Processos educativos na prática de produção de alimentos: alternativas para a educação alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrão Ballak Dias, Marina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Verrangia, Douglas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n1-p4-14
Resumo: Processos educativos na prática de produção de alimentos: alternativas para a educação alimentar ResumoA fim de contribuir para a construção de uma perspectiva de educação alimentar e nutricional (EAN) que considere efetivamente a complexidade do ato alimentar, esta pesquisa buscou identificar processos educativos decorrentes da prática social de uma Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), em São Carlos-SP. Com inspiração etnográfica, a coleta de dados baseada na fenomenologia de Merleau-Ponty, e a análise no método fenomenológico descritivo de Amadeo Giorgi. Os resultados mostram que na CSA há um equilíbrio entre aprendizagens de componentes conceituais, procedimentais e atitudinais. Além disso, os afetos são elementos centrais para os processos educativos ali vividos, pois pautam a relação entre sujeitos e o mundo, permitindo que os saberes se construam de forma integrada. Consideramos que as práticas escolares de EAN se beneficiariam muito redirecionando o enfoque exclusivamente conceitual para um balanço entre tipos de saberes e para a inclusão de elementos que favorecessem a afetividade, a fim de produzirem transformações mais profundas nos hábitos alimentares dos educandos.Palavras-chave: Educação Alimentar e Nutricional. Afetos. Educação não formal. Agricultura. Educational processes in the practice of producing food: Alternatives to food and nutritional education AbstractIn order to contribute to the construction of a perspective of a food and nutrition education (EAN) that effectively considers the complexity of the act of eating, this research sought to identify educational processes arising from the social practice of a Community that Supports Agriculture (CSA), in São Carlos-SP. With ethnographic inspiration, the data collection is based on Merleau-Ponty's phenomenology, and the analysis on Amadeo Giorgi's descriptive phenomenological method. The results show that in CSA there is a balance between learning of conceptual, procedural, and attitudinal components. In addition, the affections are central elements related to educational processes, because they guide the relationship between subjects and the world, allowing the knowledge to be built in an integrated way. We believe that the school practices of Nutrition and Nutrition Education would benefit greatly by redirecting the exclusively conceptual focus to a balance between types of knowledge and to the inclusion of elements that favor affectivity, in order to produce deeper changes in the students' eating habits.Keywords: Food and nutritional education. Affections. Non-formal education. Agriculture. Procesos educativos en la práctica de la producción de alimentos: alternativas para la educación alimentaria ResumenPara contribuir a la construcción de una perspectiva de la educación alimentaria y nutricional (EAN) que considere efectivamente la complejidad del acto de comer, esta investigación buscó identificar los procesos educativos que surgen de la práctica social de una Comunidad que Sustenta la Agricultura (CSA), en São Carlos-SP. De inspiración etnográfica, la recogida de datos se basa en la fenomenología de Merleau-Ponty y el análisis en el método fenomenológico descriptivo de Amadeo Giorgi. Los resultados muestran que en el CSA existe un equilibrio entre los componentes conceptuales, procedimentales y actitudinales del aprendizaje. Además, los afectos son elementos centrales para los procesos educativos vividos, porque guían la relación entre los sujetos y el mundo, permitiendo que el conocimiento se construya de forma integrada. Consideramos que las prácticas escolares de Educación Nutricional se verían muy beneficiadas si se reorientara el enfoque exclusivamente conceptual hacia un equilibrio entre tipos de conocimiento y la inclusión de elementos que promuevan la afectividad, con el fin de producir cambios más profundos en los hábitos alimentarios de los alumnos.Palabras clave: Educación alimentaria y nutricional. Afectos. Educación no formal. Agricultura.
