Avaliação da aptidão física e sáude de escolares praticantes de natação
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1100 |
Resumo: | A melhora das habilidades motoras e o nível de aptidão física são influenciados de acordo com a variedade de experiências vividas pelas crianças e adolescentes. Estas experiências ajudarão a desenvolver um repertório motor muito abrangente, que será a base para uma vida voltada para atividade física. A natação pode ajudar muito nesse aspecto, pois foge do meio terrestre, podendo assim aumentar o repertório motor, prevenir lesões, porque na água diminui o impacto nas articulações, outro benefício da prática da modalidade seria a diminuição de afogamentos. Assim, a natação, além de tudo que já foi citado, pode ser muito divertida, e é vista como uma das melhores atividades para desenvolver, melhorar e acelerar o desenvolvimento motor das crianças. Porém, a educação física escolar priva esta modalidade, porque as maiorias das escolas não possuem piscinas próprias para a atividade e falta incentivo de políticas públicas para a prática desta. O objetivo do presente estudo foi traçar o perfil de aptidão física relacionado à saúde e ao desempenho, e verificar os hábitos de vida dos escolares praticantes da modalidade natação. Participaram dos estudos 16 escolares, nadadores a pelo menos dois anos, sendo a natação sua principal prática esportiva, todos do gênero masculino, com idades entre 10 e 14 anos, de escolas aleatórias. Para a coleta de dados usou-se o questionário de hábitos de vida, protocolos de avaliação física e tabelas normativas, propostas pelo Projeto Esporte Brasil - PROESP-BR. Os resultados mostraram que os escolares nadadores são de famílias de classe média a alta, podendo dizer assim que a natação não é um esporte acessível a todos. Com relação a aptidão física dos avaliados apresenta-se muito desenvolvida, principalmente no quesito força e flexibilidade, apontadas como “muito bom”, mostrando que a natação pode ocasionar um ótimo nível de desenvolvimento da aptidão física. |
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Porém, a educação física escolar priva esta modalidade, porque as maiorias das escolas não possuem piscinas próprias para a atividade e falta incentivo de políticas públicas para a prática desta. O objetivo do presente estudo foi traçar o perfil de aptidão física relacionado à saúde e ao desempenho, e verificar os hábitos de vida dos escolares praticantes da modalidade natação. Participaram dos estudos 16 escolares, nadadores a pelo menos dois anos, sendo a natação sua principal prática esportiva, todos do gênero masculino, com idades entre 10 e 14 anos, de escolas aleatórias. Para a coleta de dados usou-se o questionário de hábitos de vida, protocolos de avaliação física e tabelas normativas, propostas pelo Projeto Esporte Brasil - PROESP-BR. Os resultados mostraram que os escolares nadadores são de famílias de classe média a alta, podendo dizer assim que a natação não é um esporte acessível a todos. 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A melhora das habilidades motoras e o nível de aptidão física são influenciados de acordo com a variedade de experiências vividas pelas crianças e adolescentes. Estas experiências ajudarão a desenvolver um repertório motor muito abrangente, que será a base para uma vida voltada para atividade física. A natação pode ajudar muito nesse aspecto, pois foge do meio terrestre, podendo assim aumentar o repertório motor, prevenir lesões, porque na água diminui o impacto nas articulações, outro benefício da prática da modalidade seria a diminuição de afogamentos. Assim, a natação, além de tudo que já foi citado, pode ser muito divertida, e é vista como uma das melhores atividades para desenvolver, melhorar e acelerar o desenvolvimento motor das crianças. Porém, a educação física escolar priva esta modalidade, porque as maiorias das escolas não possuem piscinas próprias para a atividade e falta incentivo de políticas públicas para a prática desta. O objetivo do presente estudo foi traçar o perfil de aptidão física relacionado à saúde e ao desempenho, e verificar os hábitos de vida dos escolares praticantes da modalidade natação. Participaram dos estudos 16 escolares, nadadores a pelo menos dois anos, sendo a natação sua principal prática esportiva, todos do gênero masculino, com idades entre 10 e 14 anos, de escolas aleatórias. Para a coleta de dados usou-se o questionário de hábitos de vida, protocolos de avaliação física e tabelas normativas, propostas pelo Projeto Esporte Brasil - PROESP-BR. Os resultados mostraram que os escolares nadadores são de famílias de classe média a alta, podendo dizer assim que a natação não é um esporte acessível a todos. Com relação a aptidão física dos avaliados apresenta-se muito desenvolvida, principalmente no quesito força e flexibilidade, apontadas como “muito bom”, mostrando que a natação pode ocasionar um ótimo nível de desenvolvimento da aptidão física. |
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