A contribuição do serviço de orientação inclusiva no ingresso e na permanência de discentes deficientes visuais na UCB: a importância da participação do(a) assistente social neste contexto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Adriana Alves de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10172
Resumo: O acesso a direitos básicos ainda é um processo que enfrenta barreiras quando este é tangenciado a sujeitos portadores de deficiência. Direitos esses como o acesso, em regime de igualdade e equidade à Educação, isto em seus níveis mais básicos, quiçá ao nível mais elevado da Educação. Dentro deste contexto, o presente artigo discorre sobre a inclusão (ingresso e permanência) da pessoa portadora de deficiência visual ao Ensino Superior no Brasil, com especificidade de análise na região político econômico central do país, o Distrito Federal. Em face a esta conjuntura, enseja-se o desenvolvimento textual sobre a participação do (a) Assistente Social nesse processo, identificando o grau de importância de sua presença em núcleos pedagógicos dentro das instituições de Ensino Superior que vislumbrem condições de ingresso e permanência desses indivíduos na Educação de nível Superior. A proposição do artigo partiu da sujeição ao período de trabalho voluntário para aquisição de horas para formação superior no curso de Serviço Social, quando se percebeu a intencionalidade da importância do (a) Assistente Social no âmbito, isto porque uma das competências deste (a) profissional insere-se, de acordo com o seu código de ética, na luta pela autonomia e a garantia plena de direitos sociais, sem distinção de pessoas por classes, gêneros, ou quaisquer condições nas quais estejam inseridas. É um artigo qualitativo e exploratório, construído por meio de pesquisa bibliográfica. Emerge-se com base em um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior Privada do DF, a partir da análise de serviços de apoio fornecidos ao discente deficiente visual no intuito de que a pessoa nessa condição possa ingressar no Ensino Superior e permanecer estudando, ou seja, concluir seus estudos. Fez-se uma análise de tópicos relevantes ao tema através de uma revisão de literatura, apontando como principal resultado que a participação do (a) Assistente Social, embora ainda sugestiva, é muito interessante para a consolidação do processo de inclusão dessas pessoas no Ensino Superior.
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Dentro deste contexto, o presente artigo discorre sobre a inclusão (ingresso e permanência) da pessoa portadora de deficiência visual ao Ensino Superior no Brasil, com especificidade de análise na região político econômico central do país, o Distrito Federal. Em face a esta conjuntura, enseja-se o desenvolvimento textual sobre a participação do (a) Assistente Social nesse processo, identificando o grau de importância de sua presença em núcleos pedagógicos dentro das instituições de Ensino Superior que vislumbrem condições de ingresso e permanência desses indivíduos na Educação de nível Superior. A proposição do artigo partiu da sujeição ao período de trabalho voluntário para aquisição de horas para formação superior no curso de Serviço Social, quando se percebeu a intencionalidade da importância do (a) Assistente Social no âmbito, isto porque uma das competências deste (a) profissional insere-se, de acordo com o seu código de ética, na luta pela autonomia e a garantia plena de direitos sociais, sem distinção de pessoas por classes, gêneros, ou quaisquer condições nas quais estejam inseridas. É um artigo qualitativo e exploratório, construído por meio de pesquisa bibliográfica. Emerge-se com base em um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior Privada do DF, a partir da análise de serviços de apoio fornecidos ao discente deficiente visual no intuito de que a pessoa nessa condição possa ingressar no Ensino Superior e permanecer estudando, ou seja, concluir seus estudos. Fez-se uma análise de tópicos relevantes ao tema através de uma revisão de literatura, apontando como principal resultado que a participação do (a) Assistente Social, embora ainda sugestiva, é muito interessante para a consolidação do processo de inclusão dessas pessoas no Ensino Superior.Access to basic rights is still a process that faces barriers when this is tangential to individuals with disabilities. These rights such as access, equality and equity regimen in Education, this in its most basic levels, perhaps on the highest level of education. Within this context, this article discusses the inclusion (entry and stay) of the person with visual impairment to Higher Education in Brazil, with specificity analysis on the political economic country's central region, the Distrito Federal. In the face of this conjecture, requires itself textual development about participation of the Social worker in this process, identifying the degree of importance of their presence in pedagogical cores within Educational Institutions of Higher Education that glimpsing conditions of entry and stay of these individuals in Higher Education. The proposal of the article started from the subjection to the period of voluntary work to acquire hours for higher education in the course of Social Work, when itself realized the intentionality of the importance of the Social Worker within the scope, this is because one of the competencies of this professional is inserted, according to your code of ethics, in the struggle for autonomy and full guarantee of social rights, irrespective of people by classes, genders, or any conditions in which they are inserted. Is a qualitative and exploratory article, built by means of bibliographical research. Emerges itself on the basis of a case study in a Private institution of Higher Education of the DF, from the analysis of support services provided to the visually impaired students in order that a person in this condition can access Higher Education, and keeping studying, that is, complete their studies. It was conducted an analysis of relevant topics to the theme through a literature review, pointing as main result the participation of the Social Worker, although suggestive, is very interesting for the consolidation of the process of inclusion of these people in higher education.