AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM SERVIÇOS GASTRONÔMICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Filipe Pessoa dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Passos, Maria Eliza Assis dos, Paula, Nilma Morcerf de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/882
Resumo: A gestão de pessoas em serviços requer não apenas conhecimentos técnicos, mas também, a compreensão da dinâmica do comportamento humano nas relações de trabalho. O objetivo deste estudo foi identificar as relações interpessoais desenvolvidas no trabalho e o grau de satisfação de profissionais atuantes em serviços gastronômicos. Para isto, foi realizada uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, factual, descritiva e experimental. A amostra, selecionada por conveniência, foi composta por 18 funcionários de cinco restaurantes localizados na cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por de aplicação de questionário, compreendido de 54 questões fechadas e 1 aberta. Os resultados indicaram que os sentimentos de desconfiança e isolamento estão presentes entre os funcionários, bem como os de inveja, raiva, ciúmes e de injustiça, afetando negativamente o ambiente de trabalho. Na relação com chefia imediata os funcionários relataram receberem tratamento cordial, respeitoso e de confiança, contudo, se ressentem por não poderem usar a criatividade e por terem que se limitar a seguir regras. Observaram-se áreas carentes de atenção dentro do ambiente estudado, como relacionamento entre os funcionários, benefícios, remuneração, jornada de trabalho e perspectiva de carreira. A pesquisa, de caráter exploratório, abre caminho para novas discussões sobre a atuação dos profissionais da gastronomia.
id UAM-1_828145da25d9760892217a8f69aa7598
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/882
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM SERVIÇOS GASTRONÔMICOSGestão de PessoasGastronomiaRelações InterpessoaisSatisfaçãoA gestão de pessoas em serviços requer não apenas conhecimentos técnicos, mas também, a compreensão da dinâmica do comportamento humano nas relações de trabalho. O objetivo deste estudo foi identificar as relações interpessoais desenvolvidas no trabalho e o grau de satisfação de profissionais atuantes em serviços gastronômicos. Para isto, foi realizada uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, factual, descritiva e experimental. A amostra, selecionada por conveniência, foi composta por 18 funcionários de cinco restaurantes localizados na cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por de aplicação de questionário, compreendido de 54 questões fechadas e 1 aberta. Os resultados indicaram que os sentimentos de desconfiança e isolamento estão presentes entre os funcionários, bem como os de inveja, raiva, ciúmes e de injustiça, afetando negativamente o ambiente de trabalho. Na relação com chefia imediata os funcionários relataram receberem tratamento cordial, respeitoso e de confiança, contudo, se ressentem por não poderem usar a criatividade e por terem que se limitar a seguir regras. Observaram-se áreas carentes de atenção dentro do ambiente estudado, como relacionamento entre os funcionários, benefícios, remuneração, jornada de trabalho e perspectiva de carreira. A pesquisa, de caráter exploratório, abre caminho para novas discussões sobre a atuação dos profissionais da gastronomia.Universidade Anhembi Morumbi2020-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewPesquisa de campo; Quali-Quantiapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/88210.21714/2179-9164.2020.v17n2.007Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.17 n.02 - 2020; 109-1352179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/882/pdfCopyright (c) 2020 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Filipe Pessoa dosPassos, Maria Eliza Assis dosPaula, Nilma Morcerf de2020-06-25T11:45:25Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/882Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadehttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2020-06-25T11:45:25Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM SERVIÇOS GASTRONÔMICOS
title AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM SERVIÇOS GASTRONÔMICOS
spellingShingle AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM SERVIÇOS GASTRONÔMICOS
Santos, Filipe Pessoa dos
Gestão de Pessoas
Gastronomia
Relações Interpessoais
Satisfação
title_short AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM SERVIÇOS GASTRONÔMICOS
title_full AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM SERVIÇOS GASTRONÔMICOS
title_fullStr AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM SERVIÇOS GASTRONÔMICOS
title_full_unstemmed AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM SERVIÇOS GASTRONÔMICOS
title_sort AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM SERVIÇOS GASTRONÔMICOS
author Santos, Filipe Pessoa dos
author_facet Santos, Filipe Pessoa dos
Passos, Maria Eliza Assis dos
Paula, Nilma Morcerf de
author_role author
author2 Passos, Maria Eliza Assis dos
Paula, Nilma Morcerf de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Filipe Pessoa dos
Passos, Maria Eliza Assis dos
Paula, Nilma Morcerf de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de Pessoas
Gastronomia
Relações Interpessoais
Satisfação
topic Gestão de Pessoas
Gastronomia
Relações Interpessoais
Satisfação
description A gestão de pessoas em serviços requer não apenas conhecimentos técnicos, mas também, a compreensão da dinâmica do comportamento humano nas relações de trabalho. O objetivo deste estudo foi identificar as relações interpessoais desenvolvidas no trabalho e o grau de satisfação de profissionais atuantes em serviços gastronômicos. Para isto, foi realizada uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, factual, descritiva e experimental. A amostra, selecionada por conveniência, foi composta por 18 funcionários de cinco restaurantes localizados na cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por de aplicação de questionário, compreendido de 54 questões fechadas e 1 aberta. Os resultados indicaram que os sentimentos de desconfiança e isolamento estão presentes entre os funcionários, bem como os de inveja, raiva, ciúmes e de injustiça, afetando negativamente o ambiente de trabalho. Na relação com chefia imediata os funcionários relataram receberem tratamento cordial, respeitoso e de confiança, contudo, se ressentem por não poderem usar a criatividade e por terem que se limitar a seguir regras. Observaram-se áreas carentes de atenção dentro do ambiente estudado, como relacionamento entre os funcionários, benefícios, remuneração, jornada de trabalho e perspectiva de carreira. A pesquisa, de caráter exploratório, abre caminho para novas discussões sobre a atuação dos profissionais da gastronomia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
Pesquisa de campo; Quali-Quanti
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/882
10.21714/2179-9164.2020.v17n2.007
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/882
identifier_str_mv 10.21714/2179-9164.2020.v17n2.007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/882/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.17 n.02 - 2020; 109-135
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1799304137646538752