A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Sandra Ribeiro de
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/978
Resumo: MBA em Marketing
id UCB-2_0ea8248cd043cc498099be9db6b1e07e
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:10869/978
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Andrade, Sandra Ribeiro deSabioni, André RobertoSabioni, André Roberto2012-09-03T13:45:01Z2016-10-10T03:53:41Z2012-09-03T13:45:01Z2016-10-10T03:53:41Z2012-09-032012-07-08https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/978MBA em MarketingO objetivo deste artigo é identificar as novas ferramentas de marketing que a Universidade Católica de Brasília vem trabalhando em seus serviços, as ações promocionais para a divulgação de seus cursos, assim como sua atuação junto ao seu público. Apresentar alguns conceitos sobre o marketing voltado para instituições de ensino superior e os motivos que levam, hoje, as Instituições de Ensino Superior a recorrerem ao marketing. Para a realização deste trabalho foi feita inicialmente uma abordagem das campanhas publicitárias apresentadas pela Universidade Católica de Brasília nos cinco últimos anos, por meio de análise qualitativa e documental. Assim como em qualquer outro ramo de atividade, as instituições de ensino superior passaram a conviver com a constante necessidade de disputar novos clientes. Entende-se após este artigo que a Universidade Católica de Brasília procura se adaptar à nova realidade do mercado educacional, busca trabalhar ações estratégicas de marketing, tendo em vista o fortalecimento de sua marca e seus valores.The main goal of this article it's to show new marketing tools Catholic University of Brasilia have been developed in their business: promotional campaigns for courses disclosure, as so as their acting together with target public. It's shown some concepts about marketing focused on college educational institutions and the reasons that these companies are looking up for marketing strategies. It was started an initially approach of the advertising campaigns developed by Catholic University of Brasilia in recent years, to get this work done. The qualitative and documentary research methodology has been used in this article. As well as in any other company, private universities may deal with a constant searching of new customers. After reading this article it's a common understanding that Catholic University of Brasilia is looking for get inside the new educational marketing reality, working with marketing strategies and having as insight, get their mark and values stronger.Submitted by Eduardo Pires Ribeiro (eduardop@ucb.br) on 2012-08-20T17:51:14Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Sandra Ribeiro de Andrade 20-08-12.pdf: 323163 bytes, checksum: 53f70ac6b5ada82c1d9f18886271a634 (MD5) A aplicação do Marketing nas instituições de ensino superior.pdf: 1195641 bytes, checksum: 29a4a7662c2cdbbecda76b4572ec526a (MD5)Approved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2012-09-03T13:45:01Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Sandra Ribeiro de Andrade 20-08-12.pdf: 323163 bytes, checksum: 53f70ac6b5ada82c1d9f18886271a634 (MD5) A aplicação do Marketing nas instituições de ensino superior.pdf: 1195641 bytes, checksum: 29a4a7662c2cdbbecda76b4572ec526a (MD5)Made available in DSpace on 2012-09-03T13:45:01Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Sandra Ribeiro de Andrade 20-08-12.pdf: 323163 bytes, checksum: 53f70ac6b5ada82c1d9f18886271a634 (MD5) A aplicação do Marketing nas instituições de ensino superior.pdf: 1195641 bytes, checksum: 29a4a7662c2cdbbecda76b4572ec526a (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-10T03:53:41Z (GMT). No. of bitstreams: 5 license_url: 52 bytes, checksum: 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) license.txt: 1870 bytes, checksum: 9805bcb2b554e24e2081324c5bd5e9c8 (MD5) Sandra Ribeiro de Andrade.pdf: 1195641 bytes, checksum: 29a4a7662c2cdbbecda76b4572ec526a (MD5) Previous issue date: 2012-09-03TextoRestrito UCBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArea Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoMarketingInstituições de ensino superiorPublicidadeMarketingHigher education institutionsAdvertisingA aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEspecializaçãoUniversidade Católica de Brasília, BrasilEspecialista em MarketingEspecialistaMBA em Marketingporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBCC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream52https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/1/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD51license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/2/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52license_rdfapplication/octet-stream23898https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/3/license_rdfe363e809996cf46ada20da1accfcd9c7MD53LICENSElicense.txttext/plain1870https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/4/license.txt9805bcb2b554e24e2081324c5bd5e9c8MD54ORIGINALSandra Ribeiro de Andrade.pdfArtigoapplication/pdf1195641https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/5/Sandra%20Ribeiro%20de%20Andrade.pdf29a4a7662c2cdbbecda76b4572ec526aMD55TEXTSandra Ribeiro de Andrade.pdf.txtSandra Ribeiro de Andrade.pdf.txtExtracted texttext/plain42814https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/6/Sandra%20Ribeiro%20de%20Andrade.pdf.txt709afc37fc7b8c6f77118bf1804824d7MD5610869/9782017-01-17 15:12:46.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasília
