Óbitos e feridos graves por acidentes de trânsito em Goiânia, Brasil - 2013: magnitude e fatores associados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mandacarú,Polyana Maria Pimenta
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rabelo,Ionara Vieira Moura, Silva,Maria Aparecida Alves da, Tobias,Gabriela Camargo, Morais Neto,Otaliba Libânio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Epidemiologia e Serviços de Saúde
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222018000200303
Resumo: Resumo Objetivo: identificar a magnitude e fatores associados ao óbito e lesões graves entre vítimas de acidentes de trânsito ocorridos na área urbana de Goiânia, Brasil. Métodos: estudo transversal com linkage entre registros do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) e ocorrências de acidentes de trânsito, no período de janeiro a junho de 2013; utilizou-se a regressão de Poisson. Resultados: entre 9.795 vítimas identificadas, houve 155 óbitos e 1.225 feridos graves; ciclistas (razão de incidência [RI]=2,26; IC95% 1,19;4,30) e pedestres (RI=2,12; IC95% 1,26;3,58) tiveram maior risco de morte, enquanto o risco de lesões graves foi superior entre motociclistas (RI=2,38; IC95% 2,01;2,83), ciclistas (RI=2,35; IC95% 1,76;3,13) e pedestres (RI=2,83; IC95% 2,27;3,53). Conclusão: o estudo revelou número de óbitos e feridos graves mais próximo do real e identificou grupos vulneráveis, possível alvo para o planejamento de ações de segurança no trânsito.
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