Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27529 |
Resumo: | O Programa Criança Feliz surgiu como uma importante ferramenta de caráter intersetorial, para promoção de um desenvolvimento adequado, integral e de qualidade, a partir de visitas domiciliares realizadas por visitadores. Por isso, objetivou-se, apreender as repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do PCF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória - descritiva, ancorada na Teoria Biotecnológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner. Participaram do estudo oito visitadoras do programa criança feliz, de uma cidade do curimataú paraibano. A coleta de dados foi realizada de janeiro a junho de 2021, a partir de um roteiro de entrevista, as quais foram gravadas. Para processamento dos dados foi utilizado o software Interface de R pour les Analy ses Multidimensional de Testes et de Questionários, versão 0.7 alpha 2, e a análise textual ocorreu por meio da Classificação Hierárquica Descendente proposta pelo método de Reinert. Os resultados foram expressos em duas categorias: 1. Atuação das visitadoras do Programa Criança Feliz para a promoção do desenvolvimento infantil; 2. Dificuldades enfrentadas para a realização de ações de promoção do desenvolvimento infantil durante a pandemia da COVID-19. O estudo possibilitou compreender as repercussões da pandemia, como os sentimentos negativos, apego da criança às telas, como também, a quebra do vínculo com o profissional. Portanto, faz-se necessário a criação de estratégias que tornem o ambiente virtual efetivo, promover o protagonismo dos pais/cuidadores no desenvolvimento infantil, e assim possam vencer barreiras identificadas, bem como o desenvolvimento de um programa de educação continuada/permanente para esse público. |
id |
UFCG_6cfa93b248a41e86280d4526ac804e62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27529 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz.Repercussions of the Covid-19 pandemic on child development and actions of visitors to the Happy Child Program.Repercusiones de la pandemia de Covid-19 en el desarrollo infantil y acciones de los visitantes del Programa Niño Feliz.CriançaDesenvolvimento infantilPrograma criança felizTeoria bioecológica - bronfenbrennerDesenvolvimento infantil - Covid- 19Desenvolvimento infantil - pandemiaDesenvolvimento infantil - qualidadeChildHappy child programChild development - Covid-19Child development - qualityChild developmentBioecological theory - bronfenbrennerChild development - pandemicNiñoPrograma niño felizDesarrollo infantil - Covid-19Desarrollo infantil - calidadDesarrollo infantilTeoría bioecológica - bronfenbrennerDesarrollo infantil - pandemiaEnfermagem de Saúde PúblicaO Programa Criança Feliz surgiu como uma importante ferramenta de caráter intersetorial, para promoção de um desenvolvimento adequado, integral e de qualidade, a partir de visitas domiciliares realizadas por visitadores. Por isso, objetivou-se, apreender as repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do PCF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória - descritiva, ancorada na Teoria Biotecnológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner. Participaram do estudo oito visitadoras do programa criança feliz, de uma cidade do curimataú paraibano. A coleta de dados foi realizada de janeiro a junho de 2021, a partir de um roteiro de entrevista, as quais foram gravadas. Para processamento dos dados foi utilizado o software Interface de R pour les Analy ses Multidimensional de Testes et de Questionários, versão 0.7 alpha 2, e a análise textual ocorreu por meio da Classificação Hierárquica Descendente proposta pelo método de Reinert. Os resultados foram expressos em duas categorias: 1. Atuação das visitadoras do Programa Criança Feliz para a promoção do desenvolvimento infantil; 2. Dificuldades enfrentadas para a realização de ações de promoção do desenvolvimento infantil durante a pandemia da COVID-19. O estudo possibilitou compreender as repercussões da pandemia, como os sentimentos negativos, apego da criança às telas, como também, a quebra do vínculo com o profissional. Portanto, faz-se necessário a criação de estratégias que tornem o ambiente virtual efetivo, promover o protagonismo dos pais/cuidadores no desenvolvimento infantil, e assim possam vencer barreiras identificadas, bem como o desenvolvimento de um programa de educação continuada/permanente para esse público.The Happy Child Program emerged as an important tool of an intersectoral nature, to promote adequate, integral and quality development, based on home