O marketing esportivo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Henrique Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12497
Resumo: Este trabalho busca mostrar as questões referentes ao marketing esportivo, sobretudo no Bra-sil. A partir de uma pesquisa bibliográfica de trabalhos que tratam do marketing esportivo no portal de periódicos da CAPES, são discutidos as características e os benefícios do marketing no ramo esportivo. Destacou-se, neste trabalho, o patrocínio como ferramenta de marketing como estratégia de divulgação de uma marca e como instrumento de estabilidade não só de empresas ou organizações no mercado, como também das próprias equipes patrocinadas. Evi-denciou-se uma significativa distância entre as iniciativas brasileiras com as de outros países, notadamente os Estados Unidos.
id UCB-2_7e3cea2f8ee8bcca1228e2a34cef83f9
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/12497
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Ferneda, EdilsonRodrigues, Henrique Costa2019-10-30T11:51:15Z2019-10-242019-10-30T11:51:15Z2018RODRIGUES, Henrique Costa. O marketing esportivo no Brasil. 2018. 25 f. Artigo (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12497Este trabalho busca mostrar as questões referentes ao marketing esportivo, sobretudo no Bra-sil. A partir de uma pesquisa bibliográfica de trabalhos que tratam do marketing esportivo no portal de periódicos da CAPES, são discutidos as características e os benefícios do marketing no ramo esportivo. Destacou-se, neste trabalho, o patrocínio como ferramenta de marketing como estratégia de divulgação de uma marca e como instrumento de estabilidade não só de empresas ou organizações no mercado, como também das próprias equipes patrocinadas. Evi-denciou-se uma significativa distância entre as iniciativas brasileiras com as de outros países, notadamente os Estados Unidos.This work seeks to show the issues related to sports marketing, especially in Brazil. From a bibliographical research of works that deal with sports marketing in the CAPES journal por-tal, the characteristics and benefits of sports marketing are discussed. It was highlighted, in this work, the sponsorship as a marketing tool as a strategy for the dissemination of a brand and as an instrument of stability not only of companies or organizations in the market, but also of the sponsored teams themselves. There was a significant gap between the Brazilian initiatives with those of other countries, notably the United States.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-10-24T19:19:46Z No. of bitstreams: 1 HenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf: 1019548 bytes, checksum: 2165ddcaab34b0a5bc6db5ed3af320d6 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-10-30T11:51:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf: 1019548 bytes, checksum: 2165ddcaab34b0a5bc6db5ed3af320d6 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-30T11:51:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf: 1019548 bytes, checksum: 2165ddcaab34b0a5bc6db5ed3af320d6 (MD5) Previous issue date: 2018porUniversidade Católica de BrasíliaAdministração (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministraçãoMarketing esportivoO marketing esportivo no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTHenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf.txtHenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf.txtExtracted texttext/plain32030https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12497/3/HenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf.txtec9b3e02ee020a9993f7f543f371c7d2MD53ORIGINALHenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdfHenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdfArtigoapplication/pdf1019548https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12497/1/HenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf2165ddcaab34b0a5bc6db5ed3af320d6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12497/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/124972020-06-09 03:47:18.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O marketing esportivo no Brasil
title O marketing esportivo no Brasil
spellingShingle O marketing esportivo no Brasil
Rodrigues, Henrique Costa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Administração
Marketing esportivo
title_short O marketing esportivo no Brasil
title_full O marketing esportivo no Brasil
title_fullStr O marketing esportivo no Brasil
title_full_unstemmed O marketing esportivo no Brasil
title_sort O marketing esportivo no Brasil
author Rodrigues, Henrique Costa
author_facet Rodrigues, Henrique Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferneda, Edilson
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Henrique Costa
contributor_str_mv Ferneda, Edilson
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Administração
Marketing esportivo
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Marketing esportivo
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho busca mostrar as questões referentes ao marketing esportivo, sobretudo no Bra-sil. A partir de uma pesquisa bibliográfica de trabalhos que tratam do marketing esportivo no portal de periódicos da CAPES, são discutidos as características e os benefícios do marketing no ramo esportivo. Destacou-se, neste trabalho, o patrocínio como ferramenta de marketing como estratégia de divulgação de uma marca e como instrumento de estabilidade não só de empresas ou organizações no mercado, como também das próprias equipes patrocinadas. Evi-denciou-se uma significativa distância entre as iniciativas brasileiras com as de outros países, notadamente os Estados Unidos.
This work seeks to show the issues related to sports marketing, especially in Brazil. From a bibliographical research of works that deal with sports marketing in the CAPES journal por-tal, the characteristics and benefits of sports marketing are discussed. It was highlighted, in this work, the sponsorship as a marketing tool as a strategy for the dissemination of a brand and as an instrument of stability not only of companies or organizations in the market, but also of the sponsored teams themselves. There was a significant gap between the Brazilian initiatives with those of other countries, notably the United States.
description Este trabalho busca mostrar as questões referentes ao marketing esportivo, sobretudo no Bra-sil. A partir de uma pesquisa bibliográfica de trabalhos que tratam do marketing esportivo no portal de periódicos da CAPES, são discutidos as características e os benefícios do marketing no ramo esportivo. Destacou-se, neste trabalho, o patrocínio como ferramenta de marketing como estratégia de divulgação de uma marca e como instrumento de estabilidade não só de empresas ou organizações no mercado, como também das próprias equipes patrocinadas. Evi-denciou-se uma significativa distância entre as iniciativas brasileiras com as de outros países, notadamente os Estados Unidos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-30T11:51:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-24
2019-10-30T11:51:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Henrique Costa. O marketing esportivo no Brasil. 2018. 25 f. Artigo (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12497
identifier_str_mv RODRIGUES, Henrique Costa. O marketing esportivo no Brasil. 2018. 25 f. Artigo (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades, Negócios e Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12497/3/HenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12497/1/HenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12497/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ec9b3e02ee020a9993f7f543f371c7d2
2165ddcaab34b0a5bc6db5ed3af320d6
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829916584738816