitativa en la que se implementaron dos unidades didácticas con modelos de enseñanza y modalidades deportivas tradicionales e innovadoras. La recopilación de datos se llevó a cabo mediante la grabación de las conversaciones realizadas después de la aplicación de cada unidad didáctica. Los datos obtenidos se analizaron utilizando el enfoque de fenómeno situado. Los análisis resultantes de ambas experiencias mostraron, en la primera de ellas, las perspectivas de los estudiantes sobre la comodidad de aferrarse a lo conocido frente a los desequilibrios causados por el cambio, y en la segunda, un contexto en el que las conversaciones se centraron en las facilidades y dificultades en el aprendizaje, la interacción y el lenguaje.Palabras clave: Educación Física Escolar. Enseñanza del Deporte. Educación para la Liberación.
id SPQMH_d4888596489473e2c587c61e8c3acf29
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/226
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Sport education in school physical education: perspectives of 9th-grade studentsEnseñanza del deporte en la educación física escolar: perspectivas de estudiantes de noveno gradoEnsino do esporte na educação física escolar: perspectivas de estudantes do 9º anoEducación Física EscolarEnseñanza del DeporteEducación para la LiberaciónSchool Physical EducationSports TeachingEducation for LiberationEducação Física EscolarEnsino do EsporteEducação LibertadoraEnsino do esporte na educação física escolar: perspectivas de estudantes do 9º ano ResumoO objetivo deste estudo foi investigar as perspectivas discentes sobre o desenvolvimento de unidades didáticas de ensino do esporte em aulas de Educação Física Escolar para alunos de duas turmas de 9º ano de uma escola pública de Campinas-SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram realizadas duas unidades didáticas com modelos de ensino e modalidades esportivas tradicionais e inovadores. A coleta de dados foi realizada por meio da gravação das rodas de conversa realizadas após a aplicação de cada unidade didática. Os dados obtidos foram analisados sob a modalidade fenômeno situado. As análises decorrentes das duas experiências demonstraram, na primeira delas, as perspectivas discentes em relação ao conforto de permanecer com que é conhecido frente os desequilíbrios causados pela mudança, e na segunda, um contexto pelo qual as falas foram direcionadas às facilidades e dificuldades no aprendizado e na interação e linguagem.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Ensino do Esporte. Educação Libertadora. Sport education in school physical education: perspectives of 9th-grade students AbstractThe objective of this study was to investigate students' perspectives on the development of didactic units for teaching sports in School Physical Education classes for two 9th-grade classes in a public school in Campinas-SP. This was a qualitative research in which two didactic units were implemented with traditional and innovative teaching models and sports modalities. Data collection was carried out through the recording of conversation circles held after the application of each didactic unit. The data obtained were analyzed under the situated phenomenon modality. The analyses resulting from both experiences showed, in the first, students' perspectives on the comfort of sticking with what is known in the face of the imbalances caused by change, and in the second, a context where discussions focused on the ease and difficulties in learning, interaction, and language.Keywords: School Physical Education. Sports Teaching. Education for Liberation. Enseñanza del deporte en la educación física escolar: perspectivas de estudiantes de noveno grado ResumenEl objetivo de este estudio fue investigar las perspectivas de los estudiantes sobre el desarrollo de unidades didácticas para la enseñanza del deporte en clases de Educación Física Escolar para dos grupos de noveno grado en una escuela pública en Campinas-SP. Se trata de una investigación cualitativa en la que se implementaron dos unidades didácticas con modelos de enseñanza y modalidades deportivas tradicionales e innovadoras. La recopilación de datos se llevó a cabo mediante la grabación de las conversaciones realizadas después de la aplicación de cada unidad didáctica. Los datos obtenidos se analizaron utilizando el enfoque de fenómeno situado. Los análisis resultantes de ambas experiencias mostraron, en la primera de ellas, las perspectivas de los estudiantes sobre la comodidad de aferrarse a lo conocido frente a los desequilibrios causados por el cambio, y en la segunda, un contexto en el que las conversaciones se centraron en las facilidades y dificultades en el aprendizaje, la interacción y el lenguaje.Palabras clave: Educación Física