Programas de assistência à comunicação entre pacientes com deficiência auditiva e os profissionais de saúde da regional de saúde do Gama do Distrito Federal.
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Data de Publicação: | 2013 |
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Matos, Eliane Pessoa de Carvalho2013-09-30T13:52:47Z2016-10-10T03:45:08Z2013-09-30T13:52:47Z2016-10-10T03:45:08Z2013-12-07MATOS, Eliane Pessoa de Carvalho. Programas de assistência à comunicação entre pacientes com deficiência auditiva e os profissionais de saúde da regional de saúde do Gama do Distrito Federal. 43 f. Monografia (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1765EnfermagemA deficiência auditiva é caracterizada pela perda total ou parcial da capacidade de ouvir, sendo a segunda maior deficiência presente na população. O Distrito Federal tem mais de 80 mil habitantes surdos. Objetivos: Verificar a existência de programas de assistência à comunicação entre pacientes com deficiência auditiva e os profissionais de saúde da regional de saúde do Gama Distrito Federal; Fazer levantamento bibliográfico sobre deficiência auditiva e as dificuldades de comunicação entre os profissionais de saúde e os portadores dessa deficiência; Identificar as diferentes possibilidades de comunicação com clientes que apresentam surdez; Conhecer as propostas que a Regional de saúde do Gama tem tomado para que os pacientes com deficiência auditiva sejam acolhidos de forma humanizada sempre que necessitarem de atendimento em instituições de saúde; e sugerir um treinamento para o acolhimento ao deficiente auditivo. Metodologia: O presente estudo é uma pesquisa quantiqualitativa de caráter exploratório descritiva, desenvolvida entre os meses de julho a outubro de 2011, na Regional de Saúde do Gama com a participação de 5 gestores das unidades de saúde. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada e analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os profissionais pesquisados não possuem preparo e nem programas de assistência a saúde para atender a clientela com surdez. O atendimento dos mesmos acontece de forma improvisada, constrangendo tanto ao cliente quanto ao profissional. Considerações Finais: Conclui-se que é importante a sensibilização dos profissionais de saúde para oferecerem ao deficiente auditivo, o que é garantido por lei, um atendimento humanizado e eficaz, atendendo as suas necessidades.The hearing impairment is characterized by total or partial loss of the ability to listen, being the second largest disability present in the population. The Federal District has more than 80 thousand inhabitants deaf. Objectives: Verify the existence of programed of assistance to communication between hearing impaired patients and healthcare professionals of health regional Range Federal District; Do bibliographic on hearing impairment and the difficulties of communication between health professionals and persons with such disabilities; Identify the different possibilities of communication with clients that exhibit deafness; Know the proposals that the Range of regional health has taken for patients with hearing impairment are accommodated in a humanized always requiring attendance in health institutions, and suggest a training for the host to the hearing-impaired. Methodology:This study is a descriptive exploratory quantiqualitativa search of character, developed between the months of July to October 2011, in Regional Health Range featuring 5 managers of health facilities. The data were collected through interview structured way and analyzed using the analysis technique content. Results: Professionals surveyed do not have nor staging and health assistance programs to meet the clientele with deafness. The attendance of the same happens improvisation, constringed both the client and to the professional. Final Considerations: It is concluded that it is important to raise awareness of health professionals to offer to the hearing-impaired, which is guaranteed by law, a humanized and effective, in view of their needs.Submitted by Rejaine Pereira (rejaine@ucb.br) on 2013-08-29T20:15:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Eliane Pessoa de Carvalho.pdf: 654718 bytes, checksum: adeea2364ed94fab1058e7a6bff58b4c (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2013-09-30T13:52:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Eliane Pessoa de Carvalho.pdf: 654718 bytes, checksum: adeea2364ed94fab1058e7a6bff58b4c (MD5)Made available in DSpace on 2013-09-30T13:52:47Z (GMT). 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