Óbitos e feridos graves por acidentes de trânsito em Goiânia, Brasil - 2013: magnitude e fatores associados
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Epidemiologia e Serviços de Saúde |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222018000200303 |
Resumo: | Resumo Objetivo: identificar a magnitude e fatores associados ao óbito e lesões graves entre vítimas de acidentes de trânsito ocorridos na área urbana de Goiânia, Brasil. Métodos: estudo transversal com linkage entre registros do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) e ocorrências de acidentes de trânsito, no período de janeiro a junho de 2013; utilizou-se a regressão de Poisson. Resultados: entre 9.795 vítimas identificadas, houve 155 óbitos e 1.225 feridos graves; ciclistas (razão de incidência [RI]=2,26; IC95% 1,19;4,30) e pedestres (RI=2,12; IC95% 1,26;3,58) tiveram maior risco de morte, enquanto o risco de lesões graves foi superior entre motociclistas (RI=2,38; IC95% 2,01;2,83), ciclistas (RI=2,35; IC95% 1,76;3,13) e pedestres (RI=2,83; IC95% 2,27;3,53). Conclusão: o estudo revelou número de óbitos e feridos graves mais próximo do real e identificou grupos vulneráveis, possível alvo para o planejamento de ações de segurança no trânsito. |
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Óbitos e feridos graves por acidentes de trânsito em Goiânia, Brasil - 2013: magnitude e fatores associadosAnálise por PareamentoAcidentes de TrânsitoMortalidadeMorbidadeEstudos TransversaisResumo Objetivo: identificar a magnitude e fatores associados ao óbito e lesões graves entre vítimas de acidentes de trânsito ocorridos na área urbana de Goiânia, Brasil. Métodos: estudo transversal com linkage entre registros do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) e ocorrências de acidentes de trânsito, no período de janeiro a junho de 2013; utilizou-se a regressão de Poisson. Resultados: entre 9.795 vítimas identificadas, houve 155 óbitos e 1.225 feridos graves; ciclistas (razão de incidência [RI]=2,26; IC95% 1,19;4,30) e pedestres (RI=2,12; IC95% 1,26;3,58) tiveram maior risco de morte, enquanto o risco de lesões graves foi superior entre motociclistas (RI=2,38; IC95% 2,01;2,83), ciclistas (RI=2,35; IC95% 1,76;3,13) e pedestres (RI=2,83; IC95% 2,27;3,53). Conclusão: o estudo revelou número de óbitos e feridos graves mais próximo do real e identificou grupos vulneráveis, possível alvo para o planejamento de ações de segurança no trânsito.Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasil2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222018000200303Epidemiologia e Serviços de Saúde v.27 n.2 2018reponame:Epidemiologia e Serviços de Saúdeinstname:Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasilinstacron:SVS10.5123/s1679-49742018000200001info:eu-repo/semantics/openAccessMandacarú,Polyana Maria PimentaRabelo,Ionara Vieira MouraSilva,Maria Aparecida Alves daTobias,Gabriela CamargoMorais Neto,Otaliba Libânio depor2018-08-15T00:00:00Zoai:scielo:S2237-96222018000200303Revistahttp://ress.iec.gov.br/ress/?lang=ptPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpress.svs@gmail.com||revista.svs@saude.gov.br2237-96221679-4974opendoar:2018-08-15T00:00Epidemiologia e Serviços de Saúde - Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasilfalse |
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