Escolar. Enseñanza del Deporte. Educación para la Liberación.Ensino do esporte na educação física escolar: perspectivas de estudantes do 9º ano ResumoO objetivo deste estudo foi investigar as perspectivas discentes sobre o desenvolvimento de unidades didáticas de ensino do esporte em aulas de Educação Física Escolar para alunos de duas turmas de 9º ano de uma escola pública de Campinas-SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram realizadas duas unidades didáticas com modelos de ensino e modalidades esportivas tradicionais e inovadores. A coleta de dados foi realizada por meio da gravação das rodas de conversa realizadas após a aplicação de cada unidade didática. Os dados obtidos foram analisados sob a modalidade fenômeno situado. As análises decorrentes das duas experiências demonstraram, na primeira delas, as perspectivas discentes em relação ao conforto de permanecer com que é conhecido frente os desequilíbrios causados pela mudança, e na segunda, um contexto pelo qual as falas foram direcionadas às facilidades e dificuldades no aprendizado e na interação e linguagem.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Ensino do Esporte. Educação Libertadora. Sport education in school physical education: perspectives of 9th-grade students AbstractThe objective of this study was to investigate students' perspectives on the development of didactic units for teaching sports in School Physical Education classes for two 9th-grade classes in a public school in Campinas-SP. This was a qualitative research in which two didactic units were implemented with traditional and innovative teaching models and sports modalities. Data collection was carried out through the recording of conversation circles held after the application of each didactic unit. The data obtained were analyzed under the situated phenomenon modality. The analyses resulting from both experiences showed, in the first, students' perspectives on the comfort of sticking with what is known in the face of the imbalances caused by change, and in the second, a context where discussions focused on the ease and difficulties in learning, interaction, and language.Keywords: School Physical Education. Sports Teaching. Education for Liberation. Enseñanza del deporte en la educación física escolar: perspectivas de estudiantes de noveno grado ResumenEl objetivo de este estudio fue investigar las perspectivas de los estudiantes sobre el desarrollo de unidades didácticas para la enseñanza del deporte en clases de Educación Física Escolar para dos grupos de noveno grado en una escuela pública en Campinas-SP. Se trata de una investigación cualitativa en la que se implementaron dos unidades didácticas con modelos de enseñanza y modalidades deportivas tradicionales e innovadoras. La recopilación de datos se llevó a cabo mediante la grabación de las conversaciones realizadas después de la aplicación de cada unidad didáctica. Los datos obtenidos se analizaron utilizando el enfoque de fenómeno situado. Los análisis resultantes de ambas experiencias mostraron, en la primera de ellas, las perspectivas de los estudiantes sobre la comodidad de aferrarse a lo conocido frente a los desequilibrios causados por el cambio, y en la segunda, un contexto en el que las conversaciones se centraron en las facilidades y dificultades en el aprendizaje, la interacción y el lenguaje.Palabras clave: Educación Física Escolar. Enseñanza del Deporte. Educación para la Liberación.Ensino do esporte na educação física escolar: perspectivas de estudantes do 9º ano ResumoO objetivo deste estudo foi investigar as perspectivas discentes sobre o desenvolvimento de unidades didáticas de ensino do esporte em aulas de Educação Física Escolar para alunos de duas turmas de 9º ano de uma escola pública de Campinas-SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram realizadas duas unidades didáticas com modelos de ensino e modalidades esportivas tradicionais e inovadores. A coleta de dados foi realizada por meio da gravação das rodas de conversa realizadas após a aplicação de cada unidade didática. Os dados obtidos foram analisados sob a modalidade fenômeno situado. As análises decorrentes das duas experiências demonstraram, na primeira delas, as perspectivas discentes em relação ao conforto de permanecer com que é conhecido frente os desequilíbrios causados pela mudança, e na segunda, um contexto pelo qual as falas foram direcionadas às facilidades e dificuldades no aprendizado e na interação e linguagem.