Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Lucas Valadão
Data de Publicação: 2020
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13612
Resumo: O presente estudo analisou a aplicação de isócronas como método de estudo da adoção de mobilidade ativa. Isócronas são áreas definidas pelos pontos que uma pessoa viajando a uma velocidade constante pode possivelmente atingir. Para isso foi apresentada a metodologia utilizada no Projeto Mobilidade Ativa, que usou a região administrativa de Águas Claras como projeto piloto. Foram identificados quais os potenciais Pontos Geradores de Viagem que poderiam se beneficiar de melhorias feitas no trajeto para as estações de metrô. Para os pedestres, foram considerados trajetos que durassem até 10 minutos de deslocamento e para os ciclistas considerou-se trajetos de até 15 minutos. Com este conhecimento, demonstrou-se como o projeto utilizou do geoprocessamento para tomada de decisões e planejamentos para intervenções em Águas Claras, no Distrito Federal.
id UCB-2_69d928855e427cfd2afb38b6f70b95b8
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/13612
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Barbosa, Willem Wily de PaulaXavier, Lucas Valadão2021-06-18T20:42:02Z2021-04-082021-06-18T20:42:02Z2020XAVIER, Lucas Valadão. Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana. 2020. 12 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Análise em Geoprocessamento) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13612O presente estudo analisou a aplicação de isócronas como método de estudo da adoção de mobilidade ativa. Isócronas são áreas definidas pelos pontos que uma pessoa viajando a uma velocidade constante pode possivelmente atingir. Para isso foi apresentada a metodologia utilizada no Projeto Mobilidade Ativa, que usou a região administrativa de Águas Claras como projeto piloto. Foram identificados quais os potenciais Pontos Geradores de Viagem que poderiam se beneficiar de melhorias feitas no trajeto para as estações de metrô. Para os pedestres, foram considerados trajetos que durassem até 10 minutos de deslocamento e para os ciclistas considerou-se trajetos de até 15 minutos. Com este conhecimento, demonstrou-se como o projeto utilizou do geoprocessamento para tomada de decisões e planejamentos para intervenções em Águas Claras, no Distrito Federal.This study analyzed the application of isochrones as method of studying the adoption of active mobility. Isochrones are the area defined by the points which a person traveling at a set speed could possibly reach. To achieve this, the methodology used on the Project Mobilidade Ativa was presented. The project used the administrative region of Águas Claras as pilot project. The potentital Trip Generator Points, which could benefit from improvements to the routes to the metro stations, were identified. For pedestrians, trips that took ten minutes or less were taken into consideration. For the cyclists, it was aimed at 15 minutes or less. Having achieved this knowledge, it was demonstrated how the project utilized geoprocessing for decision making and for the planning of interventions to be made at Águas Claras, at the Federal District.Submitted by Karina Martins (karina.martins@ucb.br) on 2021-04-08T16:32:56Z No. of bitstreams: 1 LucasValadaoXavierTCCLatoSensu2020.pdf: 925826 bytes, checksum: 18f6bc08fa049ccb8db97e955419df41 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2021-06-18T20:42:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LucasValadaoXavierTCCLatoSensu2020.pdf: 925826 bytes, checksum: 18f6bc08fa049ccb8db97e955419df41 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-18T20:42:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LucasValadaoXavierTCCLatoSensu2020.pdf: 925826 bytes, checksum: 18f6bc08fa049ccb8db97e955419df41 (MD5) Previous issue date: 2020porUniversidade Católica de BrasíliaPPG - Revistas e Artigos CientíficosUCBBrasilEscola de Exatas, Arquitetura e Meio AmbienteCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAIsócronasMobilidade ativaGeoprocessamentoAnálise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEspecialização em Análise em Geoprocessamentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13612/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52ORIGINALLucasValadaoXavierTCCLatoSensu2020.pdfLucasValadaoXavierTCCLatoSensu2020.pdfArtigoapplication/pdf925826https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13612/1/LucasValadaoXavierTCCLatoSensu2020.pdf18f6bc08fa049ccb8db97e955419df41MD51123456789/136122021-06-18 17:42:02.575Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana
title Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana
spellingShingle Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana
Xavier, Lucas Valadão
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Isócronas
Mobilidade ativa
Geoprocessamento
title_short Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana
title_full Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana
title_fullStr Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana
title_full_unstemmed Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana
title_sort Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana
author Xavier, Lucas Valadão
author_facet Xavier, Lucas Valadão
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Willem Wily de Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Lucas Valadão
contributor_str_mv Barbosa, Willem Wily de Paula
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Isócronas
Mobilidade ativa
Geoprocessamento
dc.subject.por.fl_str_mv Isócronas
Mobilidade ativa
Geoprocessamento
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente estudo analisou a aplicação de isócronas como método de estudo da adoção de mobilidade ativa. Isócronas são áreas definidas pelos pontos que uma pessoa viajando a uma velocidade constante pode possivelmente atingir. Para isso foi apresentada a metodologia utilizada no Projeto Mobilidade Ativa, que usou a região administrativa de Águas Claras como projeto piloto. Foram identificados quais os potenciais Pontos Geradores de Viagem que poderiam se beneficiar de melhorias feitas no trajeto para as estações de metrô. Para os pedestres, foram considerados trajetos que durassem até 10 minutos de deslocamento e para os ciclistas considerou-se trajetos de até 15 minutos. Com este conhecimento, demonstrou-se como o projeto utilizou do geoprocessamento para tomada de decisões e planejamentos para intervenções em Águas Claras, no Distrito Federal.
This study analyzed the application of isochrones as method of studying the adoption of active mobility. Isochrones are the area defined by the points which a person traveling at a set speed could possibly reach. To achieve this, the methodology used on the Project Mobilidade Ativa was presented. The project used the administrative region of Águas Claras as pilot project. The potentital Trip Generator Points, which could benefit from improvements to the routes to the metro stations, were identified. For pedestrians, trips that took ten minutes or less were taken into consideration. For the cyclists, it was aimed at 15 minutes or less. Having achieved this knowledge, it was demonstrated how the project utilized geoprocessing for decision making and for the planning of interventions to be made at Águas Claras, at the Federal District.
description O presente estudo analisou a aplicação de isócronas como método de estudo da adoção de mobilidade ativa. Isócronas são áreas definidas pelos pontos que uma pessoa viajando a uma velocidade constante pode possivelmente atingir. Para isso foi apresentada a metodologia utilizada no Projeto Mobilidade Ativa, que usou a região administrativa de Águas Claras como projeto piloto. Foram identificados quais os potenciais Pontos Geradores de Viagem que poderiam se beneficiar de melhorias feitas no trajeto para as estações de metrô. Para os pedestres, foram considerados trajetos que durassem até 10 minutos de deslocamento e para os ciclistas considerou-se trajetos de até 15 minutos. Com este conhecimento, demonstrou-se como o projeto utilizou do geoprocessamento para tomada de decisões e planejamentos para intervenções em Águas Claras, no Distrito Federal.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-18T20:42:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-08
2021-06-18T20:42:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv XAVIER, Lucas Valadão. Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana. 2020. 12 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Análise em Geoprocessamento) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13612
identifier_str_mv XAVIER, Lucas Valadão. Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana. 2020. 12 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Análise em Geoprocessamento) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG - Revistas e Artigos Científicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13612/2/license.txt
https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13612/1/LucasValadaoXavierTCCLatoSensu2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
18f6bc08fa049ccb8db97e955419df41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829926555648000