Processo de internacionalização da empresa Mary Kay cosméticos e sua inserção no mercado brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9869 |
Resumo: | Este estudo explora o processo de internacionalização de empresas de cosméticos, tendo como foco e estudo de caso a multinacional Mary Kay. O trabalho analisa a indústria de cosméticos mundial e nacional, observando o comportamento estratégico para a internacionalização de empresas desse segmento. A pesquisa indaga também a questão do marketing na atuação desse setor, bem como seu público consumidor e sua preocupação com a aparência física, levando a indústria de cosméticos ser uma das mais bem sucedidas globalmente. O estudo notou uma atuação das empresas em vendas diretas, em que foi possível concluir uma ligação com a sua distribuição e o tipo de estratégia de internacionalização realizado por elas. Conclui-se ainda que a empresa estudada nesta pesquisa se internacionalizou no Brasil por meio de exportação, atuando por meio dos centros de distribuição e vendas diretas. |
id |
UCB-2_242c6cdea2a7495bea9c55c925031682 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/9869 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Cunha, Camilla Sara GonçalvesCardoso, Larissa Oliveira2017-08-16T12:38:23Z2017-08-152017-08-16T12:38:23Z2015CARDOSO, Larissa Oliveira. Processo de internacionalização da empresa Mary Kay cosméticos e sua inserção no mercado brasileiro. 2015. 63 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9869Este estudo explora o processo de internacionalização de empresas de cosméticos, tendo como foco e estudo de caso a multinacional Mary Kay. O trabalho analisa a indústria de cosméticos mundial e nacional, observando o comportamento estratégico para a internacionalização de empresas desse segmento. A pesquisa indaga também a questão do marketing na atuação desse setor, bem como seu público consumidor e sua preocupação com a aparência física, levando a indústria de cosméticos ser uma das mais bem sucedidas globalmente. O estudo notou uma atuação das empresas em vendas diretas, em que foi possível concluir uma ligação com a sua distribuição e o tipo de estratégia de internacionalização realizado por elas. Conclui-se ainda que a empresa estudada nesta pesquisa se internacionalizou no Brasil por meio de exportação, atuando por meio dos centros de distribuição e vendas diretas.This study explores the internationalization of cosmetic companies, focusing on the case study of the multinational: Mary Kay. The study analyzes the global and domestic cosmetics industry, noting the strategic behavior for the internationalization of follow-up enterprises. The survey also asks about the marketing performance of this industry and its consumers, and their concern with the physical appearance that leads the cosmetic industry to its global success. The study noted a performance of the companies in direct sales, it was possible to conclude a connection with the distribution and the type of the internationalization strategy undertaken by them. It was also observed that the company studied in this research starts its internationalization in Brazil through exports, acting by distribution centers and direct sales.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-08-15T21:10:08Z No. of bitstreams: 1 LarissaOliveiraCardosoTCCGRADUACAO2015.pdf: 992393 bytes, checksum: b6da1aa9b45e0b7e0210bb9b3dd305e4 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-08-16T12:38:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LarissaOliveiraCardosoTCCGRADUACAO2015.pdf: 992393 bytes, checksum: b6da1aa9b45e0b7e0210bb9b3dd305e4 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-16T12:38:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LarissaOliveiraCardosoTCCGRADUACAO2015.pdf: 992393 bytes, checksum: b6da1aa9b45e0b7e0210bb9b3dd305e4 (MD5) Previous issue date: 2015porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISRelações internacionaisIndústria de cosméticosInternacionalizaçãoMary KayProcesso de internacionalização da empresa Mary Kay cosméticos e sua inserção no mercado brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALLarissaOliveiraCardosoTCCGRADUACAO2015.pdfLarissaOliveiraCardosoTCCGRADUACAO2015.pdfMonografiaapplication/pdf992393https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9869/1/LarissaOliveiraCardosoTCCGRADUACAO2015.pdfb6da1aa9b45e0b7e0210bb9b3dd305e4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9869/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTLarissaOliveiraCardosoTCCGRADUACAO2015.pdf.txtLarissaOliveiraCardosoTCCGRADUACAO2015.pdf.txtExtracted texttext/plain110977https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9869/3/LarissaOliveiraCardosoTCCGRADUACAO2015.pdf.txt8a08cadef78863b341ef2d48eefa52d6MD53123456789/98692017-08-17 01:03:08.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processo de internacionalização da empresa Mary Kay cosméticos e sua inserção no mercado brasileiro |
title |
Processo de internacionalização da empresa Mary Kay cosméticos e sua inserção no mercado brasileiro |
spellingShingle |
