É do Brasil... análise das publicações nacionais entre os anos de 2000 e 2021 sobre marketing esportivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33328 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_ae4e708a2bcb91b5c4de0880d777156b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/33328 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
É do Brasil... análise das publicações nacionais entre os anos de 2000 e 2021 sobre marketing esportivoMarketing esportivoEsportesEstudo bibliométricoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente artigo teve como objetivo principal identificar o perfil da produção acadêmica das publicações brasileiras sobre marketing esportivo publicados nas bases de dados da Spell, EBSCO, SciELO, Scopus e Web of Science durante o período de 2000 a 2021. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico que teve como foco mapear estudos sobre marketing esportivo no Brasil. Foi possível realizar um levantamento dos dados referentes ao período com maior quantidade de publicações; relacionar os docentes e as universidades que pesquisam sobre a temática; os métodos de pesquisa utilizados; os artigos mais citados e propor uma agenda de pesquisas futura sobre o tema. Pode-se concluir que há um número baixo de publicações nacionais sobre marketing esportivo e que geralmente indicam abordagens primárias e revisões sistemáticas ou bibliometrias. Outra conclusão apontada foi o número de publicações entre os anos de 2013 e 2018, respectivamente representam 66% das publicações do período do estudo, o que pode ter sido motivado pela Copa do Mundo de Futebol no Brasil realizada no ano de 2014 e os Jogos Olímpicos realizados no Rio de Janeiro no ano de 2016. Além disso, entre os anos de 2020 e 2021 representou 18,8% nas publicações sobre o tema, podendo ser uma consequência do novo comportamento do consumidor esportivo durante as medidas de isolamento da pandemia de Covid-19. Foi identificada também uma homogeneidade de pesquisas relacionadas ao futebol e aos clubes de futebol, faltando então, uma abrangência em outras esportes.Universidade Federal de UberlândiaBrasilAdministraçãoSilva, Jussara Goulart dahttp://lattes.cnpq.br/2105942822043040Borges, Alexhttp://lattes.cnpq.br/3169726160487491Prado, Rejanehttp://lattes.cnpq.br/3932595497052980Cavalcanti, Bruno Pires2021-11-11T16:02:12Z2021-11-11T16:02:12Z2021-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCAVALCANTI, Bruno Pires. É do Brasil... análise das publicações nacionais entre os anos de 2000 e 2021 sobre marketing esportivo. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-11-12T06:36:04Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33328Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-11-12T06:36:04Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
É do Brasil... análise das publicações nacionais entre os anos de 2000 e 2021 sobre marketing esportivo |
title |
É do Brasil... análise das publicações nacionais entre os anos de 2000 e 2021 sobre marketing esportivo |
spellingShingle |
É do Brasil... análise das publicações nacionais entre os anos de 2000 e 2021 sobre marketing esportivo Cavalcanti, Bruno Pires Marketing esportivo Esportes Estudo bibliométrico CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
É do Brasil... análise das publicações nacionais entre os anos de 2000 e 2021 sobre marketing esportivo |
title_full |
É do Brasil... análise das publicações nacionais entre os anos de 2000 e 2021 sobre marketing esportivo |
title_fullStr |
É do Brasil... análise das publicações nacionais entre os anos de 2000 e 2021 sobre marketing esportivo |
title_full_unstemmed |
É do Brasil... análise das publicações nacionais entre os anos de 2000 e 2021 sobre marketing esportivo |
title_sort |
É do Brasil... análise das publicações nacionais entre os anos de 2000 e 2021 sobre marketing esportivo |
author |
Cavalcanti, Bruno Pires |
author_facet |
Cavalcanti, Bruno Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Jussara Goulart da http://lattes.cnpq.br/2105942822043040 Borges, Alex http://lattes.cnpq.br/3169726160487491 Prado, Rejane http://lattes.cnpq.br/3932595497052980 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcanti, Bruno Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing esportivo Esportes Estudo bibliométrico CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Marketing esportivo Esportes Estudo bibliométrico CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-11T16:02:12Z 2021-11-11T16:02:12Z 2021-11-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAVALCANTI, Bruno Pires. É do Brasil... análise das publicações nacionais entre os anos de 2000 e 2021 sobre marketing esportivo. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33328 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTI, Bruno Pires. É do Brasil... análise das publicações nacionais entre os anos de 2000 e 2021 sobre marketing esportivo. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711571699892224 |