Aquisição do português por falantes de espanhol: uma reflexão com base no contexto de ensino de um curso de português para estrangeiros do Distrito Federal
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Data de Publicação: | 2012 |
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Sobrinho, Haylane Melo2014-05-07T20:43:24Z2016-10-10T03:27:48Z2014-05-07T20:43:24Z2016-10-10T03:27:48Z2012-11-28SOBRINHO, Haylane Melo. Aquisição do português por falantes de espanhol: uma reflexão com base no contexto de ensino de um curso de português para estrangeiros do Distrito Federal. 2012. 37 f. Monografia (Letras) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/3844LetrasEsta monografia consiste em uma pesquisa com base em aulas de português para falantes de espanhol em um curso específico, na Universidade de Brasília. Para isso, temos como fundamentação teórica, teorias de aquisição de segunda língua. A pesquisa foi feita a partir de observações de 17 aulas e um questionário aplicado aos alunos com o objetivo de conhecê-los melhor e saber como é a visão deles em relação à língua portuguesa. Foram discutidas também as opiniões de diversos estudiosos da área que mostraram haver muitas semelhanças entre as duas línguas, o que pode atrapalhar ou ajudar, já que atrapalha porque os alunos confundem muito a língua portuguesa com o espanhol e acabam tendo dificuldade em adquirir plenamente a língua estrangeira. Mas essa proximidade pode ajudar quando o aluno consegue separar as duas línguas e perceber as diferenças entre uma e outra. Por isso, a análise dos dados colhidos e observados foi importante para perceber que o ensino de outra língua, por mais que ela seja próxima da língua materna, é bastante complexo e exige uma série de cuidados discutidos nesta monografia, como por exemplo, a ênfase nas características da língua estrangeira, em contraste com a língua materna do aprendiz.This monograph consists on a research based on Portuguese classes for speakers of Spanish in a specific course at the University of Brasília. Therefore, we used, as theoretical backgrounds, theories of second language acquisition. The research was held from observations of 17 classes and a questionnaire answered by students aiming to know them better and to know the views they have regarding the Portuguese language. It was also held a discussion on the opinion of several experts who proved that there are similarities between either languages, what can hinder or help the students. It hinders because students mix up Portuguese with Spanish and end up with difficulty of acquiring completely the foreign language. But this similarity can help when the students are able to set the difference between the two languages and perceive the differences between them. Hence, the analysis of the observed data was important to perceive that the teaching of another language, even if it is similar to the mother tongue, is quite complex and demands attention which is going to be discussed in this monograph, for instance, the emphasis on the features of the foreign language, contrasting with the learners‟ mother tongue.Submitted by Marielle Domiciano (marielle.silva@ucb.br) on 2014-05-02T18:45:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Haylane Melo Sobrinho.pdf: 1051350 bytes, checksum: c762142a73f5acced9db2816ccf5d4cd (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-05-07T20:43:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Haylane Melo Sobrinho.pdf: 1051350 bytes, checksum: c762142a73f5acced9db2816ccf5d4cd (MD5)Made available in DSpace on 2014-05-07T20:43:24Z (GMT). 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