A construção discursiva da identidade no gênero propaganda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9057 |
Resumo: | A presente pesquisa visa investigar como o discurso forma, reforma e reafirma a identidade do sujeito na pós-modernidade. Com base na teoria da Análise do Discurso Crítica – ADC desenvolvida por Fairclough (2003), a análise foi feita com três propagandas que demonstram como acontece essa produção de identidades através de imagens e slogans. O objetivo principal é mostrar que o gênero propaganda não só estimula o consumo do produto, mas também a adequação a valores impostos por meio de seus discursos. |
id |
UCB-2_1233e46dab1744559bc34f3295c6838e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/9057 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Carvalho, Christine Maria Soares de CarvalhoMarques, Igor Mateus Batista2017-07-11T13:41:17Z2017-07-102017-07-11T13:41:17Z2017MARQUES, Igor Mateus Batista. A construção discursiva da identidade no gênero propaganda. 2017. 19 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9057A presente pesquisa visa investigar como o discurso forma, reforma e reafirma a identidade do sujeito na pós-modernidade. Com base na teoria da Análise do Discurso Crítica – ADC desenvolvida por Fairclough (2003), a análise foi feita com três propagandas que demonstram como acontece essa produção de identidades através de imagens e slogans. O objetivo principal é mostrar que o gênero propaganda não só estimula o consumo do produto, mas também a adequação a valores impostos por meio de seus discursos.The present research aims to investigate how the discourse forms, reforms and reaffirms the identity of the subject in postmodernity. Based on the theory of Critical Discourse Analysis - ADC developed by Fairclough (2003), the analysis was made with three advertisements that demonstrate how this production of identities happens through images and slogans. The main objective is to show that the advertisement not only stimulates consumption of the product, but also the adjustment to values imposed through its discourses.Submitted by Ana Claudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2017-07-10T19:42:04Z No. of bitstreams: 1 IgorMateusBatistaMarques.pdf: 769808 bytes, checksum: c82fc87217b44a6d378ed33385e38197 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-11T13:41:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IgorMateusBatistaMarques.pdf: 769808 bytes, checksum: c82fc87217b44a6d378ed33385e38197 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-11T13:41:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IgorMateusBatistaMarques.pdf: 769808 bytes, checksum: c82fc87217b44a6d378ed33385e38197 (MD5) Previous issue date: 2017porUniversidade Católica de BrasíliaLetras (Graduação)UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASDiscursoIdentidadePropagandaA construção discursiva da identidade no gênero propagandainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALIgorMateusBatistaMarques.pdfIgorMateusBatistaMarques.pdfArtigoapplication/pdf769808https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9057/1/IgorMateusBatistaMarques.pdfc82fc87217b44a6d378ed33385e38197MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9057/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTIgorMateusBatistaMarques.pdf.txtIgorMateusBatistaMarques.pdf.txtExtracted texttext/plain49889https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9057/3/IgorMateusBatistaMarques.pdf.txte4aaec26204b2a20fec4afdf33c8f193MD53123456789/90572017-07-12 01:04:16.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção discursiva da identidade no gênero propaganda |
title |
A construção discursiva da identidade no gênero propaganda |
spellingShingle |
A construção discursiva da identidade no gênero propaganda Marques, Igor Mateus Batista CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Discurso Identidade Propaganda |
title_short |
A construção discursiva da identidade no gênero propaganda |
title_full |
A construção discursiva da identidade no gênero propaganda |
title_fullStr |
A construção discursiva da identidade no gênero propaganda |
title_full_unstemmed |
A construção discursiva da identidade no gênero propaganda |
title_sort |
A construção discursiva da identidade no gênero propaganda |
author |
Marques, Igor Mateus Batista |
author_facet |
Marques, Igor Mateus Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Christine Maria Soares de Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Igor Mateus Batista |
contributor_str_mv |
Carvalho, Christine Maria Soares de Carvalho |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Discurso Identidade Propaganda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Identidade Propaganda |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente pesquisa visa investigar como o discurso forma, reforma e reafirma a identidade do sujeito na pós-modernidade. Com base na teoria da Análise do Discurso Crítica – ADC desenvolvida por Fairclough (2003), a análise foi feita com três propagandas que demonstram como acontece essa produção de identidades através de imagens e slogans. O objetivo principal é mostrar que o gênero propaganda não só estimula o consumo do produto, mas também a adequação a valores impostos por meio de seus discursos. The present research aims to investigate how the discourse forms, reforms and reaffirms the identity of the subject in postmodernity. Based on the theory of Critical Discourse Analysis - ADC developed by Fairclough (2003), the analysis was made with three advertisements that demonstrate how this production of identities happens through images and slogans. The main objective is to show that the advertisement not only stimulates consumption of the product, but also the adjustment to values imposed through its discourses. |
description |
A presente pesquisa visa investigar como o discurso forma, reforma e reafirma a identidade do sujeito na pós-modernidade. Com base na teoria da Análise do Discurso Crítica – ADC desenvolvida por Fairclough (2003), a análise foi feita com três propagandas que demonstram como acontece essa produção de identidades através de imagens e slogans. O objetivo principal é mostrar que o gênero propaganda não só estimula o consumo do produto, mas também a adequação a valores impostos por meio de seus discursos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-11T13:41:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-07-10 2017-07-11T13:41:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARQUES, Igor Mateus Batista. A construção discursiva da identidade no gênero propaganda. 2017. 19 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9057 |
identifier_str_mv |
MARQUES, Igor Mateus Batista. A construção discursiva da identidade no gênero propaganda. 2017. 19 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Letras (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9057/1/IgorMateusBatistaMarques.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9057/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9057/3/IgorMateusBatistaMarques.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c82fc87217b44a6d378ed33385e38197 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b e4aaec26204b2a20fec4afdf33c8f193 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829873486168064 |