Dialogismo e gênero discursivo: construção da identidade da campanha Bombril
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/766 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar anúncios impressos e audiovisuais da campanha Bombril de forma a verificar como se constrói a identidade da campanha. Partindo da hipótese de que o diálogo dessa campanha com o destinatário, com o contexto histórico-social em que são produzidas as peças e com as vozes sociais que dão materialidade discursiva a esse contexto constituem a identidade dessa campanha publicitária, verificamos como se processa esse diálogo. Utilizamos como base teórica os estudos bakhtinianos do discurso, que elegem o dialogismo como peça-chave da análise discursiva. Para proceder a essas análises, foram mobilizadas, entre outras considerações do Círculo de Bakhtin, aquelas acerca do gênero do discurso, do cronotopo, da carnavalização e da produção de sentido em contexto ideológico preciso. Também foi mobilizado, em nossa análise, o conceito de ethos discursivo tal como proposto por Maingueneau. Os anúncios que compõem o corpus estão presentes na mídia há mais de trinta anos, sendo apresentados pelo ator Carlos Moreno, conhecido durante todos esses anos como o "Garoto Bom Bril"; ele vivencia vários personagens nessa campanha publicitária da empresa, sempre fazendo um resgate de fatos noticiados na mídia. Resultados de nossa pesquisa indiciam que, apesar de se caracterizar como esses personagens, o Garoto Bom Bril sempre manteve algumas características suas, como: o uso dos óculos, a fragilidade e o tom de voz hesitante, características estas que dão unidade e, portanto, identidade à campanha. outro aspecto que contribui, em nossas análises, com essa unidade das peças é o cronotopo dominante sobre o qual se produzem os efeitos de sentidos, cronotopo que identificamos como espaço da venda e tempo cotidiano. Além disso, o ethos discursivo adotado pelo Garoto Bom Bril, nesses mais de trinta anos de existência, estabelece um vínculo forte entre a personagem em questão e as dona-de-casa, o que também contribui para dar identidade à campanha. Outro aspecto a ser destacado nos resultados desta pesquisa é que as peças impressas inovam o gênero publicitário ao dialogar com o gênero charge, o que também acreditamos que produza uma identidade própria para essas peças. Assim, a campanha em análise, considerada a mais longa da história da publicidade mundial, tem uma identidade que se produz discursivamente. |
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2020-06-10T17:30:53Z2020-06-10T17:30:53Z2009-02-27FURLAN, Juliana Aparecida Pedretti. Dialogismo e gênero discursivo: construção da identidade da campanha Bombril. Franca, 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2009.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/766Este trabalho tem por objetivo analisar anúncios impressos e audiovisuais da campanha Bombril de forma a verificar como se constrói a identidade da campanha. Partindo da hipótese de que o diálogo dessa campanha com o destinatário, com o contexto histórico-social em que são produzidas as peças e com as vozes sociais que dão materialidade discursiva a esse contexto constituem a identidade dessa campanha publicitária, verificamos como se processa esse diálogo. Utilizamos como base teórica os estudos bakhtinianos do discurso, que elegem o dialogismo como peça-chave da análise discursiva. Para proceder a essas análises, foram mobilizadas, entre outras considerações do Círculo de Bakhtin, aquelas acerca do gênero do discurso, do cronotopo, da carnavalização e da produção de sentido em contexto ideológico preciso. Também foi mobilizado, em nossa análise, o conceito de ethos discursivo tal como proposto por Maingueneau. Os anúncios que compõem o corpus estão presentes na mídia há mais de trinta anos, sendo apresentados pelo ator Carlos Moreno, conhecido durante todos esses anos como o "Garoto Bom Bril"; ele vivencia vários personagens nessa campanha publicitária da empresa, sempre fazendo um resgate de fatos noticiados na mídia. Resultados de nossa pesquisa indiciam que, apesar de se caracterizar como esses personagens, o Garoto Bom Bril sempre manteve algumas características suas, como: o uso dos óculos, a fragilidade e o tom de voz hesitante, características estas que dão unidade e, portanto, identidade à campanha. outro aspecto que contribui, em nossas análises, com essa unidade das peças é o cronotopo dominante sobre o qual se produzem os efeitos de sentidos, cronotopo que identificamos como espaço da venda e tempo cotidiano. Além disso, o ethos discursivo adotado pelo Garoto Bom Bril, nesses mais de trinta anos de existência, estabelece um vínculo forte entre a personagem em questão e as dona-de-casa, o que também contribui para dar identidade à campanha. Outro aspecto a ser destacado nos resultados desta pesquisa é que as peças impressas inovam o gênero publicitário ao dialogar com o gênero charge, o que também acreditamos que produza uma identidade própria para essas peças. Assim, a campanha em análise, considerada a mais longa da história da publicidade mundial, tem uma identidade que se produz discursivamente.This work aims to analyze print and audiovisual advertisements for the Bombril campaign in order to verify how the campaign's identity is constructed. Starting from the hypothesis that the dialogue of this campaign with the recipient, with the historical-social context in which the pieces are produced and with the social voices that give discursive materiality to that context, constitute the identity of this advertising campaign, we verify how this dialogue proceeds . We use Bakhtinian discourse studies as the theoretical basis, which choose dialogism as a key part of discursive analysis. To carry out these analyzes, among other considerations of the Circle of Bakhtin, those concerning the genre of discourse, chronotope, carnivalization and the production of meaning in a precise ideological context were mobilized. In our analysis, the concept of discursive ethos as proposed by Maingueneau was also mobilized. The ads that make up the corpus have been present in the media for over thirty years, being presented by the actor Carlos Moreno, known for all these years as the "Garoto Bom Bril"; he experiences several characters in this company advertising campaign, always making a rescue of facts reported in the media. Results of our research indicate that, in spite of being characterized as these characters, Garoto Bom Bril has always kept some of his characteristics, such as: the use of glasses, fragility and hesitant tone of voice, characteristics that give unity and, therefore, identity to the campaign. another aspect that contributes, in our analyzes, to this unity of the pieces is the dominant chronotope on which the effects of meanings are produced, a chronotope that we identify as a space for sale and everyday time. In addition, the discursive ethos adopted by Garoto Bom Bril, in these more than thirty years of existence, establishes a strong link between the character in question and the housewives, which also contributes to give identity to the campaign. Another aspect to be highlighted in the results of this research is that the printed pieces innovate the advertising genre when dialoguing with the charge genre, which we also believe that produces its own identity for these pieces. Thus, the campaign under analysis, considered the longest in the history of world advertising, has an identity that is produced discursively.porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICADialogismoGênero do discursoEthos discursivoPropagandaBombrilDialogismo e gênero discursivo: construção da identidade da campanha BombrilDialogism and discursive genre: building the identity of the Bombril campaigninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMendonça, Marina Célia0688738118968425http://lattes.cnpq.br/0688738118968425Louzada, Maria Silvia Olivi2308474334614432http://lattes.cnpq.br/2308474334614432Cavalcanti, Jauranice Rodrigues8945103097804336http://lattes.cnpq.br/89451030978043364084746300403201http://lattes.cnpq.br/4084746300403201Furlan, Juliana Aparecida Pedrettiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALJuliana Aparecida Pedretti Furlan.pdfJuliana Aparecida Pedretti Furlan.pdfapplication/pdf7795268http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/766/1/Juliana%20Aparecida%20Pedretti%20Furlan.pdf6903c4577f29a3a1206daa7a754834a4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/766/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/7662020-06-10 14:32:06.634oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-06-10T17:32:06Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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