A capoeira como prática nas aulas de educação física do ensino médio, da escola assistida pelo PIBID: visão dos alunos
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Data de Publicação: | 2016 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11183 |
Resumo: | A capoeira é uma forte manifestação popular afro-brasileira, com seu surgimento nas senzalas como luta de libertação, uma necessidade de autodefesa, e resistência à opressão contra o regime de escravidão existente naquela época. Foi perseguida, por muitos anos, nos códigos das culturas dominantes. Hoje é um esporte rico de cultura e movimento corporal, presente em diversos segmentos sociais do mundo. Com a criação dos PCN’s a capoeira passou a ser sugerida como conteúdo presente na Educação física escolar, que trata pedagogicamente de manifestações da cultura corporal. O objetivo do presente estudo é identificar a opinião dos alunos, da escola assistida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, sobre a aceitação da capoeira nas aulas de Educação Física. Neste estudo foi utilizado o método Análise de Conteúdo, o qual consiste em uma metodologia de pesquisa usada para descrever e interpretar conteúdos, sendo textos e documentos, fazendo-se necessário uma busca teórica e prática com significado especial no campo das investigações sociais. Com o auxílio de um gravador os dados foram coletados a partir da aplicação de uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontam uma grande aceitação da Capoeira por parte dos alunos, pois além de ter uma rica base histórica, também, desenvolve aspectos motores, cognitivos e afetivo-sociais; tendo uma grande aceitação, por parte dos alunos entrevistados, principalmente por ser algo inovador e oriundo do Brasil. Conclui-se que ainda existe o desafio de inserir a capoeira como conteúdo atuante nas aulas de Educação Física escolar. |
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Com a criação dos PCN’s a capoeira passou a ser sugerida como conteúdo presente na Educação física escolar, que trata pedagogicamente de manifestações da cultura corporal. O objetivo do presente estudo é identificar a opinião dos alunos, da escola assistida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, sobre a aceitação da capoeira nas aulas de Educação Física. Neste estudo foi utilizado o método Análise de Conteúdo, o qual consiste em uma metodologia de pesquisa usada para descrever e interpretar conteúdos, sendo textos e documentos, fazendo-se necessário uma busca teórica e prática com significado especial no campo das investigações sociais. Com o auxílio de um gravador os dados foram coletados a partir da aplicação de uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontam uma grande aceitação da Capoeira por parte dos alunos, pois além de ter uma rica base histórica, também, desenvolve aspectos motores, cognitivos e afetivo-sociais; tendo uma grande aceitação, por parte dos alunos entrevistados, principalmente por ser algo inovador e oriundo do Brasil. Conclui-se que ainda existe o desafio de inserir a capoeira como conteúdo atuante nas aulas de Educação Física escolar.Capoeira is a strong popular african-Brazilian expression, with its appearance in the slave quarters as liberation struggle, a need for self-defense, and resistance to oppression against the existing regime of slavery at that time. He was persecuted for many years in the dominant cultures codes. Today is a rich sports culture and body movement, present in different social segments of the world. With the creation of the NCP's capoeira came to be suggested to present content in school physical education, which is pedagogically manifestations of body culture. The aim of this study is to identify the opinions of students, the school assisted by the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching - PIBID on the acceptance of capoeira in physical education classes. This study used the content analysis method, which consists of a research methodology used to describe and interpret content, with texts and documents, making it necessary to search a theoretical and practical with special significance in the field of social research. With the aid of a data recorder were collected from the application of a semi-structured interview. The results show a wide acceptance of Capoeira by the students, as well as having a rich historical base also develops engines, cognitive and affective-social; having a great acceptance by the students interviewed, mainly because it is something new and from Brazil. We conclude that there is still the challenge of entering the roost as active content in the lessons of Physical Education.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-08-07T12:07:49Z No. of bitstreams: 1 HamiltonGuedesdeMouraTCCGraduacao2016.pdf: 418506 bytes, checksum: 27e732494b6b1918b6546ed90b0ee79a (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-08-08T11:33:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HamiltonGuedesdeMouraTCCGraduacao2016.pdf: 418506 bytes, checksum: 27e732494b6b1918b6546ed90b0ee79a (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-08T11:33:46Z (GMT). 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