Ensino domiciliar: uma análise comparada entre legislações Brasil - Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jéssica Rodrigues Soares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12983
Resumo: O presente artigo objetiva auxiliar na regulamentação do ensino domiciliar no Brasil. Para tanto, desenvolve-se um panorama comparativo entre as legislações brasileira e portuguesa, no tocante ao exercício do direito e cumprimento do dever de educação dos jovens em ambos os países. Observando as diretrizes do Supremo Tribunal Federal, no julgamento do Recurso Extraordinário nº 888815/RS, bem como as normas sobre o homeschooling em Portugal, sugere-se a adaptação do Projeto de Lei nº 2.401/2019, editado pelo Poder Executivo Federal, para atender aos princípios do melhor interesse do menor e da solidariedade na formulação de políticas públicas para a educação.
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Observando as diretrizes do Supremo Tribunal Federal, no julgamento do Recurso Extraordinário nº 888815/RS, bem como as normas sobre o homeschooling em Portugal, sugere-se a adaptação do Projeto de Lei nº 2.401/2019, editado pelo Poder Executivo Federal, para atender aos princípios do melhor interesse do menor e da solidariedade na formulação de políticas públicas para a educação.This present article has as its own purpose assist the homeschooling regulation in Brazil. In this regard, it is developed an overview comparing the brazilian and the portuguese legislations, concerning the right, the performance and the duty of the education for young people in both countries. Observing the Brazilian Supreme Court guidelines in the extraordinary appeal judgement number 888815/RS as well as the portuguese homeschooling regulations, it is suggested to adapt the brazilian bill edited by the Federal Government in 2019 to assist the principles of the minor’s best interest and the solidarity in the public polities creation for the education system.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2020-03-31T03:57:08Z No. of bitstreams: 1 JéssicaRodriguesSoaresCOSTATCCGraduacão2019.pdf: 726352 bytes, checksum: 6a4c93f95e93775e99bc44e1ca3ba40c (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-04-01T21:15:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JéssicaRodriguesSoaresCOSTATCCGraduacão2019.pdf: 726352 bytes, checksum: 6a4c93f95e93775e99bc44e1ca3ba40c (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-01T21:15:04Z (GMT). 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