Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12901 |
Resumo: | O presente trabalho analisa a lacuna legal do Código de Ética (CED) a respeito do uso das mídias sociais digitais como ferramentas de publicidade advocatícia. O tema versa a respeito da atividade do advogado na Internet e os limites éticos do uso das mídias sociais digitais. Visa responder à questão sobre a possibilidade de utilizar as mídias sociais como forma de promover o trabalho do advogado de forma ética, tendo como hipótese: é possível ao advogado usar de forma ética as mídias sociais digitais como forma de publicidade ante a lacuna legal. Justifica-se pelos questionamentos de advogados/as a respeito do uso ético das redes sociais digitais. Possui como objetivo geral a possibilidade de fazer publicidade por meio das mídias sociais sem ferir o CED. Os objetivos específicos são analisar as restrições a respeito da publicidade advocatícia; entender a proibição da mercantilização da advocacia e as limitações à publicidade; e indicar como fazer publicidade advocatícia por meio das mídias sociais digitais de forma ética. O método de pesquisa é de básico, qualitativo, exploratório, de método científico hipotético-dedutivo, realizada por levantamento bibliográfico. Divide-se em três capítulos, sendo o primeiro voltado às noções de Ética geral e profissional. O segundo capítulo aborda conceitos básicos de Publicidade e Propaganda e da publicidade advocatícia e suas restrições. O último capítulo analisa a jurisprudência produzida e conclui com indicações de como o/a advogado/a pode usar as redes sociais digitais de forma ética. |
id |
UCB-2_6395d3a6731f392459d4b3482935626c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/12901 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Karnikowski, Clarissa TeixeiraCorreia, Alanna de Oliveira2020-03-27T17:08:59Z2020-03-192020-03-27T17:08:59Z2019CORREIA, Alanna de Oliveira. Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais. 2019. 45 f. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12901O presente trabalho analisa a lacuna legal do Código de Ética (CED) a respeito do uso das mídias sociais digitais como ferramentas de publicidade advocatícia. O tema versa a respeito da atividade do advogado na Internet e os limites éticos do uso das mídias sociais digitais. Visa responder à questão sobre a possibilidade de utilizar as mídias sociais como forma de promover o trabalho do advogado de forma ética, tendo como hipótese: é possível ao advogado usar de forma ética as mídias sociais digitais como forma de publicidade ante a lacuna legal. Justifica-se pelos questionamentos de advogados/as a respeito do uso ético das redes sociais digitais. Possui como objetivo geral a possibilidade de fazer publicidade por meio das mídias sociais sem ferir o CED. Os objetivos específicos são analisar as restrições a respeito da publicidade advocatícia; entender a proibição da mercantilização da advocacia e as limitações à publicidade; e indicar como fazer publicidade advocatícia por meio das mídias sociais digitais de forma ética. O método de pesquisa é de básico, qualitativo, exploratório, de método científico hipotético-dedutivo, realizada por levantamento bibliográfico. Divide-se em três capítulos, sendo o primeiro voltado às noções de Ética geral e profissional. O segundo capítulo aborda conceitos básicos de Publicidade e Propaganda e da publicidade advocatícia e suas restrições. O último capítulo analisa a jurisprudência produzida e conclui com indicações de como o/a advogado/a pode usar as redes sociais digitais de forma ética.This paper analyzes the legal gap of the Code of Ethics (CED) regarding the use of digital social media as an advocacy tool. The theme is about the lawyer's activity on the Internet and the ethical limits of the use of digital social media. It aims to answer the problem about the possibility of using social media as a way to promote the work of the lawyer in an ethical way, having as hypothesis: it is possible for the lawyer to use digital social media as a way of advertising before the legal gap. It is justified by the lawyers' questions regarding the ethical use of digital social media. Its general objective is making advertising on social media without hurting CED. The specific objectives are to analyze the restrictions on attorney advertising; understand the prohibition of the commercialization of law and the limitations on its advertising; and indicate how to advocate through digital social media in an ethical manner. The research method is basic, qualitative, exploratory, hypothetical-deductive scientific method, performed by bibliographic survey. It is divided into three chapters, the first focusing on notions of general and professional ethics. The second chapter discusses basic concepts of publicity and advocacy and their restrictions. The last chapter analyzes jurisprudence and concludes with indications of how the lawyer can use digital social media in an ethical manner for advocacy advertising.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2020-03-19T18:04:57Z No. of bitstreams: 1 AlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdf: 483958 bytes, checksum: 66828c87684b182a25a5bb3665d639bd (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-03-27T17:08:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdf: 483958 bytes, checksum: 66828c87684b182a25a5bb3665d639bd (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-27T17:08:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdf: 483958 bytes, checksum: 66828c87684b182a25a5bb3665d639bd (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Católica de BrasíliaDireito (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOAdvocaciaMídias sociaisÉtica advocatíciaPublicidade advocatíciaOs limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTAlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdf.txtAlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdf.txtExtracted texttext/plain97195https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12901/3/AlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdf.txt8ea9f57738ae33cd8987e6833886bb7bMD53ORIGINALAlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdfAlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdfMonografiaapplication/pdf483958https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12901/1/AlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdf66828c87684b182a25a5bb3665d639bdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12901/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/129012020-06-09 03:52:28.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais |
title |
Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais |
spellingShingle |
Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais Correia, Alanna de Oliveira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO Advocacia Mídias sociais Ética advocatícia Publicidade advocatícia |
title_short |
Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais |
title_full |
Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais |
title_fullStr |
Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais |
title_full_unstemmed |
Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais |
title_sort |
Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais |
author |
Correia, Alanna de Oliveira |
author_facet |
Correia, Alanna de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Karnikowski, Clarissa Teixeira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Alanna de Oliveira |
contributor_str_mv |
Karnikowski, Clarissa Teixeira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO Advocacia Mídias sociais Ética advocatícia Publicidade advocatícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Advocacia Mídias sociais Ética advocatícia Publicidade advocatícia |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho analisa a lacuna legal do Código de Ética (CED) a respeito do uso das mídias sociais digitais como ferramentas de publicidade advocatícia. O tema versa a respeito da atividade do advogado na Internet e os limites éticos do uso das mídias sociais digitais. Visa responder à questão sobre a possibilidade de utilizar as mídias sociais como forma de promover o trabalho do advogado de forma ética, tendo como hipótese: é possível ao advogado usar de forma ética as mídias sociais digitais como forma de publicidade ante a lacuna legal. Justifica-se pelos questionamentos de advogados/as a respeito do uso ético das redes sociais digitais. Possui como objetivo geral a possibilidade de fazer publicidade por meio das mídias sociais sem ferir o CED. Os objetivos específicos são analisar as restrições a respeito da publicidade advocatícia; entender a proibição da mercantilização da advocacia e as limitações à publicidade; e indicar como fazer publicidade advocatícia por meio das mídias sociais digitais de forma ética. O método de pesquisa é de básico, qualitativo, exploratório, de método científico hipotético-dedutivo, realizada por levantamento bibliográfico. Divide-se em três capítulos, sendo o primeiro voltado às noções de Ética geral e profissional. O segundo capítulo aborda conceitos básicos de Publicidade e Propaganda e da publicidade advocatícia e suas restrições. O último capítulo analisa a jurisprudência produzida e conclui com indicações de como o/a advogado/a pode usar as redes sociais digitais de forma ética. This paper analyzes the legal gap of the Code of Ethics (CED) regarding the use of digital social media as an advocacy tool. The theme is about the lawyer's activity on the Internet and the ethical limits of the use of digital social media. It aims to answer the problem about the possibility of using social media as a way to promote the work of the lawyer in an ethical way, having as hypothesis: it is possible for the lawyer to use digital social media as a way of advertising before the legal gap. It is justified by the lawyers' questions regarding the ethical use of digital social media. Its general objective is making advertising on social media without hurting CED. The specific objectives are to analyze the restrictions on attorney advertising; understand the prohibition of the commercialization of law and the limitations on its advertising; and indicate how to advocate through digital social media in an ethical manner. The research method is basic, qualitative, exploratory, hypothetical-deductive scientific method, performed by bibliographic survey. It is divided into three chapters, the first focusing on notions of general and professional ethics. The second chapter discusses basic concepts of publicity and advocacy and their restrictions. The last chapter analyzes jurisprudence and concludes with indications of how the lawyer can use digital social media in an ethical manner for advocacy advertising. |
description |
O presente trabalho analisa a lacuna legal do Código de Ética (CED) a respeito do uso das mídias sociais digitais como ferramentas de publicidade advocatícia. O tema versa a respeito da atividade do advogado na Internet e os limites éticos do uso das mídias sociais digitais. Visa responder à questão sobre a possibilidade de utilizar as mídias sociais como forma de promover o trabalho do advogado de forma ética, tendo como hipótese: é possível ao advogado usar de forma ética as mídias sociais digitais como forma de publicidade ante a lacuna legal. Justifica-se pelos questionamentos de advogados/as a respeito do uso ético das redes sociais digitais. Possui como objetivo geral a possibilidade de fazer publicidade por meio das mídias sociais sem ferir o CED. Os objetivos específicos são analisar as restrições a respeito da publicidade advocatícia; entender a proibição da mercantilização da advocacia e as limitações à publicidade; e indicar como fazer publicidade advocatícia por meio das mídias sociais digitais de forma ética. O método de pesquisa é de básico, qualitativo, exploratório, de método científico hipotético-dedutivo, realizada por levantamento bibliográfico. Divide-se em três capítulos, sendo o primeiro voltado às noções de Ética geral e profissional. O segundo capítulo aborda conceitos básicos de Publicidade e Propaganda e da publicidade advocatícia e suas restrições. O último capítulo analisa a jurisprudência produzida e conclui com indicações de como o/a advogado/a pode usar as redes sociais digitais de forma ética. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-27T17:08:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-19 2020-03-27T17:08:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CORREIA, Alanna de Oliveira. Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais. 2019. 45 f. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12901 |
identifier_str_mv |
CORREIA, Alanna de Oliveira. Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais. 2019. 45 f. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Direito (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades, Negócios e Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12901/3/AlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12901/1/AlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12901/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8ea9f57738ae33cd8987e6833886bb7b 66828c87684b182a25a5bb3665d639bd 4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829922036285440 |