visits carried out by visitors. Therefore, the objective was to apprehend the repercussions of the Covid-19 pandemic on child development and on the actions of PCF visitors. This is a qualitative, exploratory-descriptive research, anchored in Bronfenbrenner's Bioecological Theory of Human Development. Eight visitors from the Happy Child Program participated in the study, from a city in Curimataú, Paraíba. Data collection was carried out from January to June 2021, based on an interview script, which were recorded. For data processing, the software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, version 0.7 alpha 2, was used, and the textual analysis was performed using the Descending Hierarchical Classification proposed by Reinert's method. The results were expressed in two categories: 1. Performance of the visitors of the Criança Feliz Program to promote child development; 2. Difficulties faced in carrying out actions to promote child development during the COVID-19 pandemic. The study made it possible to understand the repercussions of the pandemic, such as negative feelings, the child's attachment to screens, as well as the breaking of the bond with the professional. Therefore, it is necessary to create strategies that make the virtual environment effective, promote the role of parents/caregivers in child development, and thus can overcome the identified barriers, as well as the development of a continuous/permanent study program to this audience.El Programa Niño Feliz surgió como una importante herramienta de carácter intersectorial, para la promoción de un desarrollo adecuado, integral y de calidad, la de las visitas domiciliarias realizadas por los visitantes. Por lo tanto, el objetivo era aprender las repercusiones de la pandemia de Covid-19 en el desarrollo infantil y en las acciones de Visitantes de PCF. Se trata de una investigación cualitativa, exploratoria-descriptiva, anclado en la Teoría Bioecológica del Desarrollo Humano de Bronfenbrenner. Participaron del estudio ocho visitantes del Programa Niño Feliz, de una ciudad de curimataú de Paraíba. La recolección de datos se realizó de enero a junio de 2021, de de un guión de entrevista, las cuales fueron grabadas. Para el procesamiento de datos, utilizando el software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Cuestionarios, versión 0.7 alpha 2, y el análisis textual se realizó a través del Clasificación Jerárquica Descendente propuesta por el método de Reinert. Los resultados se expresaron en dos categorías: 1. Desempeño de los visitantes del Programa Niño Feliz por la promoción del desarrollo infantil; 2. Dificultades enfrentadas por el realizando acciones para promover el desarrollo infantil durante la pandemia de COVID-19. El estudio permitió comprender las repercusiones de la pandemia, como la sentimientos negativos, el apego del niño a las pantallas, así como la ruptura del vínculo con el profesional. Por lo tanto, es necesario crear estrategias que hagan que el entorno entorno virtual eficaz, promover el papel de los padres/cuidadores en el desarrollo niños, y así poder superar las barreras identificadas, así como el desarrollo de un programa de educación continua/permanente para esta audiencia.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.SANTOS, N. C. C. de B.http://lattes.cnpq.br/6315363248040926NOGUEIRA, Matheus Figueiredo.NOGUEIRA, M. F.http://lattes.cnpq.br/2379371079660244REICHERT, Altamira Pereira da Silva.REICHERT, A. P. S.http://lattes.cnpq.br/2122053551439541SILVA, Layla Caroline Lino da.2022-03-212022-10-05T13:45:45Z2022-10-052022-10-05T13:45:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27529SILVA, Layla Caroline Lino da. Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz. 2022. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-01T11:17:45Zoai:localhost:riufcg/27529Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T11:17:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz. Repercussions of the Covid-19 pandemic on child development and actions of visitors to the Happy Child Program. Repercusiones de la pandemia de Covid-19 en el desarrollo infantil y acciones de los visitantes del Programa Niño Feliz. |
title |
Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz. |
spellingShingle |
Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz. SILVA, Layla Caroline Lino da. Criança Desenvolvimento infantil Programa criança feliz Teoria bioecológica - bronfenbrenner Desenvolvimento infantil - Covid- 19 Desenvolvimento infantil - pandemia Desenvolvimento infantil - qualidade Child Happy child program Child development - Covid-19 Child development - quality Child development Bioecological theory - bronfenbrenner Child development - pandemic Niño Programa niño feliz Desarrollo infantil - Covid-19 Desarrollo infantil - calidad Desarrollo infantil Teoría bioecológica - bronfenbrenner Desarrollo infantil - pandemia Enfermagem de Saúde Pública |