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Com inspiração etnográfica, a coleta de dados baseada na fenomenologia de Merleau-Ponty, e a análise no método fenomenológico descritivo de Amadeo Giorgi. Os resultados mostram que na CSA há um equilíbrio entre aprendizagens de componentes conceituais, procedimentais e atitudinais. Além disso, os afetos são elementos centrais para os processos educativos ali vividos, pois pautam a relação entre sujeitos e o mundo, permitindo que os saberes se construam de forma integrada. Consideramos que as práticas escolares de EAN se beneficiariam muito redirecionando o enfoque exclusivamente conceitual para um balanço entre tipos de saberes e para a inclusão de elementos que favorecessem a afetividade, a fim de produzirem transformações mais profundas nos hábitos alimentares dos educandos.Palavras-chave: Educação Alimentar e Nutricional. Afetos. Educação não formal. Agricultura. Educational processes in the practice of producing food: Alternatives to food and nutritional education AbstractIn order to contribute to the construction of a perspective of a food and nutrition education (EAN) that effectively considers the complexity of the act of eating, this research sought to identify educational processes arising from the social practice of a Community that Supports Agriculture (CSA), in São Carlos-SP. With ethnographic inspiration, the data collection is based on Merleau-Ponty's phenomenology, and the analysis on Amadeo Giorgi's descriptive phenomenological method. The results show that in CSA there is a balance between learning of conceptual, procedural, and attitudinal components. In addition, the affections are central elements related to educational processes, because they guide the relationship between subjects and the world, allowing the knowledge to be built in an integrated way. We believe that the school practices of Nutrition and Nutrition Education would benefit greatly by redirecting the exclusively conceptual focus to a balance between types of knowledge and to the inclusion of elements that favor affectivity, in order to produce deeper changes in the students' eating habits.Keywords: Food and nutritional education. Affections. Non-formal education. Agriculture. Procesos educativos en la práctica de la producción de alimentos: alternativas para la educación alimentaria ResumenPara contribuir a la construcción de una perspectiva de la educación alimentaria y nutricional (EAN) que considere efectivamente la complejidad del acto de comer, esta investigación buscó identificar los procesos educativos que surgen de la práctica social de una Comunidad que Sustenta la Agricultura (CSA), en São Carlos-SP. De inspiración etnográfica, la recogida de datos se basa en la fenomenología de Merleau-Ponty y el análisis en el método fenomenológico descriptivo de Amadeo Giorgi. Los resultados muestran que en el CSA existe un equilibrio entre los componentes conceptuales, procedimentales y actitudinales del aprendizaje. Además, los afectos son elementos centrales para los procesos educativos vividos, porque guían la relación entre los sujetos y el mundo, permitiendo que el conocimiento se construya de forma integrada. Consideramos que las prácticas escolares de Educación Nutricional se verían muy beneficiadas si se reorientara el enfoque exclusivamente conceptual hacia un equilibrio entre tipos de conocimiento y la inclusión de elementos que promuevan la afectividad, con el fin de producir cambios más profundos en los hábitos alimentarios de los alumnos.Palabras clave: Educación alimentaria y nutricional. Afectos. Educación no formal. Agricultura.Processos educativos na prática de produção de alimentos: alternativas para a educação alimentar ResumoA fim de contribuir para a construção de uma perspectiva de educação alimentar e nutricional (EAN) que considere efetivamente a complexidade do ato alimentar, esta pesquisa buscou identificar processos educativos decorrentes da prática social de uma Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), em São Carlos-SP. Com inspiração etnográfica, a coleta de dados baseada na fenomenologia de Merleau-Ponty, e a análise no método fenomenológico descritivo de Amadeo Giorgi. Os resultados mostram que na CSA há um equilíbrio entre aprendizagens de componentes conceituais, procedimentais e atitudinais. Além disso, os afetos são elementos centrais para os processos educativos ali vividos, pois pautam a relação entre sujeitos e o mundo, permitindo que os saberes se construam de forma integrada. Consideramos que as práticas escolares de EAN se beneficiariam muito redirecionando o enfoque exclusivamente conceitual para um balanço entre tipos de saberes e para a inclusão de elementos que favorecessem a afetividade, a fim de produzirem transformações mais profundas nos hábitos alimentares dos educandos.Palavras-chave: Educação Alimentar e Nutricional. Afetos. Educação não formal. Agricultura. Educational processes in the practice of producing food: Alternatives to food and nutritional education AbstractIn order to contribute to the construction of a perspective of a food and nutrition education (EAN) that effectively considers the complexity of the act of eating, this research sought to identify educational processes arising from the social practice of a Community that Supports Agriculture (CSA), in São Carlos-SP. With ethnographic inspiration, the data collection is based on Merleau-Ponty's phenomenology, and the analysis on Amadeo Giorgi's descriptive phenomenological method. The results show that in CSA there is a balance between learning of conceptual, procedural, and attitudinal components. In addition, the affections are central elements related to educational processes, because they guide the relationship between subjects and the world, allowing the knowledge to be built in an