A aplicabilidade do código de defesa do donsumidor nas relações de consumo pela internet no Brasil
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Data de Publicação: | 2012 |
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Ferreira, Fábio Martins2013-10-04T13:22:37Z2016-10-10T03:33:32Z2017-01-25T18:42:14Z2013-10-04T13:22:37Z2016-10-10T03:33:32Z2017-01-25T18:42:14Z2012FERREIRA, Fabio Martins. A aplicabilidade do código de defesa do consumidor nas relações de consumo pela internet no Brasil. 2012. 86 f. Monografia (Graduação). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1961DireitoO presente trabalho aborda temas contemporâneos acerca da aplicação do Código de Defesa do Consumidor nas relações de consumo eletrônicas; relações essas que se veem crescentes na compra e venda de produtos e serviços por meio da utilização de recursos da informática, havendo assim a necessidade de se estabelecerem diretrizes básicas e indispensáveis à manutenção de uma relação equânime entre os pólos envolvidos. A facilidade com que são ofertados os produtos e serviços em sites de comércio eletrônico para os consumidores, obrigam empresas de comércio virtual a se precaver contra ameaças de furto de informações, bem como a garantir que o objetivo primordial desse tipo de comércio, que é a compra e venda de produtos e serviços diversos, sejam realizados em perfeita conformidade com os ditames convencionais das relações de consumo. É latente que tal discussão é de grande importância para toda a sociedade que o reconhecimento da inserção da figura do consumidor que faz suas compras em ambiente virtual, apesar de encontrar-se em lugar adequado no atual Código de Defesa do Consumidor, carece de maior especificação, posto que o internauta, da mesma forma que o consumidor tradicional, é sujeito de direitos e garantias legais especiais. Sites de compras coletivas e clubes de compras surgiram como novas modalidades e possibilidades de aquisição de produtos e serviços. Particularidades nessas modalidades de oferta devem ser estudadas de forma a levantar possíveis problemas e desacordos com as garantias do consumidor elencadas no Código de Defesa do Consumidor atual. Toda essa problemática é que está sob análise neste trabalho.This paper discusses contemporary issues about the application of the Code of Consumer Protection in Electronic consumer relations, relations that are seen growing in the purchase and sale of products and services through the use of computer resources, so there is a need to establish basic guidelines and essential to maintaining an equitable relationship between the poles involved. The ease with which they are offered products and services in e-commerce sites for consumers, companies require e-commerce to guard against threats of theft of information, and to ensure that the primary objective of this trade, which is the purchase and sale of various products and services are carried out in complete conformity with the dictates of conventional consumer relations. It is latent such a discussion is of great importance to society that the recognition of insertion of the figure of the consumer who is shopping in a virtual environment, despite finding themselves in an appropriate place in the current Code of Consumer Protection, needs further specification , since the internet, just as the traditional consumer, is the subject of special legal rights and guarantees. Sites collective purchasing and buying clubs have emerged as new forms and possibilities of purchasing products and services. Particularities of these modalities offer should be studied in order to raise potential problems and disagreements with the consumer guarantees listed in the Code of Consumer Protection today. This whole issue is being analyzed in this work.Submitted by Rejaine Pereira (rejaine@ucb.br) on 2013-10-03T19:17:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Fábio Martins Ferreira.pdf: 672216 bytes, checksum: 7335aa06aaa29f86ee177ce10a82fc17 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2013-10-04T13:22:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Fábio Martins Ferreira.pdf: 672216 bytes, checksum: 7335aa06aaa29f86ee177ce10a82fc17 (MD5)Made available in DSpace on 2013-10-04T13:22:37Z (GMT). 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O presente trabalho aborda temas contemporâneos acerca da aplicação do Código de Defesa do Consumidor nas relações de consumo eletrônicas; relações essas que se veem crescentes na compra e venda de produtos e serviços por meio da utilização de recursos da informática, havendo assim a necessidade de se estabelecerem diretrizes básicas e indispensáveis à manutenção de uma relação equânime entre os pólos envolvidos. A facilidade com que são ofertados os produtos e serviços em sites de comércio eletrônico para os consumidores, obrigam empresas de comércio virtual a se precaver contra ameaças de furto de informações, bem como a garantir que o objetivo primordial desse tipo de comércio, que é a compra e venda de produtos e serviços diversos, sejam realizados em perfeita conformidade com os ditames convencionais das relações de consumo. É latente que tal discussão é de grande importância para toda a sociedade que o reconhecimento da inserção da figura do consumidor que faz suas compras em ambiente virtual, apesar de encontrar-se em lugar adequado no atual Código de Defesa do Consumidor, carece de maior especificação, posto que o internauta, da mesma forma que o consumidor tradicional, é sujeito de direitos e garantias legais especiais. Sites de compras coletivas e clubes de compras surgiram como novas modalidades e possibilidades de aquisição de produtos e serviços. Particularidades nessas modalidades de oferta devem ser estudadas de forma a levantar possíveis problemas e desacordos com as garantias do consumidor elencadas no Código de Defesa do Consumidor atual. Toda essa problemática é que está sob análise neste trabalho. This paper discusses contemporary issues about the application of the Code of Consumer Protection in Electronic consumer relations, relations that are seen growing in the purchase and sale of products and services through the use of computer resources, so there is a need to establish basic guidelines and essential to maintaining an equitable relationship between the poles involved. The ease with which they are offered products and services in e-commerce sites for consumers, companies require e-commerce to guard against threats of theft of information, and to ensure that the primary objective of this trade, which is the purchase and sale of various products and services are carried out in complete conformity with the dictates of conventional consumer relations. It is latent such a discussion is of great importance to society that the recognition of insertion of the figure of the consumer who is shopping in a virtual environment, despite finding themselves in an appropriate place in the current Code of Consumer Protection, needs further specification , since the internet, just as the traditional consumer, is the subject of special legal rights and guarantees. Sites collective purchasing and buying clubs have emerged as new forms and possibilities of purchasing products and services. Particularities of these modalities offer should be studied in order to raise potential problems and disagreements with the consumer guarantees listed in the Code of Consumer Protection today. This whole issue is being analyzed in this work. |
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