Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no Aeroporto de Santos Dumont – Rio de Janeiro
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Data de Publicação: | 2017 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11811 |
Resumo: | Dos transportes mais utilizados no mundo atualmente, o aéreo proporciona integração cultural, e também é responsável pelo desenvolvimento socioeconômico de municípios e Estados. Apesar disso, também possuem conflitos entre as comunidades próximas aos aeroportos e os operadores aeroportuários, sendo o incômodo sonoro um dos principais, podendo afetar a saúde e qualidade de vida. Nesse trabalho foram simuladas curvas de ruído através da métrica DNL para o aeroporto do Rio de Janeiro, o Santos Dumont (SBRJ), fazendo uma comparação entre as metodologias utilizadas atualmente no Brasil e na Comunidade Europeia para a determinação de pessoas incomodadas e altamente incomodadas. Também foram realizadas avaliações conforme indicado no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 161/2013 para o uso e ocupação do solo na região e a estimativa de população exposta ao ruído aeronáutico no entorno do Aeroporto Santos Dumont. Os resultados indicam que existem incoerências quanto ao uso e ocupação do solo, e que a partir das DNL estudadas, quanto mais próximo do sítio aeroportuário, menor é o número de pessoas expostas devido ao menor número de residências. |
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Carvalho Júnior, Edson Benício deCosta, Jordana Almeida2019-01-15T19:22:08Z2018-12-212019-01-15T19:22:08Z2017-11-29COSTA, Jordana Almeida. Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no Aeroporto de Santos Dumont – Rio de Janeiro. 2017. 30 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11811Dos transportes mais utilizados no mundo atualmente, o aéreo proporciona integração cultural, e também é responsável pelo desenvolvimento socioeconômico de municípios e Estados. Apesar disso, também possuem conflitos entre as comunidades próximas aos aeroportos e os operadores aeroportuários, sendo o incômodo sonoro um dos principais, podendo afetar a saúde e qualidade de vida. Nesse trabalho foram simuladas curvas de ruído através da métrica DNL para o aeroporto do Rio de Janeiro, o Santos Dumont (SBRJ), fazendo uma comparação entre as metodologias utilizadas atualmente no Brasil e na Comunidade Europeia para a determinação de pessoas incomodadas e altamente incomodadas. Também foram realizadas avaliações conforme indicado no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 161/2013 para o uso e ocupação do solo na região e a estimativa de população exposta ao ruído aeronáutico no entorno do Aeroporto Santos Dumont. Os resultados indicam que existem incoerências quanto ao uso e ocupação do solo, e que a partir das DNL estudadas, quanto mais próximo do sítio aeroportuário, menor é o número de pessoas expostas devido ao menor número de residências.Nowadays transportations most used in the world, the aerial provides cultural integration, and also its responsible for the socioeconomic development of municipalities and states. Nevertheless, they have divergence as well between the communities around the airports and the airport operators, being the uncomfortable noise one of the main ones, being able to affect health and quality of life. In this study, noise curves were simulated through the DNL metric for Santos Dumont Airport (SBRJ), at Rio de Janeiro, making a parallel between the 27 methodologies usually used in Brazil and in the European Community for determination of troubled and highly troubled, valuations were also carried out as indicated in Brazilian Civil Aviation Regulation (RBAC) 161/2013 for the use and occupation of land in region, and the estimate of population exposed to aircraft noise around of Santos Dumont Airport. Results indicate that are inconsistencies in the use and occupation of land, and from those DNL studied, when closer to the airport site, number of people exposed is lesser, reason that number of residences is smaller.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2018-12-21T14:57:16Z No. of bitstreams: 1 JordanaAlmeidaCostaTCCGraduacao2017.pdf: 1309440 bytes, checksum: 23bd17c51adb0bd47dbde41f0e0409fb (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-01-15T19:22:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JordanaAlmeidaCostaTCCGraduacao2017.pdf: 1309440 bytes, checksum: 23bd17c51adb0bd47dbde41f0e0409fb (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-15T19:22:08Z (GMT). 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