O comércio internacional de serviços no Brasil: políticas públicas e a competitividade de empresas brasileiras do setor de TIC no período 2009 – 2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marco Felipe da Costa Mascarenhas
Data de Publicação: 2005
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8319
Resumo: Este estudo analisa a atuação do comércio internacional de serviços no Brasil, apresentando visões tanto governamental, quanto do setor privado sobre o tema, com o foco voltado para o setor de TIC brasileiro, com um recorte temporal de 2009 a 2013. Apresenta-se também uma análise política e econômica do setor de serviços para apresentar quais são as atuações dos órgãos públicos relacionadas ao setor, bem como uma análise de dados estatísticos para uma melhor compreensão da importância do setor se serviços no processo de internacionalização de empresas. Sendo assim, objetiva-se identificar quais as contribuições das políticas públicas, voltadas para o setor de serviços, nas empresas brasileiras que atuam no segmento de TIC e buscam obter uma maior competitividade, para que assim possam se inserir no mercado internacional. Por meio do estudo de caso, a pesquisa apresenta as principais dificuldades e oportunidades que abrangem o setor privado deste segmento.
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Apresenta-se também uma análise política e econômica do setor de serviços para apresentar quais são as atuações dos órgãos públicos relacionadas ao setor, bem como uma análise de dados estatísticos para uma melhor compreensão da importância do setor se serviços no processo de internacionalização de empresas. Sendo assim, objetiva-se identificar quais as contribuições das políticas públicas, voltadas para o setor de serviços, nas empresas brasileiras que atuam no segmento de TIC e buscam obter uma maior competitividade, para que assim possam se inserir no mercado internacional. Por meio do estudo de caso, a pesquisa apresenta as principais dificuldades e oportunidades que abrangem o setor privado deste segmento.This study analyzes the role of the international trade services in Brazil, with points of views of both government, and private sector on the subject, with a focus on the Brazilian ICT sector, with a 2009 period to 2013. It presents also a political and economic analysis of the service sector to show which public agencies of the actions are related to the sector, as well as statistical data analysis for a better understanding of the importance of the sector of services companies in internationalization process. Therefore, the objective is to identify the contributions of public policies, focused on the service sector, in Brazilian companies operating in the ICT sector that are seeking to achieve greater competitiveness, so that they can enter the international market. Through the case study, the research presents major difficulties and opportunities that spand the private sector in this segment. Keywords: International Trade; Services; Information and Communication Technology - ICT; Public Policy; Competitiveness; Internationalization; Case study.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2017-06-01T17:40:31Z No. of bitstreams: 1 MarcoFelipedaCostaMascarenhasMartinsTCCGraduacao.pdf: 791766 bytes, checksum: 9e6ad405a0636061ad91a7e21f2efb21 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-06-02T12:05:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MarcoFelipedaCostaMascarenhasMartinsTCCGraduacao.pdf: 791766 bytes, checksum: 9e6ad405a0636061ad91a7e21f2efb21 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-02T12:05:38Z (GMT). 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This study analyzes the role of the international trade services in Brazil, with points of views of both government, and private sector on the subject, with a focus on the Brazilian ICT sector, with a 2009 period to 2013. It presents also a political and economic analysis of the service sector to show which public agencies of the actions are related to the sector, as well as statistical data analysis for a better understanding of the importance of the sector of services companies in internationalization process. Therefore, the objective is to identify the contributions of public policies, focused on the service sector, in Brazilian companies operating in the ICT sector that are seeking to achieve greater competitiveness, so that they can enter the international market. Through the case study, the research presents major difficulties and opportunities that spand the private sector in this segment. Keywords: International Trade; Services; Information and Communication Technology - ICT; Public Policy; Competitiveness; Internationalization; Case study.
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