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Ensino do Esporte. Educação Libertadora. Sport education in school physical education: perspectives of 9th-grade students AbstractThe objective of this study was to investigate students' perspectives on the development of didactic units for teaching sports in School Physical Education classes for two 9th-grade classes in a public school in Campinas-SP. This was a qualitative research in which two didactic units were implemented with traditional and innovative teaching models and sports modalities. Data collection was carried out through the recording of conversation circles held after the application of each didactic unit. The data obtained were analyzed under the situated phenomenon modality. The analyses resulting from both experiences showed, in the first, students' perspectives on the comfort of sticking with what is known in the face of the imbalances caused by change, and in the second, a context where discussions focused on the ease and difficulties in learning, interaction, and language.Keywords: School Physical Education. Sports Teaching. Education for Liberation. Enseñanza del deporte en la educación física escolar: perspectivas de estudiantes de noveno grado ResumenEl objetivo de este estudio fue investigar las perspectivas de los estudiantes sobre el desarrollo de unidades didácticas para la enseñanza del deporte en clases de Educación Física Escolar para dos grupos de noveno grado en una escuela pública en Campinas-SP. Se trata de una investigación cualitativa en la que se implementaron dos unidades didácticas con modelos de enseñanza y modalidades deportivas tradicionales e innovadoras. La recopilación de datos se llevó a cabo mediante la grabación de las conversaciones realizadas después de la aplicación de cada unidad didáctica. Los datos obtenidos se analizaron utilizando el enfoque de fenómeno situado. Los análisis resultantes de ambas experiencias mostraron, en la primera de ellas, las perspectivas de los estudiantes sobre la comodidad de aferrarse a lo conocido frente a los desequilibrios causados por el cambio, y en la segunda, un contexto en el que las conversaciones se centraron en las facilidades y dificultades en el aprendizaje, la interacción y el lenguaje.Palabras clave: Educación Física Escolar. Enseñanza del Deporte. Educación para la Liberación.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2023-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p171-18110.29181/2594-6463-2023-v7-n3-p171-181MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 3 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 171-181Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 3 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 171-181Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 3 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 171-1812594-646310.29181/2594-6463-2023-v7-n3reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p171-181/428http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p171-181/429Copyright (c) 2023 Guilherme de Arruda Carvalho Freitas, Fábio Ricardo Mizuno Lemoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Guilherme de Arruda CarvalhoMizuno Lemos, Fábio Ricardo2023-12-08T01:54:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/226Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2023-12-08T01:54:58Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Sport education in school physical education: perspectives of 9th-grade students
Enseñanza del deporte en la educación física escolar: perspectivas de estudiantes de noveno grado
Ensino do esporte na educação física escolar: perspectivas de estudantes do 9º ano
title Sport education in school physical education: perspectives of 9th-grade students
spellingShingle Sport education in school physical education: perspectives of 9th-grade students
Freitas, Guilherme de Arruda Carvalho
Educación Física Escolar
Enseñanza del Deporte
Educación para la Liberación
School Physical Education
Sports Teaching
Education for Liberation
Educação Física Escolar
Ensino do Esporte
Educação Libertadora
title_short Sport education in school physical education: perspectives of 9th-grade students
title_full Sport education in school physical education: perspectives of 9th-grade students
title_fullStr Sport education in school physical education: perspectives of 9th-grade students
title_full_unstemmed Sport education in school physical education: perspectives of 9th-grade students
title_sort Sport education in school physical education: perspectives of 9th-grade students
author Freitas, Guilherme de Arruda Carvalho
author_facet Freitas, Guilherme de Arruda Carvalho
Mizuno Lemos, Fábio Ricardo
author_role author
author2 Mizuno Lemos, Fábio Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Guilherme de Arruda Carvalho
Mizuno Lemos, Fábio Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educación Física Escolar
Enseñanza del Deporte
Educación para la Liberación
School Physical Education
Sports Teaching
