A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/978 |
Resumo: | MBA em Marketing |
id |
UCB-2_0ea8248cd043cc498099be9db6b1e07e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:10869/978 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Andrade, Sandra Ribeiro deSabioni, André RobertoSabioni, André Roberto2012-09-03T13:45:01Z2016-10-10T03:53:41Z2012-09-03T13:45:01Z2016-10-10T03:53:41Z2012-09-032012-07-08https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/978MBA em MarketingO objetivo deste artigo é identificar as novas ferramentas de marketing que a Universidade Católica de Brasília vem trabalhando em seus serviços, as ações promocionais para a divulgação de seus cursos, assim como sua atuação junto ao seu público. Apresentar alguns conceitos sobre o marketing voltado para instituições de ensino superior e os motivos que levam, hoje, as Instituições de Ensino Superior a recorrerem ao marketing. Para a realização deste trabalho foi feita inicialmente uma abordagem das campanhas publicitárias apresentadas pela Universidade Católica de Brasília nos cinco últimos anos, por meio de análise qualitativa e documental. Assim como em qualquer outro ramo de atividade, as instituições de ensino superior passaram a conviver com a constante necessidade de disputar novos clientes. Entende-se após este artigo que a Universidade Católica de Brasília procura se adaptar à nova realidade do mercado educacional, busca trabalhar ações estratégicas de marketing, tendo em vista o fortalecimento de sua marca e seus valores.The main goal of this article it's to show new marketing tools Catholic University of Brasilia have been developed in their business: promotional campaigns for courses disclosure, as so as their acting together with target public. It's shown some concepts about marketing focused on college educational institutions and the reasons that these companies are looking up for marketing strategies. It was started an initially approach of the advertising campaigns developed by Catholic University of Brasilia in recent years, to get this work done. The qualitative and documentary research methodology has been used in this article. As well as in any other company, private universities may deal with a constant searching of new customers. After reading this article it's a common understanding that Catholic University of Brasilia is looking for get inside the new educational marketing reality, working with marketing strategies and having as insight, get their mark and values stronger.Submitted by Eduardo Pires Ribeiro (eduardop@ucb.br) on 2012-08-20T17:51:14Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Sandra Ribeiro de Andrade 20-08-12.pdf: 323163 bytes, checksum: 53f70ac6b5ada82c1d9f18886271a634 (MD5) A aplicação do Marketing nas instituições de ensino superior.pdf: 1195641 bytes, checksum: 29a4a7662c2cdbbecda76b4572ec526a (MD5)Approved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2012-09-03T13:45:01Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Sandra Ribeiro de Andrade 20-08-12.pdf: 323163 bytes, checksum: 53f70ac6b5ada82c1d9f18886271a634 (MD5) A aplicação do Marketing nas instituições de ensino superior.pdf: 1195641 bytes, checksum: 29a4a7662c2cdbbecda76b4572ec526a (MD5)Made available in DSpace on 2012-09-03T13:45:01Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Sandra Ribeiro de Andrade 20-08-12.pdf: 323163 bytes, checksum: 53f70ac6b5ada82c1d9f18886271a634 (MD5) A aplicação do Marketing nas instituições de ensino superior.pdf: 1195641 bytes, checksum: 29a4a7662c2cdbbecda76b4572ec526a (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-10T03:53:41Z (GMT). No. of bitstreams: 5 license_url: 52 bytes, checksum: 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) license.txt: 1870 bytes, checksum: 9805bcb2b554e24e2081324c5bd5e9c8 (MD5) Sandra Ribeiro de Andrade.pdf: 1195641 bytes, checksum: 29a4a7662c2cdbbecda76b4572ec526a (MD5) Previous issue date: 2012-09-03TextoRestrito UCBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArea Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoMarketingInstituições de ensino superiorPublicidadeMarketingHigher education institutionsAdvertisingA aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEspecializaçãoUniversidade Católica de Brasília, BrasilEspecialista em MarketingEspecialistaMBA em Marketingporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBCC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream52https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/1/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD51license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/2/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52license_rdfapplication/octet-stream23898https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/3/license_rdfe363e809996cf46ada20da1accfcd9c7MD53LICENSElicense.txttext/plain1870https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/4/license.txt9805bcb2b554e24e2081324c5bd5e9c8MD54ORIGINALSandra Ribeiro de Andrade.pdfArtigoapplication/pdf1195641https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/5/Sandra%20Ribeiro%20de%20Andrade.pdf29a4a7662c2cdbbecda76b4572ec526aMD55TEXTSandra Ribeiro de Andrade.pdf.txtSandra Ribeiro de Andrade.pdf.txtExtracted texttext/plain42814https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/6/Sandra%20Ribeiro%20de%20Andrade.pdf.txt709afc37fc7b8c6f77118bf1804824d7MD5610869/9782017-01-17 15:12:46.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasília |
