Educação física adaptada e o processo de inclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boa, Diogo Fonte
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1053
Resumo: A educação física adaptada é uma área que tem como objeto de estudo a motricidade humana adequando metodologias de ensino que respeita as individualidades de cada deficiente. A inclusão da deficiência na educação física começou por volta dos anos 50, sua finalidade era prevenção de doenças. Com um programa adequado às capacidades e limitações de cada um. A pratica de atividades física e/ou esportiva por NEE pode proporcionar benefícios como testar seus limites e potencialidades e promover a integração social do individuo. A escolha de uma modalidade vai depender de fatores: sócio econômicos, limitações físicas, potencialidades e preferências esportivas. Os esportes para NEE devem seguir o principio de adaptação dos objetivos e vantagens das atividades e dos esportes convencionais. A redefinição dos objetivos se faz necessária para adequar no processo de reabilitação. Assim a educação inclusiva é um compromisso social no qual os alunos com NEE(Necessidades educacionais Especiais) são recebidos em sala de aula do ensino regular, são entrosados com alunos do ensino regular para trocas de experiências e o ensino regular busca subsídios para interação, socialização e desenvolvimento dos alunos com NEE. Os esportes para deficientes servem de agente para inclusão social, pois integra, valoriza, cresce a autoconfiança e a liberdade. A inclusão social é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade, pois proporciona transformações em ambientes físicos e na totalidade das pessoas.
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A redefinição dos objetivos se faz necessária para adequar no processo de reabilitação. Assim a educação inclusiva é um compromisso social no qual os alunos com NEE(Necessidades educacionais Especiais) são recebidos em sala de aula do ensino regular, são entrosados com alunos do ensino regular para trocas de experiências e o ensino regular busca subsídios para interação, socialização e desenvolvimento dos alunos com NEE. Os esportes para deficientes servem de agente para inclusão social, pois integra, valoriza, cresce a autoconfiança e a liberdade. A inclusão social é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade, pois proporciona transformações em ambientes físicos e na totalidade das pessoas.The adapted physical education is an area that has as its object of study the human movement adapting teaching methods that respect the individuality of each handicapped. The inclusion of disability in physical education began at around 50 years; its purpose was to prevent disease. With an appropriate program the capabilities and limitations of each. The practice of physical and / or sports for SEN can provide benefits such as test their limits and potential to promote social integration of the individual. The choice of modality will depend on factors: socio economic, physical limitations, strengths and preferences sports. Sports for SEN should follow the principle of adapting the objectives and advantages of conventional activities and sports. The redefinition of the goals is necessary to conform to the rehabilitation process. Thus, inclusive education is a social commitment in which pupils with SEN (Special Educational Needs) are received in the classroom for regular education are mingled with regular students to exchange experiences and education subsidies for regular search interaction, socialization and development of students with SEN. Sports for the disabled serve as agent for social inclusion, because it integrates, enhances, increases self-confidence and freedom. Social inclusion is a process that contributes to the construction of a new type of society; it provides changes in physical environments and all the people.Submitted by Diego Paiva (dpaiva@ucb.br) on 2012-11-28T13:20:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) TCC COMPLETO FONTE BOA.pdf: 429582 bytes, checksum: fa01f067937e28523a54f076a96eea1c (MD5)Approved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2012-11-28T13:21:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) TCC COMPLETO FONTE BOA.pdf: 429582 bytes, checksum: fa01f067937e28523a54f076a96eea1c (MD5)Made available in DSpace on 2012-11-28T13:21:23Z (GMT). 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The adapted physical education is an area that has as its object of study the human movement adapting teaching methods that respect the individuality of each handicapped. The inclusion of disability in physical education began at around 50 years; its purpose was to prevent disease. With an appropriate program the capabilities and limitations of each. The practice of physical and / or sports for SEN can provide benefits such as test their limits and potential to promote social integration of the individual. The choice of modality will depend on factors: socio economic, physical limitations, strengths and preferences sports. Sports for SEN should follow the principle of adapting the objectives and advantages of conventional activities and sports. The redefinition of the goals is necessary to conform to the rehabilitation process. Thus, inclusive education is a social commitment in which pupils with SEN (Special Educational Needs) are received in the classroom for regular education are mingled with regular students to exchange experiences and education subsidies for regular search interaction, socialization and development of students with SEN. Sports for the disabled serve as agent for social inclusion, because it integrates, enhances, increases self-confidence and freedom. Social inclusion is a process that contributes to the construction of a new type of society; it provides changes in physical environments and all the people.
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