O marketing esportivo no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12497 |
Resumo: | Este trabalho busca mostrar as questões referentes ao marketing esportivo, sobretudo no Bra-sil. A partir de uma pesquisa bibliográfica de trabalhos que tratam do marketing esportivo no portal de periódicos da CAPES, são discutidos as características e os benefícios do marketing no ramo esportivo. Destacou-se, neste trabalho, o patrocínio como ferramenta de marketing como estratégia de divulgação de uma marca e como instrumento de estabilidade não só de empresas ou organizações no mercado, como também das próprias equipes patrocinadas. Evi-denciou-se uma significativa distância entre as iniciativas brasileiras com as de outros países, notadamente os Estados Unidos. |
id |
UCB-2_7e3cea2f8ee8bcca1228e2a34cef83f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/12497 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Ferneda, EdilsonRodrigues, Henrique Costa2019-10-30T11:51:15Z2019-10-242019-10-30T11:51:15Z2018RODRIGUES, Henrique Costa. O marketing esportivo no Brasil. 2018. 25 f. Artigo (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12497Este trabalho busca mostrar as questões referentes ao marketing esportivo, sobretudo no Bra-sil. A partir de uma pesquisa bibliográfica de trabalhos que tratam do marketing esportivo no portal de periódicos da CAPES, são discutidos as características e os benefícios do marketing no ramo esportivo. Destacou-se, neste trabalho, o patrocínio como ferramenta de marketing como estratégia de divulgação de uma marca e como instrumento de estabilidade não só de empresas ou organizações no mercado, como também das próprias equipes patrocinadas. Evi-denciou-se uma significativa distância entre as iniciativas brasileiras com as de outros países, notadamente os Estados Unidos.This work seeks to show the issues related to sports marketing, especially in Brazil. From a bibliographical research of works that deal with sports marketing in the CAPES journal por-tal, the characteristics and benefits of sports marketing are discussed. It was highlighted, in this work, the sponsorship as a marketing tool as a strategy for the dissemination of a brand and as an instrument of stability not only of companies or organizations in the market, but also of the sponsored teams themselves. There was a significant gap between the Brazilian initiatives with those of other countries, notably the United States.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-10-24T19:19:46Z No. of bitstreams: 1 HenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf: 1019548 bytes, checksum: 2165ddcaab34b0a5bc6db5ed3af320d6 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-10-30T11:51:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf: 1019548 bytes, checksum: 2165ddcaab34b0a5bc6db5ed3af320d6 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-30T11:51:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf: 1019548 bytes, checksum: 2165ddcaab34b0a5bc6db5ed3af320d6 (MD5) Previous issue date: 2018porUniversidade Católica de BrasíliaAdministração (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministraçãoMarketing esportivoO marketing esportivo no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTHenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf.txtHenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf.txtExtracted texttext/plain32030https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12497/3/HenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf.txtec9b3e02ee020a9993f7f543f371c7d2MD53ORIGINALHenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdfHenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdfArtigoapplication/pdf1019548https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12497/1/HenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf2165ddcaab34b0a5bc6db5ed3af320d6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12497/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/124972020-06-09 03:47:18.251TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhbnRlIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O marketing esportivo no Brasil |
title |
O marketing esportivo no Brasil |
spellingShingle |
O marketing esportivo no Brasil Rodrigues, Henrique Costa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Administração Marketing esportivo |
title_short |
O marketing esportivo no Brasil |
title_full |
O marketing esportivo no Brasil |
title_fullStr |
O marketing esportivo no Brasil |
title_full_unstemmed |
O marketing esportivo no Brasil |
title_sort |
O marketing esportivo no Brasil |
author |
Rodrigues, Henrique Costa |
author_facet |
Rodrigues, Henrique Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferneda, Edilson |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Henrique Costa |
contributor_str_mv |
Ferneda, Edilson |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Administração Marketing esportivo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Marketing esportivo |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este trabalho busca mostrar as questões referentes ao marketing esportivo, sobretudo no Bra-sil. A partir de uma pesquisa bibliográfica de trabalhos que tratam do marketing esportivo no portal de periódicos da CAPES, são discutidos as características e os benefícios do marketing no ramo esportivo. Destacou-se, neste trabalho, o patrocínio como ferramenta de marketing como estratégia de divulgação de uma marca e como instrumento de estabilidade não só de empresas ou organizações no mercado, como também das próprias equipes patrocinadas. Evi-denciou-se uma significativa distância entre as iniciativas brasileiras com as de outros países, notadamente os Estados Unidos. This work seeks to show the issues related to sports marketing, especially in Brazil. From a bibliographical research of works that deal with sports marketing in the CAPES journal por-tal, the characteristics and benefits of sports marketing are discussed. It was highlighted, in this work, the sponsorship as a marketing tool as a strategy for the dissemination of a brand and as an instrument of stability not only of companies or organizations in the market, but also of the sponsored teams themselves. There was a significant gap between the Brazilian initiatives with those of other countries, notably the United States. |
description |
Este trabalho busca mostrar as questões referentes ao marketing esportivo, sobretudo no Bra-sil. A partir de uma pesquisa bibliográfica de trabalhos que tratam do marketing esportivo no portal de periódicos da CAPES, são discutidos as características e os benefícios do marketing no ramo esportivo. Destacou-se, neste trabalho, o patrocínio como ferramenta de marketing como estratégia de divulgação de uma marca e como instrumento de estabilidade não só de empresas ou organizações no mercado, como também das próprias equipes patrocinadas. Evi-denciou-se uma significativa distância entre as iniciativas brasileiras com as de outros países, notadamente os Estados Unidos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-30T11:51:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-24 2019-10-30T11:51:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Henrique Costa. O marketing esportivo no Brasil. 2018. 25 f. Artigo (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12497 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Henrique Costa. O marketing esportivo no Brasil. 2018. 25 f. Artigo (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Administração (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades, Negócios e Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12497/3/HenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12497/1/HenriqueCostaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12497/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ec9b3e02ee020a9993f7f543f371c7d2 2165ddcaab34b0a5bc6db5ed3af320d6 4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829916584738816 |