Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13612 |
Resumo: | O presente estudo analisou a aplicação de isócronas como método de estudo da adoção de mobilidade ativa. Isócronas são áreas definidas pelos pontos que uma pessoa viajando a uma velocidade constante pode possivelmente atingir. Para isso foi apresentada a metodologia utilizada no Projeto Mobilidade Ativa, que usou a região administrativa de Águas Claras como projeto piloto. Foram identificados quais os potenciais Pontos Geradores de Viagem que poderiam se beneficiar de melhorias feitas no trajeto para as estações de metrô. Para os pedestres, foram considerados trajetos que durassem até 10 minutos de deslocamento e para os ciclistas considerou-se trajetos de até 15 minutos. Com este conhecimento, demonstrou-se como o projeto utilizou do geoprocessamento para tomada de decisões e planejamentos para intervenções em Águas Claras, no Distrito Federal. |
id |
UCB-2_69d928855e427cfd2afb38b6f70b95b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/13612 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Barbosa, Willem Wily de PaulaXavier, Lucas Valadão2021-06-18T20:42:02Z2021-04-082021-06-18T20:42:02Z2020XAVIER, Lucas Valadão. Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana. 2020. 12 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Análise em Geoprocessamento) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13612O presente estudo analisou a aplicação de isócronas como método de estudo da adoção de mobilidade ativa. Isócronas são áreas definidas pelos pontos que uma pessoa viajando a uma velocidade constante pode possivelmente atingir. Para isso foi apresentada a metodologia utilizada no Projeto Mobilidade Ativa, que usou a região administrativa de Águas Claras como projeto piloto. Foram identificados quais os potenciais Pontos Geradores de Viagem que poderiam se beneficiar de melhorias feitas no trajeto para as estações de metrô. Para os pedestres, foram considerados trajetos que durassem até 10 minutos de deslocamento e para os ciclistas considerou-se trajetos de até 15 minutos. Com este conhecimento, demonstrou-se como o projeto utilizou do geoprocessamento para tomada de decisões e planejamentos para intervenções em Águas Claras, no Distrito Federal.This study analyzed the application of isochrones as method of studying the adoption of active mobility. Isochrones are the area defined by the points which a person traveling at a set speed could possibly reach. To achieve this, the methodology used on the Project Mobilidade Ativa was presented. The project used the administrative region of Águas Claras as pilot project. The potentital Trip Generator Points, which could benefit from improvements to the routes to the metro stations, were identified. For pedestrians, trips that took ten minutes or less were taken into consideration. For the cyclists, it was aimed at 15 minutes or less. Having achieved this knowledge, it was demonstrated how the project utilized geoprocessing for decision making and for the planning of interventions to be made at Águas Claras, at the Federal District.Submitted by Karina Martins (karina.martins@ucb.br) on 2021-04-08T16:32:56Z No. of bitstreams: 1 LucasValadaoXavierTCCLatoSensu2020.pdf: 925826 bytes, checksum: 18f6bc08fa049ccb8db97e955419df41 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2021-06-18T20:42:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LucasValadaoXavierTCCLatoSensu2020.pdf: 925826 bytes, checksum: 18f6bc08fa049ccb8db97e955419df41 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-18T20:42:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LucasValadaoXavierTCCLatoSensu2020.pdf: 925826 bytes, checksum: 18f6bc08fa049ccb8db97e955419df41 (MD5) Previous issue date: 2020porUniversidade Católica de BrasíliaPPG - Revistas e Artigos CientíficosUCBBrasilEscola de Exatas, Arquitetura e Meio AmbienteCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAIsócronasMobilidade ativaGeoprocessamentoAnálise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEspecialização em Análise em Geoprocessamentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13612/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52ORIGINALLucasValadaoXavierTCCLatoSensu2020.pdfLucasValadaoXavierTCCLatoSensu2020.pdfArtigoapplication/pdf925826https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13612/1/LucasValadaoXavierTCCLatoSensu2020.pdf18f6bc08fa049ccb8db97e955419df41MD51123456789/136122021-06-18 17:42:02.575Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana |
title |
Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana |
spellingShingle |
Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana Xavier, Lucas Valadão CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Isócronas Mobilidade ativa Geoprocessamento |
title_short |
Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana |
title_full |
Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana |
title_fullStr |
Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana |
title_full_unstemmed |
Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana |
title_sort |
Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana |
author |
Xavier, Lucas Valadão |
author_facet |
Xavier, Lucas Valadão |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa, Willem Wily de Paula |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Lucas Valadão |
contributor_str_mv |
Barbosa, Willem Wily de Paula |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Isócronas Mobilidade ativa Geoprocessamento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Isócronas Mobilidade ativa Geoprocessamento |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente estudo analisou a aplicação de isócronas como método de estudo da adoção de mobilidade ativa. Isócronas são áreas definidas pelos pontos que uma pessoa viajando a uma velocidade constante pode possivelmente atingir. Para isso foi apresentada a metodologia utilizada no Projeto Mobilidade Ativa, que usou a região administrativa de Águas Claras como projeto piloto. Foram identificados quais os potenciais Pontos Geradores de Viagem que poderiam se beneficiar de melhorias feitas no trajeto para as estações de metrô. Para os pedestres, foram considerados trajetos que durassem até 10 minutos de deslocamento e para os ciclistas considerou-se trajetos de até 15 minutos. Com este conhecimento, demonstrou-se como o projeto utilizou do geoprocessamento para tomada de decisões e planejamentos para intervenções em Águas Claras, no Distrito Federal. This study analyzed the application of isochrones as method of studying the adoption of active mobility. Isochrones are the area defined by the points which a person traveling at a set speed could possibly reach. To achieve this, the methodology used on the Project Mobilidade Ativa was presented. The project used the administrative region of Águas Claras as pilot project. The potentital Trip Generator Points, which could benefit from improvements to the routes to the metro stations, were identified. For pedestrians, trips that took ten minutes or less were taken into consideration. For the cyclists, it was aimed at 15 minutes or less. Having achieved this knowledge, it was demonstrated how the project utilized geoprocessing for decision making and for the planning of interventions to be made at Águas Claras, at the Federal District. |
description |
O presente estudo analisou a aplicação de isócronas como método de estudo da adoção de mobilidade ativa. Isócronas são áreas definidas pelos pontos que uma pessoa viajando a uma velocidade constante pode possivelmente atingir. Para isso foi apresentada a metodologia utilizada no Projeto Mobilidade Ativa, que usou a região administrativa de Águas Claras como projeto piloto. Foram identificados quais os potenciais Pontos Geradores de Viagem que poderiam se beneficiar de melhorias feitas no trajeto para as estações de metrô. Para os pedestres, foram considerados trajetos que durassem até 10 minutos de deslocamento e para os ciclistas considerou-se trajetos de até 15 minutos. Com este conhecimento, demonstrou-se como o projeto utilizou do geoprocessamento para tomada de decisões e planejamentos para intervenções em Águas Claras, no Distrito Federal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-18T20:42:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-08 2021-06-18T20:42:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
XAVIER, Lucas Valadão. Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana. 2020. 12 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Análise em Geoprocessamento) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13612 |
identifier_str_mv |
XAVIER, Lucas Valadão. Análise do método das isócronas para o planejamento de infraestrutura urbana. 2020. 12 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Análise em Geoprocessamento) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG - Revistas e Artigos Científicos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13612/2/license.txt https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13612/1/LucasValadaoXavierTCCLatoSensu2020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 18f6bc08fa049ccb8db97e955419df41 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829926555648000 |