title_short |
Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz. |
title_full |
Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz. |
title_fullStr |
Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz. |
title_full_unstemmed |
Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz. |
title_sort |
Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz. |
author |
SILVA, Layla Caroline Lino da. |
author_facet |
SILVA, Layla Caroline Lino da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito. SANTOS, N. C. C. de B. http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 NOGUEIRA, Matheus Figueiredo. NOGUEIRA, M. F. http://lattes.cnpq.br/2379371079660244 REICHERT, Altamira Pereira da Silva. REICHERT, A. P. S. http://lattes.cnpq.br/2122053551439541 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Layla Caroline Lino da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Desenvolvimento infantil Programa criança feliz Teoria bioecológica - bronfenbrenner Desenvolvimento infantil - Covid- 19 Desenvolvimento infantil - pandemia Desenvolvimento infantil - qualidade Child Happy child program Child development - Covid-19 Child development - quality Child development Bioecological theory - bronfenbrenner Child development - pandemic Niño Programa niño feliz Desarrollo infantil - Covid-19 Desarrollo infantil - calidad Desarrollo infantil Teoría bioecológica - bronfenbrenner Desarrollo infantil - pandemia Enfermagem de Saúde Pública |
topic |
Criança Desenvolvimento infantil Programa criança feliz Teoria bioecológica - bronfenbrenner Desenvolvimento infantil - Covid- 19 Desenvolvimento infantil - pandemia Desenvolvimento infantil - qualidade Child Happy child program Child development - Covid-19 Child development - quality Child development Bioecological theory - bronfenbrenner Child development - pandemic Niño Programa niño feliz Desarrollo infantil - Covid-19 Desarrollo infantil - calidad Desarrollo infantil Teoría bioecológica - bronfenbrenner Desarrollo infantil - pandemia Enfermagem de Saúde Pública |
description |
O Programa Criança Feliz surgiu como uma importante ferramenta de caráter intersetorial, para promoção de um desenvolvimento adequado, integral e de qualidade, a partir de visitas domiciliares realizadas por visitadores. Por isso, objetivou-se, apreender as repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do PCF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória - descritiva, ancorada na Teoria Biotecnológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner. Participaram do estudo oito visitadoras do programa criança feliz, de uma cidade do curimataú paraibano. A coleta de dados foi realizada de janeiro a junho de 2021, a partir de um roteiro de entrevista, as quais foram gravadas. Para processamento dos dados foi utilizado o software Interface de R pour les Analy ses Multidimensional de Testes et de Questionários, versão 0.7 alpha 2, e a análise textual ocorreu por meio da Classificação Hierárquica Descendente proposta pelo método de Reinert. Os resultados foram expressos em duas categorias: 1. Atuação das visitadoras do Programa Criança Feliz para a promoção do desenvolvimento infantil; 2. Dificuldades enfrentadas para a realização de ações de promoção do desenvolvimento infantil durante a pandemia da COVID-19. O estudo possibilitou compreender as repercussões da pandemia, como os sentimentos negativos, apego da criança às telas, como também, a quebra do vínculo com o profissional. Portanto, faz-se necessário a criação de estratégias que tornem o ambiente virtual efetivo, promover o protagonismo dos pais/cuidadores no desenvolvimento infantil, e assim possam vencer barreiras identificadas, bem como o desenvolvimento de um programa de educação continuada/permanente para esse público. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-21 2022-10-05T13:45:45Z 2022-10-05 2022-10-05T13:45:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27529 SILVA, Layla Caroline Lino da. Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz. 2022. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27529 |
identifier_str_mv |
SILVA, Layla Caroline Lino da. Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz. 2022. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744558377926656 |