title |
A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasília |
spellingShingle |
A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasília Andrade, Sandra Ribeiro de Marketing Instituições de ensino superior Publicidade Marketing Higher education institutions Advertising Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Administração |
title_short |
A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasília |
title_full |
A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasília |
title_fullStr |
A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasília |
title_full_unstemmed |
A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasília |
title_sort |
A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasília |
author |
Andrade, Sandra Ribeiro de |
author_facet |
Andrade, Sandra Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.committeemember.none.fl_str_mv |
Sabioni, André Roberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Sandra Ribeiro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sabioni, André Roberto |
contributor_str_mv |
Sabioni, André Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Instituições de ensino superior Publicidade Marketing Higher education institutions Advertising |
topic |
Marketing Instituições de ensino superior Publicidade Marketing Higher education institutions Advertising Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Administração |
dc.description.none.fl_txt_mv |
MBA em Marketing |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O objetivo deste artigo é identificar as novas ferramentas de marketing que a Universidade Católica de Brasília vem trabalhando em seus serviços, as ações promocionais para a divulgação de seus cursos, assim como sua atuação junto ao seu público. Apresentar alguns conceitos sobre o marketing voltado para instituições de ensino superior e os motivos que levam, hoje, as Instituições de Ensino Superior a recorrerem ao marketing. Para a realização deste trabalho foi feita inicialmente uma abordagem das campanhas publicitárias apresentadas pela Universidade Católica de Brasília nos cinco últimos anos, por meio de análise qualitativa e documental. Assim como em qualquer outro ramo de atividade, as instituições de ensino superior passaram a conviver com a constante necessidade de disputar novos clientes. Entende-se após este artigo que a Universidade Católica de Brasília procura se adaptar à nova realidade do mercado educacional, busca trabalhar ações estratégicas de marketing, tendo em vista o fortalecimento de sua marca e seus valores. The main goal of this article it's to show new marketing tools Catholic University of Brasilia have been developed in their business: promotional campaigns for courses disclosure, as so as their acting together with target public. It's shown some concepts about marketing focused on college educational institutions and the reasons that these companies are looking up for marketing strategies. It was started an initially approach of the advertising campaigns developed by Catholic University of Brasilia in recent years, to get this work done. The qualitative and documentary research methodology has been used in this article. As well as in any other company, private universities may deal with a constant searching of new customers. After reading this article it's a common understanding that Catholic University of Brasilia is looking for get inside the new educational marketing reality, working with marketing strategies and having as insight, get their mark and values stronger. |
description |
MBA em Marketing |
publishDate |
2012 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2012-07-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-09-03T13:45:01Z 2016-10-10T03:53:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-09-03T13:45:01Z 2016-10-10T03:53:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-09-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/978 |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Restrito UCB info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Restrito UCB |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Texto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/1/license_url https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/2/license_text https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/3/license_rdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/4/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/5/Sandra%20Ribeiro%20de%20Andrade.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/6/Sandra%20Ribeiro%20de%20Andrade.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 9805bcb2b554e24e2081324c5bd5e9c8 29a4a7662c2cdbbecda76b4572ec526a 709afc37fc7b8c6f77118bf1804824d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829833314172928 |