TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: PRÁTICAS ADOTADAS NA HOTELARIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, LYVIA CAMILA FERNANDES MADRUGA
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: TITO, ANA LUIZA ALBUQUERQUE, TRINDADE DA SILVA BARRETO, LEILIANNE MICHELLE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/933
Resumo: A qualificação e o preparo dos funcionários são elementos importantes para um bom desempenho dos empreendimentos hoteleiros. Os colaboradores precisam receber treinamento adequado para elevar a qualidade do serviço e alcançar a satisfação dos hóspedes. Entendendo o processo de treinamento e desenvolvimento como um fator preponderante para a capacitação de seus colaboradores, o presente estudo investiga como o treinamento e desenvolvimento é realizado em uma empresa hoteleira, descrevendo as práticas de treinamento e desenvolvimento adotadas pelo hotel, verificando como o processo de treinamento e desenvolvimento se relaciona com os demais processos de Gestão de Pessoas e analisando os benefícios e desafios do treinamento e desenvolvimento para o setor hoteleiro. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada através de um estudo de caso em um hotel de João Pessoa/PB, considerado um caso de sucesso no mercado. O estudo demonstrou que o hotel pesquisado desenvolve boas práticas de treinamento e desenvolvimento, possuindo um programa estruturado direcionado aos funcionários desde a sua contratação e que acompanha o seu crescimento na empresa. Fica evidente que o hotel pesquisado  tem ciência da importância do capital humano para se manter competitivo em um mercado dinâmico.
id UAM-1_93337ac2e9cd60cd8dfcab25f43a388d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/933
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: PRÁTICAS ADOTADAS NA HOTELARIAHotelariaGestão de PessoasTreinamentoDesenvolvimento.A qualificação e o preparo dos funcionários são elementos importantes para um bom desempenho dos empreendimentos hoteleiros. Os colaboradores precisam receber treinamento adequado para elevar a qualidade do serviço e alcançar a satisfação dos hóspedes. Entendendo o processo de treinamento e desenvolvimento como um fator preponderante para a capacitação de seus colaboradores, o presente estudo investiga como o treinamento e desenvolvimento é realizado em uma empresa hoteleira, descrevendo as práticas de treinamento e desenvolvimento adotadas pelo hotel, verificando como o processo de treinamento e desenvolvimento se relaciona com os demais processos de Gestão de Pessoas e analisando os benefícios e desafios do treinamento e desenvolvimento para o setor hoteleiro. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada através de um estudo de caso em um hotel de João Pessoa/PB, considerado um caso de sucesso no mercado. O estudo demonstrou que o hotel pesquisado desenvolve boas práticas de treinamento e desenvolvimento, possuindo um programa estruturado direcionado aos funcionários desde a sua contratação e que acompanha o seu crescimento na empresa. Fica evidente que o hotel pesquisado  tem ciência da importância do capital humano para se manter competitivo em um mercado dinâmico.Universidade Anhembi Morumbi2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/933Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.18 n.02 - 2021; 120-1452179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/933/pdf_1Copyright (c) 2021 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBARROS, LYVIA CAMILA FERNANDES MADRUGATITO, ANA LUIZA ALBUQUERQUETRINDADE DA SILVA BARRETO, LEILIANNE MICHELLE2021-09-23T12:02:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/933Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadehttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2021-09-23T12:02:04Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: PRÁTICAS ADOTADAS NA HOTELARIA
title TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: PRÁTICAS ADOTADAS NA HOTELARIA
spellingShingle TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: PRÁTICAS ADOTADAS NA HOTELARIA
BARROS, LYVIA CAMILA FERNANDES MADRUGA
Hotelaria
Gestão de Pessoas
Treinamento
Desenvolvimento.
title_short TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: PRÁTICAS ADOTADAS NA HOTELARIA
title_full TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: PRÁTICAS ADOTADAS NA HOTELARIA
title_fullStr TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: PRÁTICAS ADOTADAS NA HOTELARIA
title_full_unstemmed TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: PRÁTICAS ADOTADAS NA HOTELARIA
title_sort TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: PRÁTICAS ADOTADAS NA HOTELARIA
author BARROS, LYVIA CAMILA FERNANDES MADRUGA
author_facet BARROS, LYVIA CAMILA FERNANDES MADRUGA
TITO, ANA LUIZA ALBUQUERQUE
TRINDADE DA SILVA BARRETO, LEILIANNE MICHELLE
author_role author
author2 TITO, ANA LUIZA ALBUQUERQUE
TRINDADE DA SILVA BARRETO, LEILIANNE MICHELLE
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS, LYVIA CAMILA FERNANDES MADRUGA
TITO, ANA LUIZA ALBUQUERQUE
TRINDADE DA SILVA BARRETO, LEILIANNE MICHELLE
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria
Gestão de Pessoas
Treinamento
Desenvolvimento.
topic Hotelaria
Gestão de Pessoas
Treinamento
Desenvolvimento.
description A qualificação e o preparo dos funcionários são elementos importantes para um bom desempenho dos empreendimentos hoteleiros. Os colaboradores precisam receber treinamento adequado para elevar a qualidade do serviço e alcançar a satisfação dos hóspedes. Entendendo o processo de treinamento e desenvolvimento como um fator preponderante para a capacitação de seus colaboradores, o presente estudo investiga como o treinamento e desenvolvimento é realizado em uma empresa hoteleira, descrevendo as práticas de treinamento e desenvolvimento adotadas pelo hotel, verificando como o processo de treinamento e desenvolvimento se relaciona com os demais processos de Gestão de Pessoas e analisando os benefícios e desafios do treinamento e desenvolvimento para o setor hoteleiro. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada através de um estudo de caso em um hotel de João Pessoa/PB, considerado um caso de sucesso no mercado. O estudo demonstrou que o hotel pesquisado desenvolve boas práticas de treinamento e desenvolvimento, possuindo um programa estruturado direcionado aos funcionários desde a sua contratação e que acompanha o seu crescimento na empresa. Fica evidente que o hotel pesquisado  tem ciência da importância do capital humano para se manter competitivo em um mercado dinâmico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/933
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/933/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.18 n.02 - 2021; 120-145
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1799304137682190336