Avaliação do desenvolvimento neuromotor em bebês de zero a dezoito meses de idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Eduardo Nascimento da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva, Luciano de Matos Gomes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11656
Resumo: Introdução: As etapas que envolvem os primeiros meses de vida de uma criança são determinantes na formação de seu desenvolvimento neuromotor. Durante esse período são obtidas e consolidadas as primeiras aquisições motoras, e, diversos são os fatores externos que podem interferir neste processo. Desta forma, este estudo analisa o atual processo de desenvolvimento neuromotor infantil bem como os fatores socioeconômicos que podem promover alterações, positivas ou não, no referido processo. Método: Foram avaliadas 100 crianças, através da escala ‘’Alberta Infant Motor Scale (AIMS)’’, residentes no Distrito Federal, sem distúrbio neuromotor e desenvolvimento típico, com idade entre 0 e 18 meses, de ambos os sexos e diferentes condições sociais e econômicas. Resultados: Das 100 crianças estudadas, somente 06 apresentaram percentil abaixo de 50 e as demais 94 igual ou acima de 50. Verificou-se que as crianças que obtiveram os melhores resultados, percentil 90, foram as que recebem cuidados em creches, 21 crianças, correspondendo a 42%. Resultado bem próximo daquelas que recebem seus cuidados por familiares, 19 crianças (38%) e seguido pelas crianças que recebem cuidados com babá, 10 crianças, ou seja, 20%. Conclusão: Conclui-se que, a maior parte das crianças avaliadas está dentro do percentil 90 da AIMS e que crianças freqüentadoras de creche mostraram um desenvolvimento mais avançado que as crianças que recebem cuidados pelos familiares e babás.
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Método: Foram avaliadas 100 crianças, através da escala ‘’Alberta Infant Motor Scale (AIMS)’’, residentes no Distrito Federal, sem distúrbio neuromotor e desenvolvimento típico, com idade entre 0 e 18 meses, de ambos os sexos e diferentes condições sociais e econômicas. Resultados: Das 100 crianças estudadas, somente 06 apresentaram percentil abaixo de 50 e as demais 94 igual ou acima de 50. Verificou-se que as crianças que obtiveram os melhores resultados, percentil 90, foram as que recebem cuidados em creches, 21 crianças, correspondendo a 42%. Resultado bem próximo daquelas que recebem seus cuidados por familiares, 19 crianças (38%) e seguido pelas crianças que recebem cuidados com babá, 10 crianças, ou seja, 20%. Conclusão: Conclui-se que, a maior parte das crianças avaliadas está dentro do percentil 90 da AIMS e que crianças freqüentadoras de creche mostraram um desenvolvimento mais avançado que as crianças que recebem cuidados pelos familiares e babás.Introduction: The stages involving the first months of life of a child are crucial in the formation of its development neuromotor. During that period are collected and consolidated the purchase motor, and various are the external factors that can interfere in this process. This study to examine the current process of infant neuromotor development and the main factors that can promote changes, positive or not, in that case. Not only the environment in which they live as well as conditions family, social and economic, may be elements of motor behavior changers infant. Methodology: We evaluated 100 (one hundred) children through the Alberta Infant Motor Scale, in the Federal District,DF, aged between 0 and 18 months, both sexes and different social and economic conditions. Results: of the 100 children studied, 06 had percentages below 50 and the remaining 94 over 50. It was found that children have the best results (90th percentile) were receiving care in daycare centers, 21 children, corresponding to 42%. Result very close to those that would receive their care by relatives, 19 children (38%), followed by children receiving care with nanny, 10 children or 20%.Conclusion In conclusion, most children are evaluated within the 90th percentile of the AIMS and that children attending the nursery have a more advanced children receiving care by family members and babysitters.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2018-11-08T17:01:54Z No. of bitstreams: 1 CarlosEduardoNascimentodaSilvaLucianodeMatosGomesdaSilvaTCCGraduacao2009.pdf: 418220 bytes, checksum: 1c82875b3056e4752c6617ba16f46375 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-11-12T10:33:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CarlosEduardoNascimentodaSilvaLucianodeMatosGomesdaSilvaTCCGraduacao2009.pdf: 418220 bytes, checksum: 1c82875b3056e4752c6617ba16f46375 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-12T10:33:05Z (GMT). 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Introduction: The stages involving the first months of life of a child are crucial in the formation of its development neuromotor. During that period are collected and consolidated the purchase motor, and various are the external factors that can interfere in this process. This study to examine the current process of infant neuromotor development and the main factors that can promote changes, positive or not, in that case. Not only the environment in which they live as well as conditions family, social and economic, may be elements of motor behavior changers infant. Methodology: We evaluated 100 (one hundred) children through the Alberta Infant Motor Scale, in the Federal District,DF, aged between 0 and 18 months, both sexes and different social and economic conditions. Results: of the 100 children studied, 06 had percentages below 50 and the remaining 94 over 50. It was found that children have the best results (90th percentile) were receiving care in daycare centers, 21 children, corresponding to 42%. Result very close to those that would receive their care by relatives, 19 children (38%), followed by children receiving care with nanny, 10 children or 20%.Conclusion In conclusion, most children are evaluated within the 90th percentile of the AIMS and that children attending the nursery have a more advanced children receiving care by family members and babysitters.
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