Ensino da língua portuguesa para surdos: contornos de práticas bilíngues

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias Júnior, Jurandir Ferreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
Texto Completo: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/718
Resumo: This dissertation is the result of research developed during the course Master of Language Sciences, at the line of research on language acquisition and development, to the degree of master. The aim of this study is to analyze the strategies and methods employed by Portuguese teachers to deaf students studying in primary and high schools in Recife that offer bilingual classrooms, checking the suitability for desired educational objectives. At this research, ten (10) teachers participated. They was 05 (five) from the private school and 05 (five) from the public school. We set up our corpus with questionnaire, interview and lesson observation forms. The theory was based on the work of Krashen (1984, 1995), Selinker (1972, 1978, 1994), Quadros (1997, 2006, 2009) and Brochado (2003), among others. Whereas the Portuguese language for the deaf is a second language (L2), the teaching of this language should be realized as such. However, it was not what we find in so-called bilingual classrooms, where the deaf person is present as a mere spectator of an event which does not participate. We realized, though, the need for adapting strategies and methods chosen by teachers for classroom time, in view of the specificities required for deaf students, the model inclusivist.
id UCAP_37de2ad8ed5e5d573f9c7695f7fb92f7
oai_identifier_str oai:tede2.unicap.br:tede/718
network_acronym_str UCAP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
repository_id_str 4646
spelling Cavalcanti, Wanilda Maria AlvesCPF:05375568420http://lattes.cnpq.br/2811642126779464Vieira, Stella Maria MirandaCPF:00000000000416http://lattes.cnpq.br/2708860343886339Aguiar, Marígia Ana de MouraCPF:78232961449http://lattes.cnpq.br/3414743790449351CPF:02790070431http://lattes.cnpq.br/1289409285606051Dias Júnior, Jurandir Ferreira2017-06-01T18:24:32Z2010-08-022010-06-21DIAS JÚNIOR, Jurandir Ferreira. Ensino da língua portuguesa para surdos: contornos de práticas bilíngues. 2010. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2010.http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/718This dissertation is the result of research developed during the course Master of Language Sciences, at the line of research on language acquisition and development, to the degree of master. The aim of this study is to analyze the strategies and methods employed by Portuguese teachers to deaf students studying in primary and high schools in Recife that offer bilingual classrooms, checking the suitability for desired educational objectives. At this research, ten (10) teachers participated. They was 05 (five) from the private school and 05 (five) from the public school. We set up our corpus with questionnaire, interview and lesson observation forms. The theory was based on the work of Krashen (1984, 1995), Selinker (1972, 1978, 1994), Quadros (1997, 2006, 2009) and Brochado (2003), among others. Whereas the Portuguese language for the deaf is a second language (L2), the teaching of this language should be realized as such. However, it was not what we find in so-called bilingual classrooms, where the deaf person is present as a mere spectator of an event which does not participate. We realized, though, the need for adapting strategies and methods chosen by teachers for classroom time, in view of the specificities required for deaf students, the model inclusivist.Esta dissertação é o resultado da pesquisa que desenvolvemos durante o curso Mestrado em Ciências da Linguagem, na linha de pesquisa em Aquisição e desenvolvimento da linguagem, para a obtenção do grau de mestre. O objetivo geral deste trabalho é analisar as estratégias e métodos empregados por professores de língua portuguesa para surdos que estudam no nível fundamental e no médio em escolas de Recife que oferecem salas de aula bilíngues, verificando a adequação aos objetivos pedagógicos pretendidos. Participaram desta pesquisa 10 (dez) professores, sendo 05 (cinco) da rede particular e 05 (cinco) da rede pública, a partir dos quais, constituímos o nosso corpus: questionário, entrevista e fichas de observação de aula. A base teórica fundamentou-se nos trabalhos de Krashen (1984, 1995), Selinker (1972, 1978, 1994), Quadros (1997, 2006, 2009) e Brochado (2003), entre outros. Considerando que a língua portuguesa para surdos constitui uma segunda língua (L2), o ensino desta língua deveria se concretizar como tal. No entanto, não foi o que pudemos encontrar nas salas de aula ditas bilíngues, em que o surdo se faz presente como um mero espectador de um evento do qual não participa. Percebemos, ainda, a necessidade de adequação das estratégias e métodos escolhidos pelos professores para o momento de aula, tendo em vista as especificidades requeridas por alunos surdos, no modelo inclusivista.Made available in DSpace on 2017-06-01T18:24:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_jurandir_ferreira_completo.pdf: 728239 bytes, checksum: cd3b210130aba9c760c64e869cebdb7b (MD5) Previous issue date: 2010-06-21application/pdfporUniversidade Católica de PernambucoMestrado em Ciências da LinguagemUNICAPBRCiências da Linguagemlíngua portuguesa - estudo e ensinobilinguismosurdos - educaçãolinguagem dos sinaisaquisição da segunda línguadissertaçõesportuguese language - study and teachingBilingualismdeaf - educationsign languagesecond language acquisitiondissertationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAEnsino da língua portuguesa para surdos: contornos de práticas bilínguesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAPinstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPORIGINALdissertacao_jurandir_ferreira_completo.pdfapplication/pdf728239http://tede2.unicap.br:8080/tede/bitstream/tede/718/1/dissertacao_jurandir_ferreira_completo.pdfcd3b210130aba9c760c64e869cebdb7bMD51tede/7182018-09-24 15:29:27.844oai:tede2.unicap.br:tede/718Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.unicap.br:8080/http://tede2.unicap.br:8080/oai/requestbiblioteca@unicap.br||biblioteca@unicap.bropendoar:46462018-09-24T18:29:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino da língua portuguesa para surdos: contornos de práticas bilíngues