integrated way. We believe that the school practices of Nutrition and Nutrition Education would benefit greatly by redirecting the exclusively conceptual focus to a balance between types of knowledge and to the inclusion of elements that favor affectivity, in order to produce deeper changes in the students' eating habits.Keywords: Food and nutritional education. Affections. Non-formal education. Agriculture. Procesos educativos en la práctica de la producción de alimentos: alternativas para la educación alimentaria ResumenPara contribuir a la construcción de una perspectiva de la educación alimentaria y nutricional (EAN) que considere efectivamente la complejidad del acto de comer, esta investigación buscó identificar los procesos educativos que surgen de la práctica social de una Comunidad que Sustenta la Agricultura (CSA), en São Carlos-SP. De inspiración etnográfica, la recogida de datos se basa en la fenomenología de Merleau-Ponty y el análisis en el método fenomenológico descriptivo de Amadeo Giorgi. Los resultados muestran que en el CSA existe un equilibrio entre los componentes conceptuales, procedimentales y actitudinales del aprendizaje. Además, los afectos son elementos centrales para los procesos educativos vividos, porque guían la relación entre los sujetos y el mundo, permitiendo que el conocimiento se construya de forma integrada. Consideramos que las prácticas escolares de Educación Nutricional se verían muy beneficiadas si se reorientara el enfoque exclusivamente conceptual hacia un equilibrio entre tipos de conocimiento y la inclusión de elementos que promuevan la afectividad, con el fin de producir cambios más profundos en los hábitos alimentarios de los alumnos.Palabras clave: Educación alimentaria y nutricional. Afectos. Educación no formal. Agricultura.Processos educativos na prática de produção de alimentos: alternativas para a educação alimentar ResumoA fim de contribuir para a construção de uma perspectiva de educação alimentar e nutricional (EAN) que considere efetivamente a complexidade do ato alimentar, esta pesquisa buscou identificar processos educativos decorrentes da prática social de uma Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), em São Carlos-SP. Com inspiração etnográfica, a coleta de dados baseada na fenomenologia de Merleau-Ponty, e a análise no método fenomenológico descritivo de Amadeo Giorgi. Os resultados mostram que na CSA há um equilíbrio entre aprendizagens de componentes conceituais, procedimentais e atitudinais. Além disso, os afetos são elementos centrais para os processos educativos ali vividos, pois pautam a relação entre sujeitos e o mundo, permitindo que os saberes se construam de forma integrada. Consideramos que as práticas escolares de EAN se beneficiariam muito redirecionando o enfoque exclusivamente conceitual para um balanço entre tipos de saberes e para a inclusão de elementos que favorecessem a afetividade, a fim de produzirem transformações mais profundas nos hábitos alimentares dos educandos.Palavras-chave: Educação Alimentar e Nutricional. Afetos. Educação não formal. Agricultura. Educational processes in the practice of producing food: Alternatives to food and nutritional education AbstractIn order to contribute to the construction of a perspective of a food and nutrition education (EAN) that effectively considers the complexity of the act of eating, this research sought to identify educational processes arising from the social practice of a Community that Supports Agriculture (CSA), in São Carlos-SP. With ethnographic inspiration, the data collection is based on Merleau-Ponty's phenomenology, and the analysis on Amadeo Giorgi's descriptive phenomenological method. The results show that in CSA there is a balance between learning of conceptual, procedural, and attitudinal components. In addition, the affections are central elements related to educational processes, because they guide the relationship between subjects and the world, allowing the knowledge to be built in an integrated way. We believe that the school practices of Nutrition and Nutrition Education would benefit greatly by redirecting the exclusively conceptual focus to a balance between types of knowledge and to the inclusion of elements that favor affectivity, in order to produce deeper changes in the students' eating habits.Keywords: Food and nutritional education. Affections. Non-formal education. Agriculture. Procesos educativos en la práctica de la producción de alimentos: alternativas para la educación alimentaria ResumenPara contribuir a la construcción de una perspectiva de la educación alimentaria y nutricional (EAN) que considere efectivamente la complejidad del acto de comer, esta investigación buscó identificar los procesos educativos que surgen de la práctica social de una Comunidad que Sustenta la Agricultura (CSA), en São Carlos-SP. De inspiración etnográfica, la recogida de datos se basa en la fenomenología de Merleau-Ponty y el análisis en el método fenomenológico descriptivo de Amadeo Giorgi. Los resultados muestran que en el CSA existe un equilibrio entre los componentes conceptuales, procedimentales y actitudinales del aprendizaje. Además, los afectos son elementos centrales para los procesos educativos vividos, porque guían la relación entre los sujetos y el mundo, permitiendo que el conocimiento se construya de forma integrada. Consideramos que las prácticas escolares de Educación Nutricional se verían muy beneficiadas si se reorientara el enfoque exclusivamente conceptual hacia un equilibrio entre tipos de conocimiento y la inclusión de elementos que promuevan la afectividad, con el fin de producir cambios más profundos en los hábitos alimentarios de los alumnos.Palabras clave: Educación alimentaria y nutricional. Afectos. Educación no formal. 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