title A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasília
spellingShingle A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasília
Andrade, Sandra Ribeiro de
Marketing
Instituições de ensino superior
Publicidade
Marketing
Higher education institutions
Advertising
Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
title_short A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasília
title_full A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasília
title_fullStr A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasília
title_full_unstemmed A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasília
title_sort A aplicação do marketing nas instituições de ensino superior - um estudo de caso da Universidade Católica de Brasília
author Andrade, Sandra Ribeiro de
author_facet Andrade, Sandra Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.committeemember.none.fl_str_mv Sabioni, André Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Sandra Ribeiro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sabioni, André Roberto
contributor_str_mv Sabioni, André Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Instituições de ensino superior
Publicidade
Marketing
Higher education institutions
Advertising
topic Marketing
Instituições de ensino superior
Publicidade
Marketing
Higher education institutions
Advertising
Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
dc.description.none.fl_txt_mv MBA em Marketing
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O objetivo deste artigo é identificar as novas ferramentas de marketing que a Universidade Católica de Brasília vem trabalhando em seus serviços, as ações promocionais para a divulgação de seus cursos, assim como sua atuação junto ao seu público. Apresentar alguns conceitos sobre o marketing voltado para instituições de ensino superior e os motivos que levam, hoje, as Instituições de Ensino Superior a recorrerem ao marketing. Para a realização deste trabalho foi feita inicialmente uma abordagem das campanhas publicitárias apresentadas pela Universidade Católica de Brasília nos cinco últimos anos, por meio de análise qualitativa e documental. Assim como em qualquer outro ramo de atividade, as instituições de ensino superior passaram a conviver com a constante necessidade de disputar novos clientes. Entende-se após este artigo que a Universidade Católica de Brasília procura se adaptar à nova realidade do mercado educacional, busca trabalhar ações estratégicas de marketing, tendo em vista o fortalecimento de sua marca e seus valores.
The main goal of this article it's to show new marketing tools Catholic University of Brasilia have been developed in their business: promotional campaigns for courses disclosure, as so as their acting together with target public. It's shown some concepts about marketing focused on college educational institutions and the reasons that these companies are looking up for marketing strategies. It was started an initially approach of the advertising campaigns developed by Catholic University of Brasilia in recent years, to get this work done. The qualitative and documentary research methodology has been used in this article. As well as in any other company, private universities may deal with a constant searching of new customers. After reading this article it's a common understanding that Catholic University of Brasilia is looking for get inside the new educational marketing reality, working with marketing strategies and having as insight, get their mark and values stronger.
description MBA em Marketing
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-07-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-03T13:45:01Z
2016-10-10T03:53:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-09-03T13:45:01Z
2016-10-10T03:53:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/978
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Restrito UCB
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Restrito UCB
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/1/license_url
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/2/license_text
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/3/license_rdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/4/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/5/Sandra%20Ribeiro%20de%20Andrade.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/978/6/Sandra%20Ribeiro%20de%20Andrade.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7
9805bcb2b554e24e2081324c5bd5e9c8
29a4a7662c2cdbbecda76b4572ec526a
709afc37fc7b8c6f77118bf1804824d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829833314172928