Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Gabriella da Cunha
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8170
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o Boomerang (grupo de Brasília-DF no Facebook) e como se dá o consumo colaborativo e consciente por meio de suas ferramentas. No estudo, são abordadas práticas do escambo, Revolução Industrial, relação entre publicidade e consumo, histórico do consumo pós-internet e economias compartilhadas que estão ressurgindo através da recuperação de um sentimento de grupo. O projeto tem o intuito de apresentar o grupo Boomerang e suas características que resgatam a vida em comunidade, descrever as práticas existentes no grupo e medir como essa forma de compartilhamento impacta diretamente na relação que os usuários têm com o consumo. Para a realização deste projeto foram utilizadas entrevistas em profundidade e pesquisa de opinião com questionário online, ferramentas que relacionaram o que os criadores do grupo esperam dele e como os usuários percebem a mudança no seu comportamento de consumo depois do Boomerang.
id UCB-2_75f24137813f435b50322d4fffbba2d7
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/8170
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Carvalho, Rafiza Luziani Varão RibeiroPeixoto, Gabriella da Cunha2017-05-08T19:18:15Z2016-12-022017-05-08T19:18:15Z2016-12-02PEIXOTO, Gabriella da Cunha. Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet. 2016. 67 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8170Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o Boomerang (grupo de Brasília-DF no Facebook) e como se dá o consumo colaborativo e consciente por meio de suas ferramentas. No estudo, são abordadas práticas do escambo, Revolução Industrial, relação entre publicidade e consumo, histórico do consumo pós-internet e economias compartilhadas que estão ressurgindo através da recuperação de um sentimento de grupo. O projeto tem o intuito de apresentar o grupo Boomerang e suas características que resgatam a vida em comunidade, descrever as práticas existentes no grupo e medir como essa forma de compartilhamento impacta diretamente na relação que os usuários têm com o consumo. Para a realização deste projeto foram utilizadas entrevistas em profundidade e pesquisa de opinião com questionário online, ferramentas que relacionaram o que os criadores do grupo esperam dele e como os usuários percebem a mudança no seu comportamento de consumo depois do Boomerang.This research has the objective to analise the Boomerang (a Facebook group from Brasília-DF) and how colaborative and conscious consumption works with it’s tools. At this project, we have studied barter practices, Industrial Revolution, relation between advertising and consumption, Internet consumption and shared economies that are reborning besides the group feeling recovering. This study has the intent to describe the practices in Boomerang and mesure how this kind of sharing impacts straightly in the relation between users and consumption. To achievement this project, it has been used interviews and online opinion research, tools that related what the creators expected and how the users realizes their consumption behavior after Boomerang.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-04-10T18:44:34Z No. of bitstreams: 1 GabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdf: 1409814 bytes, checksum: 000a51a2fecb77d09ec7a1ed2284faac (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-08T19:18:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdf: 1409814 bytes, checksum: 000a51a2fecb77d09ec7a1ed2284faac (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-08T19:18:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdf: 1409814 bytes, checksum: 000a51a2fecb77d09ec7a1ed2284faac (MD5) Previous issue date: 2016-12-02porUniversidade Católica de BrasíliaPublicidade e Propaganda (Graduação)>UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPublicidade e PropagandaInternetColaboratividadeConsumoCompartilhamentoEscambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALGabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdfGabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdfMonografiaapplication/pdf1409814https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8170/1/GabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdf000a51a2fecb77d09ec7a1ed2284faacMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8170/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTGabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdf.txtGabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdf.txtExtracted texttext/plain123714https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8170/3/GabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdf.txt3bbad1c520f614f2b2b33ab2a582525aMD53123456789/81702017-05-09 01:01:53.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet
title Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet
spellingShingle Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet
Peixoto, Gabriella da Cunha
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade e Propaganda
Internet
Colaboratividade
Consumo
Compartilhamento
title_short Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet
title_full Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet
title_fullStr Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet
title_full_unstemmed Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet
title_sort Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet
author Peixoto, Gabriella da Cunha
author_facet Peixoto, Gabriella da Cunha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Gabriella da Cunha
contributor_str_mv Carvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade e Propaganda
Internet
Colaboratividade
Consumo
Compartilhamento
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
Internet
Colaboratividade
Consumo
Compartilhamento
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o Boomerang (grupo de Brasília-DF no Facebook) e como se dá o consumo colaborativo e consciente por meio de suas ferramentas. No estudo, são abordadas práticas do escambo, Revolução Industrial, relação entre publicidade e consumo, histórico do consumo pós-internet e economias compartilhadas que estão ressurgindo através da recuperação de um sentimento de grupo. O projeto tem o intuito de apresentar o grupo Boomerang e suas características que resgatam a vida em comunidade, descrever as práticas existentes no grupo e medir como essa forma de compartilhamento impacta diretamente na relação que os usuários têm com o consumo. Para a realização deste projeto foram utilizadas entrevistas em profundidade e pesquisa de opinião com questionário online, ferramentas que relacionaram o que os criadores do grupo esperam dele e como os usuários percebem a mudança no seu comportamento de consumo depois do Boomerang.
This research has the objective to analise the Boomerang (a Facebook group from Brasília-DF) and how colaborative and conscious consumption works with it’s tools. At this project, we have studied barter practices, Industrial Revolution, relation between advertising and consumption, Internet consumption and shared economies that are reborning besides the group feeling recovering. This study has the intent to describe the practices in Boomerang and mesure how this kind of sharing impacts straightly in the relation between users and consumption. To achievement this project, it has been used interviews and online opinion research, tools that related what the creators expected and how the users realizes their consumption behavior after Boomerang.
description Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o Boomerang (grupo de Brasília-DF no Facebook) e como se dá o consumo colaborativo e consciente por meio de suas ferramentas. No estudo, são abordadas práticas do escambo, Revolução Industrial, relação entre publicidade e consumo, histórico do consumo pós-internet e economias compartilhadas que estão ressurgindo através da recuperação de um sentimento de grupo. O projeto tem o intuito de apresentar o grupo Boomerang e suas características que resgatam a vida em comunidade, descrever as práticas existentes no grupo e medir como essa forma de compartilhamento impacta diretamente na relação que os usuários têm com o consumo. Para a realização deste projeto foram utilizadas entrevistas em profundidade e pesquisa de opinião com questionário online, ferramentas que relacionaram o que os criadores do grupo esperam dele e como os usuários percebem a mudança no seu comportamento de consumo depois do Boomerang.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-02
2017-05-08T19:18:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-08T19:18:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEIXOTO, Gabriella da Cunha. Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet. 2016. 67 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8170
identifier_str_mv PEIXOTO, Gabriella da Cunha. Escambo online: Boomerang e a mudança de práticas de consumo na internet. 2016. 67 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv >UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8170/1/GabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8170/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8170/3/GabriellaDaCunhaPeixotoTCCGRADUACAO2016.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 000a51a2fecb77d09ec7a1ed2284faac
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
3bbad1c520f614f2b2b33ab2a582525a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829861816565760