O crime de abandono intelectual em face do método Homeschooling

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rafael Lira
Data de Publicação: 2009
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/3557
Resumo: Direito
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Em assim sendo, decidiram aplicar o método homeschooling de ensino, bastante difundido nos Estados Unidos da América, e muito utilizado – e regulamentado – em diversos outros países do mundo. O aludido método de ensino consiste na prática da educação tida como domiciliar, visto que o ambiente de estudos é o próprio lar. A divergência se dá pelo fato de que inexiste previsão constitucional ou legal que os autorizem ministrar aos filhos as disciplinas do ensino regular, no recesso do lar, sem controle do Poder Público, e sem o necessário atendimento as normas previstas para regulamentar a educação.Ressalta-se que a educação é indispensável para a formação do cidadão enquanto aluno. Por conta disso, alguns projetos de lei já foram apresentados na Câmara dos Deputados com o fim de regulamentar a prática da educação no lar. Estas são tentativas para consolidar esse método pedagógico e afastar possíveis dúvidas de interpretação e aplicação da legislação vigente. Todavia, entendemos que, bem ou mal, o legislador constituinte entendeu que o preparo para a cidadania não dispensa o convívio escolar.Submitted by Juliana Pereira (juliana.pereira@ucb.br) on 2014-04-23T15:43:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Rafael Lira Fernandes.pdf: 879730 bytes, checksum: fe77a300734459c92b355514bcef6124 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-04-25T15:10:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Rafael Lira Fernandes.pdf: 879730 bytes, checksum: fe77a300734459c92b355514bcef6124 (MD5)Made available in DSpace on 2014-04-25T15:10:29Z (GMT). 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