A Inclusão Escolar de Pessoas com Síndrome de Down: Uma Análise em Artigos Científicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noronha, Alessandra Alexandria da Cruz
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5170
Resumo: Pedagogia
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O presente trabalho tem o propósito de fazer um levantamento de como andam as pesquisas a respeito de inclusão escolar de pessoas com Síndrome de Down no Brasil, no âmbito das revistas “Revista Brasileira de Educação Especial”, “Revista Educação Especial”, Revista “Pensar a Prática”, Revista “Perspectivas Online: Biológicas e da Saúde", Revista “Universidade Estadual Paulista” e Revista “Psicologia em Estudo”, no período de 2004 a 2014. A ideia de abordar a inclusão de crianças com Síndrome de Down surgiu da experiência prévia da autora com um aluno com Síndrome de Down, quando era aluna do curso de Psicologia da Universidade Católica de Brasília. Com o crescimento do número de artigos publicados sobre o assunto, surge o problema de se ter uma ideia geral do que eles estão tratando. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar elementos nestas pesquisas que permitam uma ideia geral destes artigos e, como objetivos específicos, identificar quais principais objetivos propostos pelos pesquisadores, quais as principais conclusões a que chegaram, que abordagens de pesquisa, que métodos de coleta de dados preferiram empregar e a quais públicos-alvo direcionaram as pesquisas – professores, alunos e pais. A pesquisa justifica-se no aspecto social porque a inclusão tem como aspecto fundamental a educação inclusiva, justifica-se do ponto de vista do professor pela oportunidade de aprimorar suas práticas e pessoalmente, como já mencionado, pelas experiências positivas que já teve com crianças com Síndrome de Down. Os dados sugerem, no âmbito dos artigos analisados, que os objetivos se concentraram nos aspectos de inclusão, no aspecto familiar e no aspecto comportamental, e que as conclusões se concentraram mais no aspecto comportamental. Os dados ainda sugerem uma prevalência dos Estudos de Casos Múltiplos como abordagem de pesquisa, e as famílias e alunos com Síndrome de Down como públicos-alvo preferidos. Os dados mostram também que, em sua maioria, os alunos com Síndrome de Down, estudados nos artigos, estão da Rede Pública.Submitted by Marielle Domiciano (marielle.silva@ucb.br) on 2015-04-14T23:48:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Alessandra Alexandria da Cruz Noronha.pdf: 1474525 bytes, checksum: 64ffd74e3ef18a07c919cdd2a236b064 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2015-04-17T21:29:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Alessandra Alexandria da Cruz Noronha.pdf: 1474525 bytes, checksum: 64ffd74e3ef18a07c919cdd2a236b064 (MD5)Made available in DSpace on 2015-04-17T21:29:36Z (GMT). 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