Education for Liberation
Educação Física Escolar
Ensino do Esporte
Educação Libertadora
topic Educación Física Escolar
Enseñanza del Deporte
Educación para la Liberación
School Physical Education
Sports Teaching
Education for Liberation
Educação Física Escolar
Ensino do Esporte
Educação Libertadora
description Ensino do esporte na educação física escolar: perspectivas de estudantes do 9º ano ResumoO objetivo deste estudo foi investigar as perspectivas discentes sobre o desenvolvimento de unidades didáticas de ensino do esporte em aulas de Educação Física Escolar para alunos de duas turmas de 9º ano de uma escola pública de Campinas-SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram realizadas duas unidades didáticas com modelos de ensino e modalidades esportivas tradicionais e inovadores. A coleta de dados foi realizada por meio da gravação das rodas de conversa realizadas após a aplicação de cada unidade didática. Os dados obtidos foram analisados sob a modalidade fenômeno situado. As análises decorrentes das duas experiências demonstraram, na primeira delas, as perspectivas discentes em relação ao conforto de permanecer com que é conhecido frente os desequilíbrios causados pela mudança, e na segunda, um contexto pelo qual as falas foram direcionadas às facilidades e dificuldades no aprendizado e na interação e linguagem.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Ensino do Esporte. Educação Libertadora. Sport education in school physical education: perspectives of 9th-grade students AbstractThe objective of this study was to investigate students' perspectives on the development of didactic units for teaching sports in School Physical Education classes for two 9th-grade classes in a public school in Campinas-SP. This was a qualitative research in which two didactic units were implemented with traditional and innovative teaching models and sports modalities. Data collection was carried out through the recording of conversation circles held after the application of each didactic unit. The data obtained were analyzed under the situated phenomenon modality. The analyses resulting from both experiences showed, in the first, students' perspectives on the comfort of sticking with what is known in the face of the imbalances caused by change, and in the second, a context where discussions focused on the ease and difficulties in learning, interaction, and language.Keywords: School Physical Education. Sports Teaching. Education for Liberation. Enseñanza del deporte en la educación física escolar: perspectivas de estudiantes de noveno grado ResumenEl objetivo de este estudio fue investigar las perspectivas de los estudiantes sobre el desarrollo de unidades didácticas para la enseñanza del deporte en clases de Educación Física Escolar para dos grupos de noveno grado en una escuela pública en Campinas-SP. Se trata de una investigación cualitativa en la que se implementaron dos unidades didácticas con modelos de enseñanza y modalidades deportivas tradicionales e innovadoras. La recopilación de datos se llevó a cabo mediante la grabación de las conversaciones realizadas después de la aplicación de cada unidad didáctica. Los datos obtenidos se analizaron utilizando el enfoque de fenómeno situado. Los análisis resultantes de ambas experiencias mostraron, en la primera de ellas, las perspectivas de los estudiantes sobre la comodidad de aferrarse a lo conocido frente a los desequilibrios causados por el cambio, y en la segunda, un contexto en el que las conversaciones se centraron en las facilidades y dificultades en el aprendizaje, la interacción y el lenguaje.Palabras clave: Educación Física Escolar. Enseñanza del Deporte. Educación para la Liberación.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p171-181
10.29181/2594-6463-2023-v7-n3-p171-181
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p171-181
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2023-v7-n3-p171-181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p171-181/428
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p171-181/429
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Guilherme de Arruda Carvalho Freitas, Fábio Ricardo Mizuno Lemos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Guilherme de Arruda Carvalho Freitas, Fábio Ricardo Mizuno Lemos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 3 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 171-181
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 3 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 171-181
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 3 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 171-181
2594-6463
10.29181/2594-6463-2023-v7-n3
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858873753239552