Barreiras à expressão da criatividade entre profissionais brasileiros, cubanos e portugueses
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Data de Publicação: | 1998 |
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Resumo: | Investiga barreiras à expressão da criatividade pessoal percebidas por 290 profissionais de educação do Brasil, Cuba e Portugal. Para identificação das barreiras, solicitou-se aos sujeitos para completar a sentença: eu seria mais criativo se... Realizou-se análise de conteúdo, elaborando-se categorias que abrangeram, em suas matizes, o conteúdo referente às distintas barreiras. Observou-se, que dentre os profissionais brasileiros e portugueses, foram as barreiras de ordem pessoal as mais apontadas, enquanto, entre os cubanos, foram as de ordem social. Observou-se que o medo (de errar, do fracasso, da crítica) foi a barreira pessoal mais apontada pelos brasileiros e portugueses, ao passo que, na amostra cubana, foi a insuficiente capacidade de observação, análise ou reflexão. Quanto às barreiras de ordem social, a falta de tempo foi o aspecto mais salientado nas distintas amostras. Como o cultivo da criatividade no contexto escolar depende necessariamente da atuação dos profissionais que atuam neste contexto, seria relevante implementar estratégias que possibilitassem a superação de barreiras identificadas. |
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Content analysis was used to analyse the data. More Brazilian and Portuguese professionals indicated inner barriers, while the social barriers were pointed by more Cuban professionals. It was observed that fear (of making mistakes, failure, and criticism) was the personal barrier more pointed by Brazilian and Portuguese professionals, while the insufficient ability for observation, analysis and reflection was the most common personal barrier in the Cuban sample. Lack of time was the social barrier more common in the distinct samples. Due to the fact that nurturing creativity in the educational context depends necessarily on the educational professionals, it would be relevant the implementation of strategies to surpass the identified barriers.Made available in DSpace on 2016-10-10T03:52:05Z (GMT). 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