Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10065 |
Resumo: | Frente ao cenário mundial atual, marcado por mudanças climáticas, ameaças à biodiversidade, desigualdade social, mão de obra escrava, entre outros diversos problemas ambientais e sociais, a sociedade tem se pautado por crescente preocupação com relação ao futuro do planeta. Termos e conceitos como sustentabilidade e responsabilidade social passaram a fazer parte do cotidiano de algumas empresas, o que levou a um incremento dos questionamentos sobre a função desses novos fatores para a estratégia competitiva. Sendo assim, a presente pesquisa analisa a percepção dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais que englobam a sustentabilidade e a responsabilidade social, com a intenção de comprovar a eficácia desses discursos em produzir uma imagem positiva para a reputação empresarial. Para que se chegasse ao resultado final, foi elaborada uma pesquisa quantitativa com 434 estudantes de ensino superior do Distrito Federal. A pesquisa comprovou que embora ainda não haja completa confiabilidade dos estudantes nos discursos empresariais, a maior parte dos estudantes valoriza o fato de uma empresa possuir investimentos neste setor, e são conscientes da importância de as empresas adotarem essa postura. |
id |
UCB-2_073c7ce57785fcd00808ad228aac8df5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/10065 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Curvello, João José AzevedoReis, Raissa Siqueira2017-10-17T13:45:22Z2017-09-292017-10-17T13:45:22Z2013REIS, Raissa Siqueira. Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade. 2013. 55 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10065Frente ao cenário mundial atual, marcado por mudanças climáticas, ameaças à biodiversidade, desigualdade social, mão de obra escrava, entre outros diversos problemas ambientais e sociais, a sociedade tem se pautado por crescente preocupação com relação ao futuro do planeta. Termos e conceitos como sustentabilidade e responsabilidade social passaram a fazer parte do cotidiano de algumas empresas, o que levou a um incremento dos questionamentos sobre a função desses novos fatores para a estratégia competitiva. Sendo assim, a presente pesquisa analisa a percepção dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais que englobam a sustentabilidade e a responsabilidade social, com a intenção de comprovar a eficácia desses discursos em produzir uma imagem positiva para a reputação empresarial. Para que se chegasse ao resultado final, foi elaborada uma pesquisa quantitativa com 434 estudantes de ensino superior do Distrito Federal. A pesquisa comprovou que embora ainda não haja completa confiabilidade dos estudantes nos discursos empresariais, a maior parte dos estudantes valoriza o fato de uma empresa possuir investimentos neste setor, e são conscientes da importância de as empresas adotarem essa postura.Due to the current world scenario, marked by climate change, threats to biodiversity, social inequality, slave labor, among many other environmental and social problems, society has been marked by growing concern about the future of the planet. Terms and concepts such as sustainability and social responsibility have become part of everyday life for some companies, which led to an increase in questions about the function of these new factors for competitive strategy. Thus, this research analyzes the perception of higher education students in front of the Federal District to the speeches that encompass corporate sustainability and social responsibility, with the intention to prove the efficacy of these discourses to produce a positive image for the business reputation. To get at the end result, we present a quantitative study with 434 students in higher education in the Federal District. The research found that although there is no complete reliability of students in business speeches, most students value the fact that a company has investments in this sector, and are aware of the importance of companies adopting this stance.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-09-29T18:34:38Z No. of bitstreams: 1 RaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdf: 1026631 bytes, checksum: 02cbde820f78d893360cf8196220a0ae (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-10-17T13:45:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdf: 1026631 bytes, checksum: 02cbde820f78d893360cf8196220a0ae (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-17T13:45:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdf: 1026631 bytes, checksum: 02cbde820f78d893360cf8196220a0ae (MD5) Previous issue date: 2013porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaResponsabilidade social empresarialSustentabilidadeConsumoVisão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALRaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdfRaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdfMonografiaapplication/pdf1026631https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10065/1/RaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdf02cbde820f78d893360cf8196220a0aeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10065/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdf.txtRaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdf.txtExtracted texttext/plain104903https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10065/3/RaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdf.txtcb71f2ff040d783e1a4c1b232af6e8f3MD53123456789/100652017-10-18 01:03:12.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade |
title |
Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade |
