Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8170 |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o Boomerang (grupo de Brasília-DF no Facebook) e como se dá o consumo colaborativo e consciente por meio de suas ferramentas. No estudo, são abordadas práticas do escambo, Revolução Industrial, relação entre publicidade e consumo, histórico do consumo pós-internet e economias compartilhadas que estão ressurgindo através da recuperação de um sentimento de grupo. O projeto tem o intuito de apresentar o grupo Boomerang e suas características que resgatam a vida em comunidade, descrever as práticas existentes no grupo e medir como essa forma de compartilhamento impacta diretamente na relação que os usuários têm com o consumo. Para a realização deste projeto foram utilizadas entrevistas em profundidade e pesquisa de opinião com questionário online, ferramentas que relacionaram o que os criadores do grupo esperam dele e como os usuários percebem a mudança no seu comportamento de consumo depois do Boomerang. |
id |
UCB-2_75f24137813f435b50322d4fffbba2d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/8170 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Carvalho, Rafiza Luziani Varão RibeiroPeixoto, Gabriella da Cunha2017-05-08T19:18:15Z2016-12-022017-05-08T19:18:15Z2016-12-02PEIXOTO, Gabriella da Cunha. Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet. 2016. 67 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8170Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o Boomerang (grupo de Brasília-DF no Facebook) e como se dá o consumo colaborativo e consciente por meio de suas ferramentas. No estudo, são abordadas práticas do escambo, Revolução Industrial, relação entre publicidade e consumo, histórico do consumo pós-internet e economias compartilhadas que estão ressurgindo através da recuperação de um sentimento de grupo. O projeto tem o intuito de apresentar o grupo Boomerang e suas características que resgatam a vida em comunidade, descrever as práticas existentes no grupo e medir como essa forma de compartilhamento impacta diretamente na relação que os usuários têm com o consumo. Para a realização deste projeto foram utilizadas entrevistas em profundidade e pesquisa de opinião com questionário online, ferramentas que relacionaram o que os criadores do grupo esperam dele e como os usuários percebem a mudança no seu comportamento de consumo depois do Boomerang.This research has the objective to analise the Boomerang (a Facebook group from Brasília-DF) and how colaborative and conscious consumption works with it’s tools. At this project, we have studied barter practices, Industrial Revolution, relation between advertising and consumption, Internet consumption and shared economies that are reborning besides the group feeling recovering. This study has the intent to describe the practices in Boomerang and mesure how this kind of sharing impacts straightly in the relation between users and consumption. To achievement this project, it has been used interviews and online opinion research, tools that related what the creators expected and how the users realizes their consumption behavior after Boomerang.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-04-10T18:44:34Z No. of bitstreams: 1 GabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdf: 1409814 bytes, checksum: 000a51a2fecb77d09ec7a1ed2284faac (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-08T19:18:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdf: 1409814 bytes, checksum: 000a51a2fecb77d09ec7a1ed2284faac (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-08T19:18:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdf: 1409814 bytes, checksum: 000a51a2fecb77d09ec7a1ed2284faac (MD5) Previous issue date: 2016-12-02porUniversidade Católica de BrasíliaPublicidade e Propaganda (Graduação)>UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPublicidade e PropagandaInternetColaboratividadeConsumoCompartilhamentoEscambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALGabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdfGabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdfMonografiaapplication/pdf1409814https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8170/1/GabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdf000a51a2fecb77d09ec7a1ed2284faacMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8170/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTGabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdf.txtGabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdf.txtExtracted texttext/plain123714https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8170/3/GabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdf.txt3bbad1c520f614f2b2b33ab2a582525aMD53123456789/81702017-05-09 01:01:53.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet |
title |
Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet |
spellingShingle |
Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet Peixoto, Gabriella da Cunha CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Publicidade e Propaganda Internet Colaboratividade Consumo Compartilhamento |
title_short |
Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet |
title_full |
Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet |
title_fullStr |
Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet |
title_full_unstemmed |
Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet |
title_sort |
Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet |
author |
Peixoto, Gabriella da Cunha |
author_facet |
Peixoto, Gabriella da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Gabriella da Cunha |
contributor_str_mv |
Carvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Publicidade e Propaganda Internet Colaboratividade Consumo Compartilhamento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda Internet Colaboratividade Consumo Compartilhamento |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o Boomerang (grupo de Brasília-DF no Facebook) e como se dá o consumo colaborativo e consciente por meio de suas ferramentas. No estudo, são abordadas práticas do escambo, Revolução Industrial, relação entre publicidade e consumo, histórico do consumo pós-internet e economias compartilhadas que estão ressurgindo através da recuperação de um sentimento de grupo. O projeto tem o intuito de apresentar o grupo Boomerang e suas características que resgatam a vida em comunidade, descrever as práticas existentes no grupo e medir como essa forma de compartilhamento impacta diretamente na relação que os usuários têm com o consumo. Para a realização deste projeto foram utilizadas entrevistas em profundidade e pesquisa de opinião com questionário online, ferramentas que relacionaram o que os criadores do grupo esperam dele e como os usuários percebem a mudança no seu comportamento de consumo depois do Boomerang. This research has the objective to analise the Boomerang (a Facebook group from Brasília-DF) and how colaborative and conscious consumption works with it’s tools. At this project, we have studied barter practices, Industrial Revolution, relation between advertising and consumption, Internet consumption and shared economies that are reborning besides the group feeling recovering. This study has the intent to describe the practices in Boomerang and mesure how this kind of sharing impacts straightly in the relation between users and consumption. To achievement this project, it has been used interviews and online opinion research, tools that related what the creators expected and how the users realizes their consumption behavior after Boomerang. |
description |
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o Boomerang (grupo de Brasília-DF no Facebook) e como se dá o consumo colaborativo e consciente por meio de suas ferramentas. No estudo, são abordadas práticas do escambo, Revolução Industrial, relação entre publicidade e consumo, histórico do consumo pós-internet e economias compartilhadas que estão ressurgindo através da recuperação de um sentimento de grupo. O projeto tem o intuito de apresentar o grupo Boomerang e suas características que resgatam a vida em comunidade, descrever as práticas existentes no grupo e medir como essa forma de compartilhamento impacta diretamente na relação que os usuários têm com o consumo. Para a realização deste projeto foram utilizadas entrevistas em profundidade e pesquisa de opinião com questionário online, ferramentas que relacionaram o que os criadores do grupo esperam dele e como os usuários percebem a mudança no seu comportamento de consumo depois do Boomerang. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-12-02 2017-05-08T19:18:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-08T19:18:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEIXOTO, Gabriella da Cunha. Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet. 2016. 67 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8170 |
identifier_str_mv |
PEIXOTO, Gabriella da Cunha. Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet. 2016. 67 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
>UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8170/1/GabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8170/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8170/3/GabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
000a51a2fecb77d09ec7a1ed2284faac 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 3bbad1c520f614f2b2b33ab2a582525a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829861816565760 |