Crimes contra a Administração Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Agapito
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Controle (Online)
Texto Completo: https://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/16
Resumo: O presente trabalho põe em discussão importantes aspectos relacionados aos crimes contra a Administração Pública. De início, faz-se uma recapitulação dos conceitos de crime e seus elementos, de Administração Pública e de funcionário público. Em seguida, detalham-se os crimes praticados por particular ou por funcionário público contra a Administração Pública, bem como os crimes contra a Administração da Justiça e contra as Finanças Públicas. Após diferenciar os crimes funcionais comuns dos crimes de responsabilidade, o presente artigo trata do ato de ofício na corrupção passiva, citando os casos “Collor”, “Mensalão” e “Petrolão”. Defende-se que o fato de a vantagem indevida (solicitada, recebida ou aceita) estar relacionada ao ato de ofício do servidor é quilometricamente distante de ser necessária a prática desse ato de ofício para a configuração do crime de corrupção passiva, mormente tratando-se de um crime formal, como é o caso do caput do art. 317 do Código Penal. Analisam-se, também, as teses de conceituados juristas acerca da perda do cargo como efeito automático da sentença e, ao final, são tecidas algumas considerações sobre a pena de cassação da aposentadoria e sobre os efeitos da absolvição criminal no âmbito federal.
id TC_CE_5f193bd76f1ad13e6917b36507c803ba
oai_identifier_str oai:ojs.revistacontrole.tce.ce.gov.br:article/16
network_acronym_str TC_CE
network_name_str Revista Controle (Online)
repository_id_str
spelling Crimes contra a Administração PúblicaCrimes contra a Administração Pública. Corrupção passiva. Ato de ofício. Perda do cargo.O presente trabalho põe em discussão importantes aspectos relacionados aos crimes contra a Administração Pública. De início, faz-se uma recapitulação dos conceitos de crime e seus elementos, de Administração Pública e de funcionário público. Em seguida, detalham-se os crimes praticados por particular ou por funcionário público contra a Administração Pública, bem como os crimes contra a Administração da Justiça e contra as Finanças Públicas. Após diferenciar os crimes funcionais comuns dos crimes de responsabilidade, o presente artigo trata do ato de ofício na corrupção passiva, citando os casos “Collor”, “Mensalão” e “Petrolão”. Defende-se que o fato de a vantagem indevida (solicitada, recebida ou aceita) estar relacionada ao ato de ofício do servidor é quilometricamente distante de ser necessária a prática desse ato de ofício para a configuração do crime de corrupção passiva, mormente tratando-se de um crime formal, como é o caso do caput do art. 317 do Código Penal. Analisam-se, também, as teses de conceituados juristas acerca da perda do cargo como efeito automático da sentença e, ao final, são tecidas algumas considerações sobre a pena de cassação da aposentadoria e sobre os efeitos da absolvição criminal no âmbito federal.Tribunal de Contas do Estado do Ceará2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/1610.32586/rcda.v13i2.16Revista Controle - Doutrina e Artigos; v. 13 n. 2 (2015); 300-3522525-33871980-086X10.32586/rcda.v13i2reponame:Revista Controle (Online)instname:Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCCE)instacron:TC_CEporhttps://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/16/17Copyright (c) 2015 Revista Controle - doutrinas e artigosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Agapito2019-11-25T10:53:40Zoai:ojs.revistacontrole.tce.ce.gov.br:article/16Revistahttps://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDAPUBhttps://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/oairevistacontrole@tce.ce.gov.br || josimar.batista@tce.ce.gov.br2525-33871980-086Xopendoar:2019-11-25T10:53:40Revista Controle (Online) - Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Crimes contra a Administração Pública
title Crimes contra a Administração Pública
spellingShingle Crimes contra a Administração Pública
Machado, Agapito
Crimes contra a Administração Pública. Corrupção passiva. Ato de ofício. Perda do cargo.
title_short Crimes contra a Administração Pública
title_full Crimes contra a Administração Pública
title_fullStr Crimes contra a Administração Pública
title_full_unstemmed Crimes contra a Administração Pública
title_sort Crimes contra a Administração Pública
author Machado, Agapito
author_facet Machado, Agapito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Agapito
dc.subject.por.fl_str_mv Crimes contra a Administração Pública. Corrupção passiva. Ato de ofício. Perda do cargo.
topic Crimes contra a Administração Pública. Corrupção passiva. Ato de ofício. Perda do cargo.
description O presente trabalho põe em discussão importantes aspectos relacionados aos crimes contra a Administração Pública. De início, faz-se uma recapitulação dos conceitos de crime e seus elementos, de Administração Pública e de funcionário público. Em seguida, detalham-se os crimes praticados por particular ou por funcionário público contra a Administração Pública, bem como os crimes contra a Administração da Justiça e contra as Finanças Públicas. Após diferenciar os crimes funcionais comuns dos crimes de responsabilidade, o presente artigo trata do ato de ofício na corrupção passiva, citando os casos “Collor”, “Mensalão” e “Petrolão”. Defende-se que o fato de a vantagem indevida (solicitada, recebida ou aceita) estar relacionada ao ato de ofício do servidor é quilometricamente distante de ser necessária a prática desse ato de ofício para a configuração do crime de corrupção passiva, mormente tratando-se de um crime formal, como é o caso do caput do art. 317 do Código Penal. Analisam-se, também, as teses de conceituados juristas acerca da perda do cargo como efeito automático da sentença e, ao final, são tecidas algumas considerações sobre a pena de cassação da aposentadoria e sobre os efeitos da absolvição criminal no âmbito federal.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/16
10.32586/rcda.v13i2.16
url https://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/16
identifier_str_mv 10.32586/rcda.v13i2.16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/16/17
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Controle - doutrinas e artigos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Controle - doutrinas e artigos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Tribunal de Contas do Estado do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Tribunal de Contas do Estado do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Revista Controle - Doutrina e Artigos; v. 13 n. 2 (2015); 300-352
2525-3387
1980-086X
10.32586/rcda.v13i2
reponame:Revista Controle (Online)
instname:Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCCE)
instacron:TC_CE
instname_str Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCCE)
instacron_str TC_CE
institution TC_CE
reponame_str Revista Controle (Online)
collection Revista Controle (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Controle (Online) - Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCCE)
repository.mail.fl_str_mv revistacontrole@tce.ce.gov.br || josimar.batista@tce.ce.gov.br
_version_ 1798315245388693504