Ensino domiciliar/homeschooling e a educação pública no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Kauê Aguillera
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5347
Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar e analisar o avanço do homeschooling (ensino domiciliar) no cenário político brasileiro, considerando-se, sobretudo, a conjuntura atual. A análise foi realizada por meio de estudos bibliográficos sobre as reformas neoliberais na educação. Ademais foi realizada uma pesquisa qualitativa, em forma de questionário, com professoras e professores de uma escola pública na cidade de Foz do Iguaçu – PR. Os(as) participantes da pesquisa responderam, por escrito, a seis questões relativas à temática. Um dado que merece destaque é que os profissionais da educação entrevistados frequentemente afirmam que a família é quem deve educar o estudante, ficando a escola apenas responsável por ensinar os conteúdos. Com base nos referenciais teóricos estudados, consideramos que a problemática desse discurso refere-se ao fato de que ele está na base de projetos neoliberais de educação e que desconsidera a real função social da escola: o ensino/instrução dos conteúdos escolares e a educação ética e para a cidadania.
id UNIL_8c3776832f1b81e632160a1482e8ca38
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5347
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Ensino domiciliar/homeschooling e a educação pública no BrasilEnsino domiciliar (homeschooling)Educação públicaFormação ética (cidadania)Este artigo tem como objetivo identificar e analisar o avanço do homeschooling (ensino domiciliar) no cenário político brasileiro, considerando-se, sobretudo, a conjuntura atual. A análise foi realizada por meio de estudos bibliográficos sobre as reformas neoliberais na educação. Ademais foi realizada uma pesquisa qualitativa, em forma de questionário, com professoras e professores de uma escola pública na cidade de Foz do Iguaçu – PR. Os(as) participantes da pesquisa responderam, por escrito, a seis questões relativas à temática. Um dado que merece destaque é que os profissionais da educação entrevistados frequentemente afirmam que a família é quem deve educar o estudante, ficando a escola apenas responsável por ensinar os conteúdos. Com base nos referenciais teóricos estudados, consideramos que a problemática desse discurso refere-se ao fato de que ele está na base de projetos neoliberais de educação e que desconsidera a real função social da escola: o ensino/instrução dos conteúdos escolares e a educação ética e para a cidadania.Este articulo tiene como objetivo identificar y analizar los avances del homeschooling (educación doméstica) en el escenario político brasilero, considerándose, sobre todo, el momento actual. El análisis fue realizado por medio de estudios bibliográficos sobre las reformas neoliberales en la educación. Además, fue realizada una investigación cualitativa, en forma de cuestionario, con profesoras y profesores de una escuela pública en la ciudad de Foz do Iguaçu – PR. Los(as) participantes de la investigación respondieron, por escrito, seis cuestiones relativas a la temática. Un dato que merece ser destacado es que los profesionales de la educación entrevistados frecuentemente afirmaron que la familia es quien debe educar a los estudiantes, quedando la escuela solamente responsable por enseñar los contenidos. Con base en los referentes teóricos estudiados, consideramos que la problemática de ese discurso se refiere al hecho de que está en la base de los proyectos neoliberales de educación y que desconsidera la real función social de la escuela: la enseñanza/instrucción de los contenidos y la educación ética y para la ciudadaníaFranzi, JulianaLima, Cintia FiorottiCarmo, Kauê Aguillera2019-12-09info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5347porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:21Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5347Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:21Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino domiciliar/homeschooling e a educação pública no Brasil
title Ensino domiciliar/homeschooling e a educação pública no Brasil
spellingShingle Ensino domiciliar/homeschooling e a educação pública no Brasil
Carmo, Kauê Aguillera
Ensino domiciliar (homeschooling)
Educação pública
Formação ética (cidadania)
title_short Ensino domiciliar/homeschooling e a educação pública no Brasil
title_full Ensino domiciliar/homeschooling e a educação pública no Brasil
title_fullStr Ensino domiciliar/homeschooling e a educação pública no Brasil
title_full_unstemmed Ensino domiciliar/homeschooling e a educação pública no Brasil
title_sort Ensino domiciliar/homeschooling e a educação pública no Brasil
author Carmo, Kauê Aguillera
author_facet Carmo, Kauê Aguillera
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franzi, Juliana
Lima, Cintia Fiorotti
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Kauê Aguillera
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino domiciliar (homeschooling)
Educação pública
Formação ética (cidadania)
topic Ensino domiciliar (homeschooling)
Educação pública
Formação ética (cidadania)
description Este artigo tem como objetivo identificar e analisar o avanço do homeschooling (ensino domiciliar) no cenário político brasileiro, considerando-se, sobretudo, a conjuntura atual. A análise foi realizada por meio de estudos bibliográficos sobre as reformas neoliberais na educação. Ademais foi realizada uma pesquisa qualitativa, em forma de questionário, com professoras e professores de uma escola pública na cidade de Foz do Iguaçu – PR. Os(as) participantes da pesquisa responderam, por escrito, a seis questões relativas à temática. Um dado que merece destaque é que os profissionais da educação entrevistados frequentemente afirmam que a família é quem deve educar o estudante, ficando a escola apenas responsável por ensinar os conteúdos. Com base nos referenciais teóricos estudados, consideramos que a problemática desse discurso refere-se ao fato de que ele está na base de projetos neoliberais de educação e que desconsidera a real função social da escola: o ensino/instrução dos conteúdos escolares e a educação ética e para a cidadania.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5347
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285233052876800