Processo de internacionalização da empresa Mary Kay cosméticos e sua inserção no mercado brasileiro Cardoso, Larissa Oliveira CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Relações internacionais Indústria de cosméticos Internacionalização Mary Kay |
title_short |
Processo de internacionalização da empresa Mary Kay cosméticos e sua inserção no mercado brasileiro |
title_full |
Processo de internacionalização da empresa Mary Kay cosméticos e sua inserção no mercado brasileiro |
title_fullStr |
Processo de internacionalização da empresa Mary Kay cosméticos e sua inserção no mercado brasileiro |
title_full_unstemmed |
Processo de internacionalização da empresa Mary Kay cosméticos e sua inserção no mercado brasileiro |
title_sort |
Processo de internacionalização da empresa Mary Kay cosméticos e sua inserção no mercado brasileiro |
author |
Cardoso, Larissa Oliveira |
author_facet |
Cardoso, Larissa Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Camilla Sara Gonçalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Larissa Oliveira |
contributor_str_mv |
Cunha, Camilla Sara Gonçalves |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
topic |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Relações internacionais Indústria de cosméticos Internacionalização Mary Kay |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações internacionais Indústria de cosméticos Internacionalização Mary Kay |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este estudo explora o processo de internacionalização de empresas de cosméticos, tendo como foco e estudo de caso a multinacional Mary Kay. O trabalho analisa a indústria de cosméticos mundial e nacional, observando o comportamento estratégico para a internacionalização de empresas desse segmento. A pesquisa indaga também a questão do marketing na atuação desse setor, bem como seu público consumidor e sua preocupação com a aparência física, levando a indústria de cosméticos ser uma das mais bem sucedidas globalmente. O estudo notou uma atuação das empresas em vendas diretas, em que foi possível concluir uma ligação com a sua distribuição e o tipo de estratégia de internacionalização realizado por elas. Conclui-se ainda que a empresa estudada nesta pesquisa se internacionalizou no Brasil por meio de exportação, atuando por meio dos centros de distribuição e vendas diretas. This study explores the internationalization of cosmetic companies, focusing on the case study of the multinational: Mary Kay. The study analyzes the global and domestic cosmetics industry, noting the strategic behavior for the internationalization of follow-up enterprises. The survey also asks about the marketing performance of this industry and its consumers, and their concern with the physical appearance that leads the cosmetic industry to its global success. The study noted a performance of the companies in direct sales, it was possible to conclude a connection with the distribution and the type of the internationalization strategy undertaken by them. It was also observed that the company studied in this research starts its internationalization in Brazil through exports, acting by distribution centers and direct sales. |
description |
Este estudo explora o processo de internacionalização de empresas de cosméticos, tendo como foco e estudo de caso a multinacional Mary Kay. O trabalho analisa a indústria de cosméticos mundial e nacional, observando o comportamento estratégico para a internacionalização de empresas desse segmento. A pesquisa indaga também a questão do marketing na atuação desse setor, bem como seu público consumidor e sua preocupação com a aparência física, levando a indústria de cosméticos ser uma das mais bem sucedidas globalmente. O estudo notou uma atuação das empresas em vendas diretas, em que foi possível concluir uma ligação com a sua distribuição e o tipo de estratégia de internacionalização realizado por elas. Conclui-se ainda que a empresa estudada nesta pesquisa se internacionalizou no Brasil por meio de exportação, atuando por meio dos centros de distribuição e vendas diretas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-16T12:38:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-08-15 2017-08-16T12:38:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARDOSO, Larissa Oliveira. Processo de internacionalização da empresa Mary Kay cosméticos e sua inserção no mercado brasileiro. 2015. 63 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9869 |
identifier_str_mv |
CARDOSO, Larissa Oliveira. Processo de internacionalização da empresa Mary Kay cosméticos e sua inserção no mercado brasileiro. 2015. 63 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Relações Internacionais (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades, Negócios e Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9869/1/LarissaOliveiraCardosoTCCGRADUACAO2015.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9869/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9869/3/LarissaOliveiraCardosoTCCGRADUACAO2015.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6da1aa9b45e0b7e0210bb9b3dd305e4 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 8a08cadef78863b341ef2d48eefa52d6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829882421084160 |