spellingShingle |
Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade Reis, Raissa Siqueira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Responsabilidade social empresarial Sustentabilidade Consumo |
title_short |
Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade |
title_full |
Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade |
title_fullStr |
Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade |
title_full_unstemmed |
Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade |
title_sort |
Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade |
author |
Reis, Raissa Siqueira |
author_facet |
Reis, Raissa Siqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Curvello, João José Azevedo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Raissa Siqueira |
contributor_str_mv |
Curvello, João José Azevedo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Responsabilidade social empresarial Sustentabilidade Consumo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade e propaganda Responsabilidade social empresarial Sustentabilidade Consumo |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Frente ao cenário mundial atual, marcado por mudanças climáticas, ameaças à biodiversidade, desigualdade social, mão de obra escrava, entre outros diversos problemas ambientais e sociais, a sociedade tem se pautado por crescente preocupação com relação ao futuro do planeta. Termos e conceitos como sustentabilidade e responsabilidade social passaram a fazer parte do cotidiano de algumas empresas, o que levou a um incremento dos questionamentos sobre a função desses novos fatores para a estratégia competitiva. Sendo assim, a presente pesquisa analisa a percepção dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais que englobam a sustentabilidade e a responsabilidade social, com a intenção de comprovar a eficácia desses discursos em produzir uma imagem positiva para a reputação empresarial. Para que se chegasse ao resultado final, foi elaborada uma pesquisa quantitativa com 434 estudantes de ensino superior do Distrito Federal. A pesquisa comprovou que embora ainda não haja completa confiabilidade dos estudantes nos discursos empresariais, a maior parte dos estudantes valoriza o fato de uma empresa possuir investimentos neste setor, e são conscientes da importância de as empresas adotarem essa postura. Due to the current world scenario, marked by climate change, threats to biodiversity, social inequality, slave labor, among many other environmental and social problems, society has been marked by growing concern about the future of the planet. Terms and concepts such as sustainability and social responsibility have become part of everyday life for some companies, which led to an increase in questions about the function of these new factors for competitive strategy. Thus, this research analyzes the perception of higher education students in front of the Federal District to the speeches that encompass corporate sustainability and social responsibility, with the intention to prove the efficacy of these discourses to produce a positive image for the business reputation. To get at the end result, we present a quantitative study with 434 students in higher education in the Federal District. The research found that although there is no complete reliability of students in business speeches, most students value the fact that a company has investments in this sector, and are aware of the importance of companies adopting this stance. |
description |
Frente ao cenário mundial atual, marcado por mudanças climáticas, ameaças à biodiversidade, desigualdade social, mão de obra escrava, entre outros diversos problemas ambientais e sociais, a sociedade tem se pautado por crescente preocupação com relação ao futuro do planeta. Termos e conceitos como sustentabilidade e responsabilidade social passaram a fazer parte do cotidiano de algumas empresas, o que levou a um incremento dos questionamentos sobre a função desses novos fatores para a estratégia competitiva. Sendo assim, a presente pesquisa analisa a percepção dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais que englobam a sustentabilidade e a responsabilidade social, com a intenção de comprovar a eficácia desses discursos em produzir uma imagem positiva para a reputação empresarial. Para que se chegasse ao resultado final, foi elaborada uma pesquisa quantitativa com 434 estudantes de ensino superior do Distrito Federal. A pesquisa comprovou que embora ainda não haja completa confiabilidade dos estudantes nos discursos empresariais, a maior parte dos estudantes valoriza o fato de uma empresa possuir investimentos neste setor, e são conscientes da importância de as empresas adotarem essa postura. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-17T13:45:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-29 2017-10-17T13:45:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
REIS, Raissa Siqueira. Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade. 2013. 55 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10065 |
identifier_str_mv |
REIS, Raissa Siqueira. Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade. 2013. 55 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
CST - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10065/1/RaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10065/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10065/3/RaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
02cbde820f78d893360cf8196220a0ae 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b cb71f2ff040d783e1a4c1b232af6e8f3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829885251190784 |