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-11-07T17:07:48Z No. of bitstreams: 1 AdrianaAlvesDeMoraisTCCGRADUACAO2017.pdf: 415810 bytes, checksum: b46d6ef3c653eed1b35bc652f933101f (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-11-10T10:52:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AdrianaAlvesDeMoraisTCCGRADUACAO2017.pdf: 415810 bytes, checksum: b46d6ef3c653eed1b35bc652f933101f (MD5)Made available in DSpace on 2017-11-10T10:52:58Z (GMT). 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Access to basic rights is still a process that faces barriers when this is tangential to individuals with disabilities. These rights such as access, equality and equity regimen in Education, this in its most basic levels, perhaps on the highest level of education. Within this context, this article discusses the inclusion (entry and stay) of the person with visual impairment to Higher Education in Brazil, with specificity analysis on the political economic country's central region, the Distrito Federal. In the face of this conjecture, requires itself textual development about participation of the Social worker in this process, identifying the degree of importance of their presence in pedagogical cores within Educational Institutions of Higher Education that glimpsing conditions of entry and stay of these individuals in Higher Education. The proposal of the article started from the subjection to the period of voluntary work to acquire hours for higher education in the course of Social Work, when itself realized the intentionality of the importance of the Social Worker within the scope, this is because one of the competencies of this professional is inserted, according to your code of ethics, in the struggle for autonomy and full guarantee of social rights, irrespective of people by classes, genders, or any conditions in which they are inserted. Is a qualitative and exploratory article, built by means of bibliographical research. Emerges itself on the basis of a case study in a Private institution of Higher Education of the DF, from the analysis of support services provided to the visually impaired students in order that a person in this condition can access Higher Education, and keeping studying, that is, complete their studies. It was conducted an analysis of relevant topics to the theme through a literature review, pointing as main result the participation of the Social Worker, although suggestive, is very interesting for the consolidation of the process of inclusion of these people in higher education.
description O acesso a direitos básicos ainda é um processo que enfrenta barreiras quando este é tangenciado a sujeitos portadores de deficiência. Direitos esses como o acesso, em regime de igualdade e equidade à Educação, isto em seus níveis mais básicos, quiçá ao nível mais elevado da Educação. Dentro deste contexto, o presente artigo discorre sobre a inclusão (ingresso e permanência) da pessoa portadora de deficiência visual ao Ensino Superior no Brasil, com especificidade de análise na região político econômico central do país, o Distrito Federal. Em face a esta conjuntura, enseja-se o desenvolvimento textual sobre a participação do (a) Assistente Social nesse processo, identificando o grau de importância de sua presença em núcleos pedagógicos dentro das instituições de Ensino Superior que vislumbrem condições de ingresso e permanência desses indivíduos na Educação de nível Superior. A proposição do artigo partiu da sujeição ao período de trabalho voluntário para aquisição de horas para formação superior no curso de Serviço Social, quando se percebeu a intencionalidade da importância do (a) Assistente Social no âmbito, isto porque uma das competências deste (a) profissional insere-se, de acordo com o seu código de ética, na luta pela autonomia e a garantia plena de direitos sociais, sem distinção de pessoas por classes, gêneros, ou quaisquer condições nas quais estejam inseridas. É um artigo qualitativo e exploratório, construído por meio de pesquisa bibliográfica. Emerge-se com base em um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior Privada do DF, a partir da análise de serviços de apoio fornecidos ao discente deficiente visual no intuito de que a pessoa nessa condição possa ingressar no Ensino Superior e permanecer estudando, ou seja, concluir seus estudos. Fez-se uma análise de tópicos relevantes ao tema através de uma revisão de literatura, apontando como principal resultado que a participação do (a) Assistente Social, embora ainda sugestiva, é muito interessante para a consolidação do processo de inclusão dessas pessoas no Ensino Superior.
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