Tendências da mortalidade por acidentes de transporte terrestre no município de Goiânia, Brasil, 2006-2014
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Epidemiologia e Serviços de Saúde |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222018000400314 |
Resumo: | Resumo Objetivo: estimar tendências da mortalidade por acidentes de transporte terrestre (ATT) em Goiânia, de 2006 a 2014. Métodos: estudo ecológico com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), e dados populacionais do DATASUS e Prefeitura de Goiânia. Foi realizada análise das séries temporais de mortalidade por ATT padronizada. Resultados: foram incluídos 3.347 óbitos. Verificaram-se tendências significativas de mortalidade: pedestres (taxa de incremento médio anual percentual - TIA%: -4,7; IC95% -8,2;-1,1) e automóveis (TIA%: 2,6; IC95% 0,2;5,1), em Goiânia; pedestres (TIA%: -11,3; IC95% -20,7;-0,8), motocicletas (TIA%: -13,5; IC95% -19,0;-7,7) e automóveis (TIA%: 12,9; IC95% 2,6;24,2), no Distrito Sul; pedestres (TIA%: -7,8; IC95% -14,0;-1,2), no Distrito Oeste, e automóveis (TIA%: -7,4; IC95% -13,8;-0,5), no Distrito Campinas-Centro. As demais séries apresentaram estacionariedade. Conclusão: Goiânia apresentou redução da mortalidade por ATT para pedestres e aumento para ocupantes de automóveis. Nos distritos sanitários, foi observada redução para pedestres/motocicletas no Sul e aumento para automóveis. Houve redução para pedestres e automóveis nos distritos Oeste e Campinas-Centro, respectivamente. |
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Tendências da mortalidade por acidentes de transporte terrestre no município de Goiânia, Brasil, 2006-2014Acidentes de TrânsitoMortalidadeEstudos de Séries TemporaisSistemas de InformaçãoResumo Objetivo: estimar tendências da mortalidade por acidentes de transporte terrestre (ATT) em Goiânia, de 2006 a 2014. Métodos: estudo ecológico com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), e dados populacionais do DATASUS e Prefeitura de Goiânia. Foi realizada análise das séries temporais de mortalidade por ATT padronizada. Resultados: foram incluídos 3.347 óbitos. Verificaram-se tendências significativas de mortalidade: pedestres (taxa de incremento médio anual percentual - TIA%: -4,7; IC95% -8,2;-1,1) e automóveis (TIA%: 2,6; IC95% 0,2;5,1), em Goiânia; pedestres (TIA%: -11,3; IC95% -20,7;-0,8), motocicletas (TIA%: -13,5; IC95% -19,0;-7,7) e automóveis (TIA%: 12,9; IC95% 2,6;24,2), no Distrito Sul; pedestres (TIA%: -7,8; IC95% -14,0;-1,2), no Distrito Oeste, e automóveis (TIA%: -7,4; IC95% -13,8;-0,5), no Distrito Campinas-Centro. As demais séries apresentaram estacionariedade. Conclusão: Goiânia apresentou redução da mortalidade por ATT para pedestres e aumento para ocupantes de automóveis. Nos distritos sanitários, foi observada redução para pedestres/motocicletas no Sul e aumento para automóveis. Houve redução para pedestres e automóveis nos distritos Oeste e Campinas-Centro, respectivamente.Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasil2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222018000400314Epidemiologia e Serviços de Saúde v.27 n.4 2018reponame:Epidemiologia e Serviços de Saúdeinstname:Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasilinstacron:SVS10.5123/s1679-49742018000400015info:eu-repo/semantics/openAccessAquino,Érika Carvalho deNeves,Carlos MagnoMorais Neto,Otaliba Libâniopor2018-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S2237-96222018000400314Revistahttp://ress.iec.gov.br/ress/?lang=ptPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpress.svs@gmail.com||revista.svs@saude.gov.br2237-96221679-4974opendoar:2018-12-11T00:00Epidemiologia e Serviços de Saúde - Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasilfalse |
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