Análise perceptiva dos fatores motivacionais de escolares para a prática de natação
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Data de Publicação: | 2011 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1173 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar perceptivamente os fatores motivacionais de crianças e adolescentes escolares na prática da natação. Participaram desta pesquisa n=364 alunos praticantes de natação no Centro Olímpico Rei Pelé de Samambaia/DF, na faixa etária entre 07 e 18 anos de idade. Como instrumento foi utilizado o Inventário de Motivação para Prática Desportiva (IMPD) adaptado de Gaya e Cardoso (1998), que possui 19 questões que se dividem em 03 categorias, denominadas em competência desportiva, amizade/lazer e saúde. O inventário foi adaptado nas seguintes questões para melhor compreensão. As questões: 04, 16 e 17, de acordo com o tema do estudo em 03 termos (“para ser o melhor no esporte” para “para ser o melhor na natação”, “para aprender novos esportes” para “aprender a nadar” e “para ser jogador quando crescer” para “ser nadador quando crescer” (ver tabela 02), para melhor entendimento pelos participantes. Os dados foram analisados mediante a frequência das respostas. Os resultados gerais indicam que os fatores relacionados à competência desportiva (66,32%) e saúde (52,83%) são os mais relevantes para os praticantes de natação do projeto social, porém em relação à correlação, os resultados não tiveram diferenças significativas (p=1), contudo observou-se a tendência de preferência para o sexo masculino em relação às três categorias. Com isso, o estudo permitiu a conclusão de que os praticantes de natação estão preocupados com ambos os fatores, salientando o ganho que a comunidade tem em relação à disponibilização de estrutura para a prática de atividade física e esportes |
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As questões: 04, 16 e 17, de acordo com o tema do estudo em 03 termos (“para ser o melhor no esporte” para “para ser o melhor na natação”, “para aprender novos esportes” para “aprender a nadar” e “para ser jogador quando crescer” para “ser nadador quando crescer” (ver tabela 02), para melhor entendimento pelos participantes. Os dados foram analisados mediante a frequência das respostas. Os resultados gerais indicam que os fatores relacionados à competência desportiva (66,32%) e saúde (52,83%) são os mais relevantes para os praticantes de natação do projeto social, porém em relação à correlação, os resultados não tiveram diferenças significativas (p=1), contudo observou-se a tendência de preferência para o sexo masculino em relação às três categorias. 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O presente estudo teve como objetivo analisar perceptivamente os fatores motivacionais de crianças e adolescentes escolares na prática da natação. Participaram desta pesquisa n=364 alunos praticantes de natação no Centro Olímpico Rei Pelé de Samambaia/DF, na faixa etária entre 07 e 18 anos de idade. Como instrumento foi utilizado o Inventário de Motivação para Prática Desportiva (IMPD) adaptado de Gaya e Cardoso (1998), que possui 19 questões que se dividem em 03 categorias, denominadas em competência desportiva, amizade/lazer e saúde. O inventário foi adaptado nas seguintes questões para melhor compreensão. As questões: 04, 16 e 17, de acordo com o tema do estudo em 03 termos (“para ser o melhor no esporte” para “para ser o melhor na natação”, “para aprender novos esportes” para “aprender a nadar” e “para ser jogador quando crescer” para “ser nadador quando crescer” (ver tabela 02), para melhor entendimento pelos participantes. Os dados foram analisados mediante a frequência das respostas. Os resultados gerais indicam que os fatores relacionados à competência desportiva (66,32%) e saúde (52,83%) são os mais relevantes para os praticantes de natação do projeto social, porém em relação à correlação, os resultados não tiveram diferenças significativas (p=1), contudo observou-se a tendência de preferência para o sexo masculino em relação às três categorias. Com isso, o estudo permitiu a conclusão de que os praticantes de natação estão preocupados com ambos os fatores, salientando o ganho que a comunidade tem em relação à disponibilização de estrutura para a prática de atividade física e esportes |
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O presente estudo teve como objetivo analisar perceptivamente os fatores motivacionais de crianças e adolescentes escolares na prática da natação. Participaram desta pesquisa n=364 alunos praticantes de natação no Centro Olímpico Rei Pelé de Samambaia/DF, na faixa etária entre 07 e 18 anos de idade. Como instrumento foi utilizado o Inventário de Motivação para Prática Desportiva (IMPD) adaptado de Gaya e Cardoso (1998), que possui 19 questões que se dividem em 03 categorias, denominadas em competência desportiva, amizade/lazer e saúde. O inventário foi adaptado nas seguintes questões para melhor compreensão. As questões: 04, 16 e 17, de acordo com o tema do estudo em 03 termos (“para ser o melhor no esporte” para “para ser o melhor na natação”, “para aprender novos esportes” para “aprender a nadar” e “para ser jogador quando crescer” para “ser nadador quando crescer” (ver tabela 02), para melhor entendimento pelos participantes. Os dados foram analisados mediante a frequência das respostas. Os resultados gerais indicam que os fatores relacionados à competência desportiva (66,32%) e saúde (52,83%) são os mais relevantes para os praticantes de natação do projeto social, porém em relação à correlação, os resultados não tiveram diferenças significativas (p=1), contudo observou-se a tendência de preferência para o sexo masculino em relação às três categorias. Com isso, o estudo permitiu a conclusão de que os praticantes de natação estão preocupados com ambos os fatores, salientando o ganho que a comunidade tem em relação à disponibilização de estrutura para a prática de atividade física e esportes |
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