title Ensino da língua portuguesa para surdos: contornos de práticas bilíngues
spellingShingle Ensino da língua portuguesa para surdos: contornos de práticas bilíngues
Dias Júnior, Jurandir Ferreira
língua portuguesa - estudo e ensino
bilinguismo
surdos - educação
linguagem dos sinais
aquisição da segunda língua
dissertações
portuguese language - study and teaching
Bilingualism
deaf - education
sign language
second language acquisition
dissertation
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Ensino da língua portuguesa para surdos: contornos de práticas bilíngues
title_full Ensino da língua portuguesa para surdos: contornos de práticas bilíngues
title_fullStr Ensino da língua portuguesa para surdos: contornos de práticas bilíngues
title_full_unstemmed Ensino da língua portuguesa para surdos: contornos de práticas bilíngues
title_sort Ensino da língua portuguesa para surdos: contornos de práticas bilíngues
author Dias Júnior, Jurandir Ferreira
author_facet Dias Júnior, Jurandir Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:05375568420
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2811642126779464
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vieira, Stella Maria Miranda
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000000416
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2708860343886339
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Aguiar, Marígia Ana de Moura
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:78232961449
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3414743790449351
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:02790070431
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1289409285606051
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias Júnior, Jurandir Ferreira
contributor_str_mv Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Vieira, Stella Maria Miranda
Aguiar, Marígia Ana de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv língua portuguesa - estudo e ensino
bilinguismo
surdos - educação
linguagem dos sinais
aquisição da segunda língua
dissertações
topic língua portuguesa - estudo e ensino
bilinguismo
surdos - educação
linguagem dos sinais
aquisição da segunda língua
dissertações
portuguese language - study and teaching
Bilingualism
deaf - education
sign language
second language acquisition
dissertation
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv portuguese language - study and teaching
Bilingualism
deaf - education
sign language
second language acquisition
dissertation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This dissertation is the result of research developed during the course Master of Language Sciences, at the line of research on language acquisition and development, to the degree of master. The aim of this study is to analyze the strategies and methods employed by Portuguese teachers to deaf students studying in primary and high schools in Recife that offer bilingual classrooms, checking the suitability for desired educational objectives. At this research, ten (10) teachers participated. They was 05 (five) from the private school and 05 (five) from the public school. We set up our corpus with questionnaire, interview and lesson observation forms. The theory was based on the work of Krashen (1984, 1995), Selinker (1972, 1978, 1994), Quadros (1997, 2006, 2009) and Brochado (2003), among others. Whereas the Portuguese language for the deaf is a second language (L2), the teaching of this language should be realized as such. However, it was not what we find in so-called bilingual classrooms, where the deaf person is present as a mere spectator of an event which does not participate. We realized, though, the need for adapting strategies and methods chosen by teachers for classroom time, in view of the specificities required for deaf students, the model inclusivist.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-01T18:24:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIAS JÚNIOR, Jurandir Ferreira. Ensino da língua portuguesa para surdos: contornos de práticas bilíngues. 2010. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/718
identifier_str_mv DIAS JÚNIOR, Jurandir Ferreira. Ensino da língua portuguesa para surdos: contornos de práticas bilíngues. 2010. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2010.
url http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Ciências da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNICAP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências da Linguagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
instname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron:UNICAP
instname_str Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron_str UNICAP
institution UNICAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.unicap.br:8080/tede/bitstream/tede/718/1/dissertacao_jurandir_ferreira_completo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cd3b210130aba9c760c64e869cebdb7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@unicap.br||biblioteca@unicap.br
_version_ 1803085495072194560