Efeito do exercício físico nas respostas da atenção seletiva em escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Lílian Alves
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10305
Resumo: A função executiva envolve a memória de trabalho, a atenção e a flexibilidade cognitiva. A melhora no desempenho cognitivo após o exercício físico vem sendo investigada e está associada à excitação fisiológica provocada nos indivíduos que se exercitaram. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi analisar o efeito do exercício físico agudo nas respostas da função executiva, em escolares de 7 a 14 anos. Para tal, o teste de Flanker adaptado foi aplicado em 39 escolares pré e pós uma sessão aguda de exercício físico moderado (com duração de 25 minutos) em esteira e monitorado pelo eletroencefalograma (EEG). Os resultados apontam que a aptidão cardiorrespiratória possui relação moderada com os grupos de estímulos do teste aplicado (p≤0,005). Com relação aos momentos pré e pós exercício físico, observou-se o componente N2 e os achados apontam que, a sessão pós-exercício apresenta menores valores de latência e maiores de amplitude em grande parte dos eletrodos das regiões pré-frontal, parietal e occipital (p<0,05), traçadas como regiões fundamentais para o desempenho da função executiva. Dessa maneira, além dos benefícios relacionados à saúde, observa-se que a aptidão cardiorrespiratória e o exercício físico são fortes aliados do desempenho no teste de atenção aplicado. Tratando-se da faixa etária etária estudada, conclui-se que tanto a aptidão cardiorrespiratória quanto o exercício físico contribuem na otimização de habilidades importantes dentro e fora da sala de aula, logo que, a função executiva é parte essencial do processo cognitivo e fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, sendo comprovadamente decisivas no processo de aprendizagem e no desempenho escolar.
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description A função executiva envolve a memória de trabalho, a atenção e a flexibilidade cognitiva. A melhora no desempenho cognitivo após o exercício físico vem sendo investigada e está associada à excitação fisiológica provocada nos indivíduos que se exercitaram. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi analisar o efeito do exercício físico agudo nas respostas da função executiva, em escolares de 7 a 14 anos. Para tal, o teste de Flanker adaptado foi aplicado em 39 escolares pré e pós uma sessão aguda de exercício físico moderado (com duração de 25 minutos) em esteira e monitorado pelo eletroencefalograma (EEG). Os resultados apontam que a aptidão cardiorrespiratória possui relação moderada com os grupos de estímulos do teste aplicado (p≤0,005). Com relação aos momentos pré e pós exercício físico, observou-se o componente N2 e os achados apontam que, a sessão pós-exercício apresenta menores valores de latência e maiores de amplitude em grande parte dos eletrodos das regiões pré-frontal, parietal e occipital (p<0,05), traçadas como regiões fundamentais para o desempenho da função executiva. Dessa maneira, além dos benefícios relacionados à saúde, observa-se que a aptidão cardiorrespiratória e o exercício físico são fortes aliados do desempenho no teste de atenção aplicado. Tratando-se da faixa etária etária estudada, conclui-se que tanto a aptidão cardiorrespiratória quanto o exercício físico contribuem na otimização de habilidades importantes dentro e fora da sala de aula, logo que, a função executiva é parte essencial do processo cognitivo e fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, sendo comprovadamente decisivas no processo de aprendizagem e no desempenho escolar.
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